CRÍTICA – Chamados (2017, F. Javier Gutierrez)

Vamos recapitular (brevemente, claro): O Chamado (2002)

Neste longa inspirado em Ringu (Japão, 1998), a repórter Rachel Keller (Naomi Watts) decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha e encontra a “famosa” fita VHS; após assistir, o telefone toca e avisa que restam 7 dias. Coisas bizarras começam a acontecer com a personagem e ela corre contra o tempo para descobrir de onde veio a fita, quem a produziu e o motivo de ela matar as pessoas que a assistem.

Missão do filme: Apresentar a lenda urbana – Objetivo concluído com sucesso!

ALERTA DE SPOILER!

Ao final de O Chamado, Rachel encontra o corpo de Samara (Daveigh Chase) e providencia seu funeral. #RIPSamara #BFF.

MAS, ela volta a fazer vítimas! (Samara má!).

.

Resuminho de O Chamado 2 (2005)

She is back! Samara está volta!

Rachel, junto com seu filho Aidan (David Dorfman) se mudam para uma cidadezinha litorânea para se verem livres de Samara, porém descobrem que o espírito continua a tocar o terror através da fita, e que está à procura de Aidan. Enfim, neste longa descobrimos mais sobre o passado de Samara.

Imagem relacionada

ALERTA DE SPOILER!

O detalhe mais importante é que neste filme conhecemos Evelyn, a mãe biológica de Samara e que Evelyn tentou matá-la ainda bebê: tome nota!

Ao final, Rachel consegue aprisionar Samara de uma vez por todas dentro do poço e assim, Rachel e Aidan têm certeza de que Samara não voltará mais.

.

Bom, enfim vamos para Chamados (2017)

Resultado de imagem para CHAMADOS

Doze anos após o último filme, a boa e velha VHS ainda está lá! firme e forte! E desta vez um professor de biologia, Gabriel Brown interpretado por Johnny Galecki (o Leonard de The Big Bang Theory), “conhece” Samara e decide estudar o ciclo “assista-seja atormentado por 7 dias-morra” para ajudá-lo a provar a existência da alma imortal; e para tal, convence seus alunos a serem cobaias. O “clubinho do horror” é bem fraco e sem qualquer impacto ao enredo, mas ver Galecki interpretar outro personagem que não seja o nerd de The Big Bang Theory: salva o clubinho.

Resultado de imagem para CHAMADOS+Johnny Galecki

Julia (Matilda Lutz) descobre que seu namorado, Holt (Alex Roe), é um dos cobaias de Gabriel e voluntariamente assiste ao vídeo amaldiçoado para poupar Holt e trazer a maldição para si, e é aí que começam as inovações do novo longa: Samara tem planos especiais para a voluntária.

A partir desse ponto, começa a corrida contra o tempo para descobrir o que aconteceu com Samara e o que de fato ela quer. Nessa parte você pensa: “Ok, já conhecemos o passado de Samara“. Aí que você se engana caro leitor, a partir daí o diretor F. Javier Gutierrez decide mudar o passado da nossa querida assombração de fitas VHS e moradora de poço abandonado!

Resultado de imagem para CHAMADOS+Johnny Galecki

Conhecemos uma nova história de Evelyn (lembra de O Chamado 2? Delete! O diretor deve ter ignorado completamente); conhecemos também o pai de Samara (e o que ele fez com mãe e filha). Confesso que fiquei animado quando vi que Vicent D’Onofrio fazia parte do elenco de Chamados, afinal o ator fez um belo trabalho em Demolidor (Netflix) e tem um longo histórico no cinema. MAS, uma andorinha só, não faz verão.

“Isto faz eu me sentir sozinho”

.

Para um filme classificado como Drama/Thriller, Chamados consegue pouco envolvimento com os personagens, talvez a falta de experiência dos jovens protagonistas contribuam para a falta de carisma; por outro lado a experiência de Vicent D’Onofrio tenha sido mal aproveitada devido ao seu pouco tempo de tela no longa.

Resultado de imagem para CHAMADOS+Johnny Galecki

A fotografia é um ponto positivo, com tons cinzas e uma cidade praticamente de idosos, o filme encontra o ar sombrio na maioria dos cenários; já no quesito sustos, bom, fica bem difícil quando uma franquia parece caminhar para o fim. Mesmo com sustos já esperados e pouca tensão, Chamados apresenta algumas cenas de destaque, como é o caso da tumba de Samara e do quarto de Evelyn (o primeiro é no mínimo angustiante).

Resultado de imagem para CHAMADOS

No fim, ao compreendermos finalmente o caminho que a alma da sofrida Samara precisava percorrer para encontrar seu tão sonhado descanso eterno, o diretor F. Javier Gutierrez ao tentar “ressuscitar” a franquia americana para atender mais ao estúdio, que aos fãs; falha lamentavelmente estragando de vez a história de Samara. Com isso, a única certeza é: Sadako – a alma amaldiçoada do original Ringu – deve estar se contorcendo de pena no Japão por causa da prima “motherfucker” ocidental.

Preparem-se Samara virou spam! E pode ser que em O Chamado 5 ela vire uma YouTuber!

Confira o trailer:

.

Avaliação: Ruim

Ruim.png

Ah! E o final me deixou bem puto. E você, assistiu ao novo filme da Samara? Conte-nos o que achou, deixe-nos seu comentário e não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais:

FacebookInstagramPinterestTwitter

the author

Um carioca nerd de alma e coração. Cinéfilo, viciado em livros e que chama seu Xbox One de Wilson (entendedores entenderão).