Crítica – Vida (2017,  Daniel Espinosa)

Vida (Life) é o novo longa de Daniel Espinosa (Protegendo o Inimigo e Crimes Ocultos) e tem um elenco de estrelas como Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson, Hiroyuki Sanada e Ryan Reynolds. Numa estação espacial internacional, um grupo de astronautas consegue encontrar a prova definitiva de vida em Marte.

Resultado de imagem para vida 2017

As comparações com Alien são inevitáveis. O clima de suspense é bem construído e a tensão é latente. O filme sabe explorar bem esses aspectos e conta com uma excelente trilha sonora e jogos de câmera e iluminação interessantes para manter o espectador alerta, envolvido com o medo vivido por seus personagens. Vida abusa de cenas expositivas e não apresenta muita originalidade em sua premissa. Porém é bem sucedido ao trabalhar os sentimentos de isolamento e melancolia que envolvem uma missão espacial. O tema é central para o personagem David (Gyllhenhaal) que possui o recorde de dias consecutivos no espaço e não parece querer voltar.

Infelizmente não há muito espaço para arcos muito complexos aqui, Vida se utiliza de estratégias pouco criativas de criar identificação com os astronautas, como expor conversas entre eles ou em vídeo com familiares. Eles não possuem personalidades muito bem definidas, um ponto negativo do roteiro. Porém, o elenco bem diverso possui uma química prazerosa de assistir. Os efeitos visuais são incríveis e junto com a fotografia criativa oferecem uma experiência sensorial de uma estação espacial, assim como da interação dos astronautas com Calvin, o marciano. As cenas mais violentas são gráficas e incomodam por seu realismo perturbador.

De forma geral o filme se apoia muito em seu elenco para estabelecer o seu tema central, porém não desenvolve bem seus personagens. Não, esse não é apenas um filme sobre um alienígena. É um filme sobre significados, escolhas e consequências. Por conta dessa carga metafórica, o ritmo pode não agradar a todos. Mas o longa flui bem e apresenta bom equilíbrio entre suspense e drama.

Avaliação: Bom

Confira abaixo o trailer:

E aí, animado para conferir essa estreia? Se já assistiu, deixe-nos seu comentário e não se esqueça de nos acompanhar nas principais redes sociais para ficar por dentro dos principais lançamentos cinematográficos!

Facebook  –  Twitter  –  Instagram  –  Pinterest

the author

Graduada em Antropologia pela Universidade de Brasília e mestra em Cinema e TV pela University of East Anglia, Reino Unido. Atualmente trabalha com produção, filmagem e edição de vídeos. Ama a Viola Davis e batatas de sal e vinagre.