Cine Drive-in Brasília: O último da espécie no Brasil

Inaugurado em 25 de agosto de 1973, quando o cinema drive-in virou moda e tomou conta das capitais brasileiras, o Cine Drive-in de Brasília é o último remanescente dessa época; ainda em funcionamento no Brasil. Desde a sua inauguração em 1973, este patrimônio lúdico e aconchegante, também possui a maior tela de projeção cinematográfica do país, com 312 m²! Com capacidade para 500 carros, o Cine Drive-in pode acomodar até 2,5 mil pessoas.

No local não existem lanchonetes sofisticadas, incentivando o espectador a levar o seu próprio snack. Mas, para aqueles que decidiram de última hora, há apenas uma lanchonete no local, que conta com pipoca, refri e cachorro quente. Quando os frequentadores querem fazer seu pedido acendem o farol do veículo e um atendente vai até o carro receber os pedidos. Ah, e claro, o local dispõe de sanitários. No caso de qualquer emergência, o frequentador liga o pisca alerta.

Todas as “leis” de lá são explicadas na entrada do Cine Drive-in, ainda na bilheteria. A proprietária do cinema, a nutricionista Marta Fagundes, de 52 anos, coordena uma equipe de oito pessoas entre seguranças, cozinheiros e bilheteiros. Ela conta o passado de fama do local, mas que hoje em dia, não deixa a desejar em nada.

Marta Fagundes é dona do Cine Drive-in há muitos anos e seu próximo investimento no cinema é um projeto digital
Os espectadores podem escolher como irão assistir ao seu filme. E, normalmente há possibilidade de fazer uma “sessão corrida”, dado que em um dia são transmitidos até três filmes, normalmente novos (fora do circuito comercial), em sua maioria, voltados para a família. Portanto, fique tranquilo, o lugar remete ao passado, mas os filmes estão sempre atuais. Eu, por exemplo, adoro assistir ao meu filminho regada a refri e pipoquinha, com os pés no para-brisas do carro. (confesso que já fui vestindo pijamas) Fica claro que quase tudo é permitido, para os que gostam da pegação, o estacionamento mais indicado é o do fundão, já para os que querem ver o filme de boas, a primeira fila é mais convidativa. Você decide. 🙂


A proprietária Marta conta que quer que o cine seja um espaço para a família de forma cultural. O espectador pode ficar à vontade e fazer o que quiser.

Namorar é bom e não é proibido, mas não é essa nossa intenção. Tanto que não passamos, filmes eróticos. Exibimos aqui comédias românticas, filmes de ação, drama, animações e romance.

Além disso, você, espectador e frequentador, pode optar por levar cadeiras, esteiras, travesseiros… e mais, seu cachorro, seu papagaio, seu gato… além de ser permitido fumar, falar ao celular e conversar. Resumindo, dentro da lei, tudo é permitido! Para ouvir ao filme, projetado no telão, você simplesmente sintoniza a rádio na FM (88,7) indicada e pronto! Pode ouvir altão ou baixinho, cabe a você decidir.

Diariamente o Cine Drive-in recebe cerca de 200 espectadores e para se manter recebe um auxílio do Ministério da Cultura para complementação de renda. Particularmente, eu super indico o lugar para casais que gostam de um programa diferente, e para quem tem uma família grande, assim todos podem ficar mais juntinhos para ver ao filme. Além do filme, de quebra temos a vista privilegiada do Estádio Nacional Mané Garrincha, o que deixa o lugar ainda mais charmoso.

Resultado de imagem para cine drive-in df

im3

O Cine Drive-in fica no Plano Piloto, atrás do ginásio Nilson Nelson, ao lado do Estádio Nacional de Brasília, dentro do Autódromo Nelson Piquet e próximo ao Eixo Monumental, área central da capital federal.

No site do Cine Drive-in você encontra os filmes em cartaz, os quais são exibidos diariamente, com a primeira sessão às 18h e a última às 22h. Adoro quando posso ver aos 3 filmes. Nesta semana estão sendo exibidos (de 02 a 08 de março):

Moana (18:30h) – Dub;
Estrelas Além do Tempo (20:30h) – Leg;
Cinquenta Tons Mais Escuros (22:30h) – Leg.

Só de escrever a esta publicação, já estou programando a minha próxima ida ao Cine Drive-in, pois uma das coisas mais importantes que ainda não mencionei é o preço:

Inteira: varia de 24 a 26 reais;
Meia:
de 12 a 13 reais.
Dependendo do dia da semana.

Acho um preço justo, comparado aos preços dos cinemas que não estão cabendo em meu bolso.

Por hoje é isso, e vocês conhecem o Cine Drive-In de Brasília? Não deixe de conferir ao último cine drive-in do país, antes que este deixe de existir. Ah! Não poderia deixar de citar, o cinema também é tema de um longa-metragem produzido pelo diretor Ibere Carvalho. Confira abaixo:

Resultado de imagem para cine drive-in df

the author

Paulista, morando em Brasília. Tenho 30 com cara de 29. Apaixonada por filmes, séries, livros, rock e animais fofinhos.