Projeto de Lei pode proibir jogos, séries, RPG e outros que profanem símbolos sagrados

Uma nova proposta de Projeto de Lei que altera a Lei 8.069/90, está no Congresso Nacional pode proibir filmes, séries, jogos, apresentações e músicas que “profanem símbolos sagrados”. No texto da proposta do Deputado Marco Feliciano específica:

Art. 1º Esta Lei modifica o artigo 74 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para obrigar as exibições ou apresentações ao vivo, abertas ao público, tais como as circenses, teatrais e shows musicais, a indicarem classificação indicativa adequada às crianças e aos adolescentes e proibir que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público profanem símbolos sagrados.”

Resultado de imagem para deputado marco feliciano

Apesar de determinar a proibição, o texto não dá mais detalhes sobre o que poderia ser considerado profanação de símbolos religiosos. Por essa perspectiva, obras como Castlevania, Vikings e Porta dos Fundos seriam proibidas.

Além da proibição, o Projeto de Lei determina que cinemas, exposições, teatros e outros espaços de manifestações culturais abertas ao público fixem em lugar visível e de fácil acesso a classificação indicativa das obras exibidas:

O PSC, por ser um partido cristão que preza por uma sociedade mais justa arraigada nos princípios da moral e dos bons costumes, sobretudo, da dignidade humana, não pode nunca compactuar com tal comportamento.

Desta forma, é necessária a mudança de lei para constar a classificação indicativa – além da programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG – nas exibições ou apresentações ao vivo, abertas ao público, tais como circenses, teatrais e shows musicais no intuito de proteger nossa sociedade, crianças e adolescentes, desse tipo de conduta e proibir que profanem símbolos sagrados.”

O PL 8615/2017 ainda não foi votado e pode ser lida na íntegra aqui.

Estamos muito felizes #sqn

E você, o que achou dessa proposta do deputado queridão Marco Feliciano? Deixe seu comentário e lembre-se de nos acompanhar para mais detalhes sobre esse projeto “maravilhoso”.

the author

Um carioca nerd de alma e coração. Cinéfilo, viciado em livros e que chama seu Xbox One de Wilson (entendedores entenderão).