CRÍTICA – Homem-Aranha: De Volta Ao Lar (2017, Jon Watts)

Homem-Aranha: De Volta Ao Lar é o mais novo reboot da saga de Peter Parker, agora como parte do Universo Cinemático Marvel. A direção é de Jon Watts e é estrelado por Tom Holland, Michael Keaton, Robert Downey Jr., Zendaya e Marisa Tomei. A trama se passa pouco após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, e agora Peter precisa aprender a conciliar sua vida adolescente com as pressões e responsabilidades de ser um super herói.

Tom Holland é um excelente Homem-Aranha, transitando bem entre seus dramas adolescentes e a constante descoberta de suas habilidades e o que significa ser um herói. E potencialidades oferecidas pela roupa criada por Stark. Seu físico e aparência são de um adolescente e fazem sentido com a idade de Peter no filme, e o mesmo se aplica a todo o elenco juvenil. 

O longa apresenta uma estratégia narrativa interessante no prólogo para se localizar temporalmente na participação do Cabeça de Teia na Guerra Civil, e construir a premissa inicial da trama de De Volta Ao Lar. Peter teve um vislumbre de um futuro real como super herói, e agora quer fazer a diferença no mundo, e tem dificuldades em retornar a sua vida mundana, lidando com problemas de menor escala. Essa premissa funciona muito bem para construir a personalidade heroica de Peter sem precisar fazer da narrativa já batida de sua origem. Ponto muito positivo para o filme.

Homem-Aranha: De Volta Ao Lar é claramente inserido no MCU, desde o seu aspecto visual, com cores vibrantes e cenas de ação com muitos cortes e edições, assim como no aspecto narrativo, com muitas inferências aos Vingadores e outros heróis do universo.

Se você, assim como eu, temia que a presença do Homem de Ferro seria dominante no longa, tenho boas notícias: as aparições de Downey Jr. são pontuais e espaçadas, apenas como apoio para o arco de Peter. Sua presença é muito sentida no segmento em que Peter descobre as funcionalidades de seu uniforme, já que a roupa tecnológica criada por Stark tem aspectos próximos a armadura do Homem de Ferro. A alta frequência com que as referências ao MCU ocorrem é chata, mas não deve incomodar todo mundo.

Imagem relacionada

Michael Keaton faz um bom trabalho, mas é mal aproveitado, como Abutre. Apesar do plano do vilão ser concreto e proporcional a narrativa em termos de grandiosidade, suas motivações – e principalmente sua personalidade – são superficiais e mal trabalhadas. Entendemos o que o Abutre quer conseguir e por que, mas o seu arco deixa lacunas em relação a atitudes que ele toma ao longo da trama.

A trilha sonora é genérica e não agrega aos momentos emotivos e pessoais do longa. Faz falta um pulso mais forte nos temas musicais, assim como uma direção mais criativa. O filme perde ritmo no segundo ato, primariamente por muitas cenas de ação pouco expressivas, sem sequências memoráveis como outras versões do teioso no cinema.

A comédia do filme é inconsistente. Enquanto o humor físico e situacional de Tom Holland funcionam bem, assim como a sua dinâmica com Ned (Jacob Batalon), que rende alguns dos momentos mais engraçados. Por outro lado,  a personagem de Zendaya se apoia em one liners que perdem muito foco pois o filme não passa qualquer tempo com Michelle, e não sabemos nada sobre ela ou porque age e fala dessa maneira. Sua personalidade unidimensional é usada até a exaustão e se torna irritante. Fica claro que ela terá mais espaço em possíveis continuações, mas aqui, deixa a desejar. Dois momentos com piadinhas bobas sobre a tia May também são desnecessários, mas não comprometem.

ÚTILIDADE PÚBLICA:

Homem-Aranha: De Volta Ao Lar possui DUAS cenas pós créditos, sendo a última a melhor já entregue pela Marvel! Vale a pena ficar até o final!

Homem-Aranha: De volta Ao Lar é uma história cativante e convincente sobre os dramas adolescentes de Peter Parker e as dores de crescimento de se tornar um super herói a sombra dos Vingadores. É divertido, bem montado e não se arrisca muito, o que evita grandes erros. Um filme seguro.

Avaliação: Bom

Confira abaixo o trailer do filme:

Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega aos cinemas nessa quinta-feira! Não perca e garanta já o seu ingresso nos cinemas por todo o Brasil! E lembre-se de seguir o site nas principais redes sociais:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

the author

Graduada em Antropologia pela Universidade de Brasília e mestra em Cinema e TV pela University of East Anglia, Reino Unido. Atualmente trabalha com produção, filmagem e edição de vídeos. Ama a Viola Davis e batatas de sal e vinagre.