Filmes Nacionais: 5 filmes que merecem sua atenção

No Natal prometi uma lista de filmes nacionais que valem a pena assistir; e como sou meio Lannister e um Lannister sempre paga suas dívidas; e promessa de ano novo tem que ser cumprida, segue aqui meus 5 filmes nacionais favoritos. E garanto que você vai passar a admirar o cinema nacional tanto quanto eu.

5º Tropa de Elite (2007)

tropa imag

Em quinto lugar coloquei o filme Tropa de Elite, lançado nacionalmente em 12 de outubro de 2007. É um filme de ação, no melhor estilo policial. Foi dirigido por José Padilha, que também escreveu seu roteiro, com Braulio Mantovani e Rodrigo Pimentel, e produziu com Marcos PradoSeu enredo tem como tema principal a violência urbana na cidade do Rio de Janeiro, no qual é representado por uma “guerra civil” entre as polícias do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), contra os traficantes de drogas das favelas do Rio de Janeiro.

Este filme gerou grande discussão na mídia devido as formas de tortura utilizadas pelos policiais para conseguir informações dos traficantes. Destaque para o protagonista Capitão Nascimento, interpretado pelo nosso querido Wagner Moura.

O filme recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008.

Nota no Imdb: 8,1. Disponível na Netflix.

gif tropa

.

4º A Hora da Estrela (1985)

hr estrela imag

Em quarto lugar, A Hora da Estrela, baseado no romance de Clarisse Lispector, é um filme no estilo drama; dirigido por Suzana Amaral. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Quando li o livro me deparei com uma literatura envolvente, nada cansativa; e então procurei saber do filme, que manteve as características do livro e entrou para esta lista.

clarisse

O filme conta a estória de Macabéa, interpretada por Marcélia Cartaxo, uma nordestina de dezenove anos, órfã, criada por sua tia. Mudou-se para São Paulo para datilografar, e então, vai morar numa pensão, conquistando uma vida cotidiana pacata e indiferente. Com o passar do tempo, Macabéa conhece Olímpico de Jesus (José Dumont) e começam a namorar. No entanto, Olímpico troca Macabéa por Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, interpretada pela incrível Fernanda Montenegro; rouba o namorado de Macabéa. Assim como no livro, o filme tem seu desfecho meio inusitado, tornando-se contraditório, porém com muita emoção.

hr estrela

Sua nota no Imdb é 7,4 e você pode encontrá-lo na íntegra no Youtube.

.

3º Que Horas Ela Volta? (2015)

Em terceiro lugar temos Que Horas Ela Volta?, do gênero drama, escrito e dirigido por Anna Muylaert. Lançado em 27 de agosto de 2015 nos cinemas nacionais, e anteriormente no Sundance Film Festival, em Utah, nos Estados Unidos. O longa brasileiro estreou nos cinemas de sete países europeus, antes de chegar ao Brasil. Em dezembro de 2015, foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pela organização norte-americana, National Board of Review. No mesmo mês foi eleito o melhor filme do ano e entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O filme retrata a vida de Val, interpretada por Regina Casé, uma pernambucana que busca uma vida melhor em São Paulo, deixando para trás sua filha, Jéssica (Camila Márdila), criada por seu avô. Em São Paulo, Val encontra um emprego como babá, e por fim, empregada doméstica em uma casa de família de classe alta, no qual passa a cuidar do filho de seus patrões, Fabinho (Michel Joelsas).

Já com estabilidade financeira, treze anos se passaram e Val sente culpa por ter deixado para trás Jéssica. No entanto, eis que sua filha decide ir a São Paulo para fazer vestibular, na mesma época que o filho do casal. Neste momento reencontra com sua mãe, e uma série de paradigmas das disparidades entre classes sociais é confrontado.

ela volta

Sua nota no Imdb é 7,9 e você pode assisti-lo completo no Youtube.

.

2º Cidade de Deus (2002)

cidade

Não menos importante que o primeiro lugar, em segundo lugar classifiquei, o já clássico, Cidade de Deus. Filme no melhor estilo ação, lançado nacionalmente em 30 de agosto de 2002. produzido por O2 Filmes, Globo Filmes e Videofilmes e distribuído por Lumière Brasil. É uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome, escrito por Paulo Lins. Foi dirigido por Fernando Meirelles, co-dirigido por Kátia Lund e estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva e Seu Jorge.
Sendo um dos filmes mais importantes para a história cinematográfica brasileira, Cidade de Deus foi exaltado e enaltecido pela crítica. Este filme, marcou a valorização da cinematografia brasileira, acumulando um público total de 3.307.746 espectadores. Mudou o paradigma do cinema brasileiro ao ser o único até agora a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

cidade god

O filme Cidade de Deus, retrata o crescimento do crime organizado na favela de mesmo nome, que começou a ser construída nos anos 1960, tornando-se um dos lugares mais violentos do Rio de Janeiro no começo dos anos 1980. O filme narra a vida de diferentes personagens e eventos que se entrelaçam no decorrer da trama, do ponto de vista do narrador, Buscapé, um menino que cresceu em um ambiente muito violento, porém, encontra chances de não ser fisgado pela vida do crime.
Este filme possui nota no Imdb de 8,7 e pode ser encontrado em HD, também no Youtube.

.

1º O Homem do Futuro (2011)

wagner

Em primeiríssimo lugar, coloquei um filme divertido e diferente dos padrões nacionais. Sem problemas sociais e violência, elegi o nosso “Back to the Future”. O Homem do Futuro é um filme de ficção científica e comédia romântica, lançado nos cinemas em 2 de setembro de 2011, pela Globo Filmes, com direção de Cláudio Torres, protagonizado pelo (incrível) Wagner Moura e Alinne Moraes.

wag aline

O filme possui em seu enredo a história de “Zero”/João (Wagner Moura) um físico brilhante mas que passa os dias meditando sobre a fatídica noite de 20 anos atrás, onde publicamente foi humilhado em uma festa de faculdade por sua namorada (bem no estilo Carrie). Já em 2011, mesmo dirigindo um dos maiores projetos científicos no Brasil, suas excentricidades e manias, o deixam à beira de ser demitido por sua colega de faculdade e patrocinadora atual, Sandra (Maria Luiza Mendonça). Auxiliado pelo melhor amigo – e colega cientista – Otávio (Fernando Ceylão), João coloca em prática sua máquina inacabada, que para sua surpresa, a reação causada pela máquina prova que é capaz de abrir uma ponte para o passado, levando-o até o ano de 1991. Assim, João, vê a oportunidade de mudar os fatos passados, porém, percebe que nem tudo é tão fácil quanto parece, criando uma teia de idas e vindas e uma série de paradoxos indesejados.

abraça forte

Uma curiosidade que só deixa o filme ainda mais interessante: Wagner Moura regravou a canção “Creep” da banda britânica de rock alternativo Radiohead para compor a trilha sonora do filme.

distantes

Resumo: eu adorei! Worth it!

de tudo

Sua nota no Imdb é 7,1. (não concordo) Você pode assisti-lo na íntegra no Youtube.
Minha nota: 8,0.

Bom, então é isso. Espero que gostem das dicas e nos deixe o seu feedback. Se você gostou da lista compartilhe! e para saber todas as novidades do cinema nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest 

.

Curte cinema nacional? Não deixe de ler também:

CRÍTICA – DIVINAS DIVAS (2017, LEANDRA LEAL)

BINGO: O REI DAS MANHÃS | NOVO FILME NACIONAL CONTARÁ HISTÓRIA DO PALHAÇO BOZO

the author

Paulista, morando em Brasília. Tenho 30 com cara de 29. Apaixonada por filmes, séries, livros, rock e animais fofinhos.