Museu do Videogame Itinerante: Exposição gratuita começa hoje!

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, chega hoje ao Shopping Nova América, na Zona Norte da cidade, o Museu do Videogame Itinerante. Trata-se de uma exposição gratuita que traz consoles clássicos como Atari, Mega Drive, Super Nintendo e também modelos recentes, como o PlayStation 4 (PS4) e o Xbox One. O evento vai de 14 a 29 de janeiro. Os visitantes poderão ainda participar de torneios, jogar simuladores de corrida, e até experimentar o novo PlayStation VR, óculos de realidade virtual da Sony.

O acervo do evento, é uma coleção de mais de 15 anos que pertence ao jornalista Cleidson Lima,  reúne aproximadamente 350 consoles e 4 mil jogos. Em meio a tantas relíquias há algumas ainda mais especiais, como o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, o Fairchild Channel F, de 1976, que iniciou o uso de cartuchos, e o NES, de 1983, um dos consoles mais vendidos de todos os tempos.

Haverá no evento um palco do Just Dance, o jogo de dança da Ubisoft, os dançarinos que alcançarem a melhor pontuação no ranking do evento poderão participar do concurso da produtora e ganhar brindes e prêmios. Além disso, terá uma competição de Cosplay que promete agradar aos visitantes.

Cleidson explicou para o site TechTubo como o projeto virou realidade.

“Isso tudo começou com uma discussão de casal. Todos os videogames da exposição estavam em minha casa e, em um belo dia de faxina, minha esposa me deu um ultimato: ou você transforma essa sua coleção em um museu para tirar de casa ou esses videogames vão para fora de casa”.

Ao longo de dois anos, o museu já recebeu 7 milhões de visitantes em 15 cidades, além de ser o primeiro do gênero registrado pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. No ano de 2016, o Museu do Videogame Itinerante foi uma das instituições escolhidas para representar o Brasil na Paris Museum Connections, encontro que reúne museus de todo o mundo.

Resultado de imagem para Museu do Videogame Itinerante

Além do Rio de Janeiro, a exposição já está confirmada nas cidades de Recife, Maceió, Fortaleza e São Paulo neste ano. Caso o evento ainda não esteja confirmado na sua cidade, você pode conferir curiosidades e novidades no site oficial e na fanpage no Facebook.

Fique ligado na nossa página do Facebook para mais novidades! E não se esqueça de nos acompanhar no TwitterInstagram e Pinterest.

 

the author

Brasiliense, apaixonada pelo Rio, adora internet, TV, cinema, natureza, animais e cultura inútil. Formada em Direito, está totalmente perdida na vida e tentando se encontrar... Usa esse espaço para falar daquilo que gosta, sem pudores e para quem quiser ouvir/ler.