INDICAÇÃO – O Iluminado (1980, Stanley Kubrick)

Olá galerinha, tudo bem?

Hoje eu resolvi falar um pouco de um dos meus filmes clássicos e favoritos: O Iluminado. Muito se ouve falar dele, porém não é todo mundo que já assistiu ou pretende assistir, pelo simples fato de ser um filme de “terror”. Mas não o vejo como um terror, o vejo como um “suspense psicológico”, o que o torna ainda mais aterrorizante por mexer até com o nosso psicológico.

Resumidamente, a história gira em torno da família Torrance. Durante um inverno, o escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com sua mulher Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso; Além de coisas muito estranhas acontecerem lá, seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.

O filme foi baseado no livro O Iluminado (The Shining, título original) de Stephen  King, e este é um dos motivos de haver tantas críticas sobre ele. Quando você lê livro e depois assiste ao filme – ou vice e versa, vê que as histórias são bem diferentes. Acho isso legal, pois pega o público de surpresa! Mas muitas pessoas não gostaram, inclusive o próprio King não gostou nem um pouco.

Resultado de imagem para torrance family the shining

Muitas pessoas acham a história sem sentido ou então justificam o fato de tudo acontecer devido a problemas mentais causados pelo isolamento total. Porém, no livro esses acontecimentos são mais explicados e é nítido que há “forças sobrenaturais” naquele hotel, devido a mortes e escândalos que aconteceram no passado.

Assista ao trailer e sinta um pouco da “tensão” do filme, rs:

Me desculpem, não achei o vídeo oficial com legenda :'(

No começo do vídeo, o dono do hotel conta a Jack Torrance a história que aconteceu há muitos anos com um caseiro que enlouqueceu por conta do isolamento e matou sua esposa e suas filhas… Jack afirma que aquilo não iria acontecer com ele. E o trailer mostra, por si só, um pouco do vem a seguir, rs.

Com certeza você já deve ter visto a cena mais famosa do filme, mesmo que sem entender…

Resultado de imagem para gif the shining

Quando eu fui buscar o vídeo do trailer, me deparei com um vídeo do Pandemônio TV que fala sobre teorias conspiratórias e curiosidades sobre o filme e o livro…. É bem interessante, vale a pena conferir! (Contém spoilers, de leve, mas contém).

Um ponto fraco do filme, ao meu ver, é que tem alguns elementos visuais que aparecem porém não são explicados no filme e ficam ali perdidos no meio das cenas… Só que se você ler o livro, vai entender o que supostamente seria tudo aquilo, rs.

Bom, O Iluminado é um ótimo filme e livro. Vale a pena assistir e ler este clássico do terror (o livro é mais que o filme, rs) e eu super recomendo os dois! ♥

Já assistiu ou leu o livro? Deixe-nos seu comentário. Ah! E não se esqueça de nos acompanhar nas principais redes sociais! Uma ótima semana! Até a próxima 😉

FacebookInstagramTwitterPinterest