CRÍTICA – O Segredo dos Seus Olhos (2009, Juan José Campanella)

O Segredo Dos Seus Olhos é um filme espanhol e argentino dirigido por Juan José Campanella, tem um elenco composto por Ricardo DarínSoledad VillamilGuilhermo FrancellaPablo RagoJavier Godino e Carla Quevedo.

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) é um ex-oficial de justiça que está escrevendo um romance sobre o caso do brutal assassinato de Liliana Colotto (Carla Quevedo), investigado na década de 70, durante a ditadura Argentina. Na época, o protagonista contou com a ajuda de seu fiel amigo Pablo Sandoval (Guilermo Francella) e de sua chefe Irene Hastings (Soledad Villamil).

Com base investigativa, O Segredo dos Seus Olhos pode ser considerado a primeiro momento como uma obra policial. Mas no desenrolar da história, ele subverte o gênero ao não focar em tiroteios e perseguições alucinadas, mergulhando em um drama complexo que liga intimamente o desenvolvimento dos personagens com a evolução do mistério.

A história é contada em duas linhas temporais com uma precisão absurda sem quebrar o ritmo. O passado responde dúvidas que surgem no presente e o tempo atual resolve as pendências remanescentes.

A direção de arte enriquece a narrativa ao trabalhar as cores de forma inteligente. Se no presente temos cores mais brandas, enfatizando que ali é a hora de procurar esclarecimentos. Nos flashbacks predominam cores mais quentes que alertam para o calor e a dramaticidade da situação. Os tons avermelhados se destacam quase como marcas de sangue do crime cometido naquele período.

O uso do plano detalhe tem importância vital para a trama pois mostra o significado imagético do título da obra. Os olhos contam a verdade que a pessoa quer esconder. Revelam a intenção e a verdadeira natureza do indivíduo.

Em uma cena particular, Irene Hastings aborda um suspeito com uma tática extremamente arriscada e a câmera fica transitando entre os planos americano, primeiro e o primeiríssimo com o intuito de gerar tensão necessária e mostrar os sentimentos implícitos.

Todo o elenco está muito bem, mas Villamil entrega uma atuação arrebatadora, mostrando muito bem toda a força e paixão que sua personagem possui. Já no presente, ela consegue trazer essas características de volta, mas dessa vez somadas aos anos de experiência que adquiriu. A parceria com Darín é perfeita, ela compreende os sentimentos dele muitas vezes sem precisar ouvir uma palavra.

O intérprete de Esposito é conhecido mundialmente pelos seus trabalhos em Nove RainhasO Filho da NoivaRelatos Selvagens e outros no cinema latino-americano. E aqui ele prova mais uma vez o porquê desse reconhecimento, trazendo um personagem cheio de sentimentos, mas que por causa das circunstâncias teve que reprimir sua felicidade por 25 anos.

Quando você pensa que não pode ficar melhor, o longa vem e dá um tapa na sua cara com um plano sequência magistral dentro de um estádio futebol lotado. A cena de 5 minutos é repleta de caos formado pela gritaria e massa de pessoas apaixonadas pelo esporte. A câmera vai acompanhando os envolvidos e quando as coisas ficam mais agitadas, ela fica instável deixando tudo mais frenético. A soma de tudo isso é um nível de tensão muito grande.

O maior problema perceptível é a maquiagem usada para envelhecer os atores na trama. As marcas da idade que tentaram criar ficaram bastante artificiais, o que pode causar um estranhamento no espectador.

O Segredo Dos Seus Olhos não é apenas um grande filme, mas também uma denúncia à impunidade e ao sistema de justiça que, infelizmente, é facilmente corruptível. O vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010 é atemporal e encanta todos com sua sutileza e atenção nos mínimos detalhes.

Avaliação: Ótimo

O filme está disponível na Netflix. Assista ao trailer:

E você, já assistiu O Segredo dos Seus Olhos? Deixe-nos seu comentário com a sua opinião e lembre-se também de nos acompanhar nas redes sociais para saber todas as novidades das suas séries favoritos:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

the author

Amante de cinema, séries e quase todo tipo de literatura. Nas horas vagas é publicitário, porque não passou em calculo quando cursava matemática.