Marvel Studios: A razão de não vermos uniformes clássicos no cinema

Infelizmente, os quadrinhos não são como a vida real e levar personagens de quadrinhos para a tela grande é um processo extremamente complicado, e para a Marvel, isso significou um redesenho de alguns personagens bastante icônicos. Os fãs de longa data saberão que acabaram com coisas como as asas de pena do elmo do Thor, a roupa amarela e vermelha do Visão e o maiô vermelho da Feiticeira Escarlate… bem, tudo, e eles fizeram isso por uma razão muito boa. Em resumo? Realismo.

.

Gavião Arqueiro (Hawkeye)

Se a Marvel Studios tivesse mantido o olhar original, teríamos um Clint Barton… não, ainda bem que não rolou o original para sorte do Jeremy Renner e nossa, claro. Chega a ser difícil dizer o que é pior: a roupa púrpura ou essa máscara. 

Podemos notar que em Capitão América: Guerra Civil, Jeremy Renner está um novo uniforme que presta homenagem ao seu olhar original dos quadrinhos, mas sem nos deixar todos loucos. O roxo definitivamente está lá, mas a máscara, felizmente, não. Confirmando a resposta de Renner quando subiu ao palco no painel MCU do Wizard World Chicago e um jovem fã otimista perguntou se ele ia usar uma máscara. Obviamente ele respondeu um categórico “não”. Obrigado Jeremy Renner.

.

Capitão América

Para ser justo, o traje original do Capitão América chegou sim a aparecer na tela grande, mas provavelmente na única maneira adequada possível. Basta lembrarmos que pouco em Capitão América: O Primeiro Vingador, Steve Rogers (Chris Evans) percorre o país com sua rotina de música e dança, tentando levantar o moral dos soldados e conquistar opinião pública em relação a guerra. Ok, seu traje não é uma versão perfeita do que ele usa nos quadrinhos, mas você pode perceber o que ele realmente pensa sobre isso; E claramente, ele odiava aquela vida, e não apenas porque ele tinha pequenas asas na cabeça. Embora isso certamente tenha pesado.

Ao invés de manter o icônico vermelho, branco e azul, optaram por algo um pouco mais sério. Faz sentido, porque ninguém o leva a sério se ele mantivesse sua versão quadrinhos. Chris Evans também estava ciente disso, dizendo a revista Empire:

Dado o fato de que seu traje é vermelho, branco, azul e é apertado, eles fizeram um ótimo trabalho ao refazê-lo com um olhar mais realista.”

De fato, nós fãs, concordamos com o Capitão! Além de ter um enorme closet cheio de trajes diferentes – no caso de você estar se perguntando, o favorito de Chris Evans é o stealth suit de Capitão América 2: O Soldado Invernal. Evans gostava tanto, que ele fez campanha para continuar usando, e obviamente nós também concordamos com ele sobre isso.

.

Thor

O traje do Thor (Chris Hemsworth) na tela até que permanece bastante fiel às suas raízes de quadrinhos e, desta vez, podemos aceitar isso. Ele não é apenas um humilde humano, afinal – ele é um ser antigo de outra dimensão, tão poderoso que pensamos que ele é um deus. Aceitamos que ele faz algumas… escolhas de moda questionáveis, como “usar as cortinas da sua mãe como capa”.

Quando você compara o elmo alado de Thor com o capacete de LokiHeimdall e Odin, ele de repente se torna o mais discreto. Mas, vamos encarar a realidade: ninguém parece badass quando eles está vestindo um elmo com asas.

Felizmente, porém, a Marvel não sujeitou Chris Hemsworth à constante indignidade de um elmo zoado, digo, alado; e estamos certos de que todos nós estamos gratos por isso. De acordo com a figurinista Alexandra Byrne:

Haviam muitas dificuldades em fazer o Thor se parecer semelhante aos dos quadrinhos. O problema? A capa. Mesmo que as capas sejam impressionantes, não são muito práticas, muito menos ao tentar salvar o mundo. É um caso onde você tem referências de coisas que você não pode facilmente trazer para o mundo real, e vamos combinar que o elmo do Thor era uma daquelas coisas que era tão ruim, que simplesmente não funcionou“.

.

Homem-Formiga (Ant-man)

Obrigado Marvel Studios, de fato um Homem-Formiga não precisa de antenas. “Olhe, nós conseguimos. Ele é chamado de Homem-Formiga. Ele se comunica com as formigas. Mas ele não precisa de antenas!”.

Quando Homem-Formiga chegou à tela grande, jogaram fora seu traje cômico ridículo, dando ao Sr. Lang (Paul Rudd) um figurino atualizado e redesenhado que foi feito da melhor maneira possível. E a equipe de design por trás do traje foi Sammy Sheldon e Ivo Coveney, que disseram que, mesmo que os fios que saem do capacete eram o que seria praticamente uma falha de projeto, mas tornou o traje menos quente.

.

Falcão

Sam Wilson (Anthony Mackie) é completamente diferente de sua versão dos quadrinhos. Afinal, convenhamos: Ninguém merece aquele estranho colã vermelho e branco!

Com a atualização do traje pela equipe da Marvel StudiosFalcão vestiu-se com roupas militares, asas de aspecto assustadoramente funcional, e óculos cheios de tecnologia de visão de longa distância e predador do ar, diferente do passarinho vermelho e branco dos quadrinhos. De acordo com Anthony Mackie, porém, ele está há muito tempo fazendo campanha para trazer de volta o colã vermelho e branco:

Eu trabalhei tão duro para obter meu corpo em forma que eu queria mostrá-lo. Mas eles decidiram que queriam que o Falcão fosse mais um personagem militar; não que eu esteja reclamando.

Brinca o ator.

.

Mercúrio (Quicksilver)

Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) – e sua irmã, Feiticeira Escarlate – apresentaram um conjunto de outros problemas. Propriedade de Vingadores e X-Men, ele aparece em ambas as franquias, e em formas muito diferentes. Embora o Mercúrio de X-Men seja mais jovem e certamente mais carismático, a versão da Marvel Studios é um pouco mais próximo da realidade, por assim dizer.

Mesmo antes de Aaron Taylor-Johnson ter assinado para interpretar Mercúrio, houveram algumas discussões sobre quais partes do personagem iria ficar e o que não iria. De acordo com as primeiras conversas, o que Pietro Maxmoff iria parecer era uma parte das negociações. A Marvel Studios teve que ser muito cuidadosa, com o que iria usar ou mencionar, caso contrário estaria em apuros com Fox.

Dada a dedicação da Marvel Studios em tornar os Vingadores pessoas que poderiam existir no mundo real, não é de surpreender que eles abandonaram os cabelos brancos e estabeleceram uma espécie de louro platinado de surfista da Sokóvia para manter os fanboys o mais felizes possível. Porém mantiveram seu esquema geral de cores, bem como o sotaque europeu oriental que você esperaria ouvir tanto dele como da Feiticeira Escarlate.

.

Feiticeira Escarlate (Scarlet Witch)

Feiticeira Escarlate, que, por alguma razão inexplicável, sempre foi desenhada usando uma moldura pontiaguda ao redor de seu rosto. Como se isso não fosse ruim o suficiente, ela também cai na categoria de super-heróis femininos que pensam que um traje de banho mágico é absolutamente o caminho a percorrer quando você está lutando contra o mal.

Felizmente para Liz Olsen, a Marvel Studios planejou renovar completamente a Feiticeira Escarlate desde o início. De acordo com a própria Olsen, Joss Whedon ao oferecer-lhe papel disse: 

[…] há esse personagem, Feiticeira Escarlate, que eu estou interessado em você para interpretá-la. Quando você for para casa e pesquisar no Google, só sei que você nunca, nunca terá que usar o que ela usa nos quadrinhos.

E isso é uma coisa inacreditavelmente boa, porque não há praticamente nenhuma opção para a Feiticeira Escarlate que eles poderiam ter levado dos quadrinhos com êxito para a tela. Com a classificação PG-13 (maiores de 12 anos, no Brasil), o que a Feiticeira dos quadrinhos usa seria completamente impossível.

.

Visão

Não é difícil apreciar a tarefa monumental que a equipe de design da Marvel Studios teve pela frente ao levar esses personagens e melhorando-os até que eles sejam pelo menos um pouco críveis. No caso do Visão (Paul Bettany), por exemplo, podemos apenas imaginar que quem quer que tenha obtido a atribuição para de trazê-lo para o “mundo real” não estava em seu dia de sorte ao ser escolhido.

Visão surgiu pela primeira vez nos quadrinhos em 1968, e ao longo dos anos ele algumas variações. Mas a maioria delas eram, por alguma razão, variações em um equipamento verde e amarelo brilhante, capa, e uma cara vermelha (também brilhante). As sombras mudaram, e o Visão passou de uma espécie de “Sr. Limonada-suíça” para um “olha, tomei um banho de sopa de ervilha!”, e ele ainda passou um breve período de tempo como um fantasma.

De acordo com o próprio Visão, Paul Bettany, parte do problema enfrentado pela Marvel Studio foi fazê-lo parecer exótico ao lado de um elenco de personagens já bem definido. Mais de seis meses de “idas e vindas” foram necessários para encontrar as cores certas para o Visão de Vingadores: Era de Ultron, que felizmente perdeu todas as cores brilhantes que o faziam parecer que ele tinha sido pintado por uma crinaça de 8 anos de idade.

.

E aí ainda acha ruim os super-heróis do cinema não terem seus trajes iguais aos dos quadrinhos? Pois é, nós também não. HAHAHA

Em sua opinião, qual personagem tem o uniforme mais diferente do original? Deixe seu comentário e não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais para ficar por dentro dos principais filmes de super-heróis!

FacebookInstagramTwitterPinterest

Leia mais sobre Vingadores!

the author

Um carioca nerd de alma e coração. Cinéfilo, viciado em livros e que chama seu Xbox One de Wilson (entendedores entenderão).