R2-D2: Kenny Baker morre aos 81 anos

O ator britânico Kenny Baker, que deu vida ao querido robô R2-D2 nos primeiros seis filmes da série Star Wars, morreu sábado (13/08/2016) aos 81 anos. O jornal The Guardian foi o primeiro a relatar a notícia da morte de Baker, citando um comunicado da sobrinha do ator, aonde disse que ele morreu após uma longa doença.

A sobrinha, Abigail Shield, disse ao The Guardian:

Esperava-se, mas é triste, no entanto. Ele teve uma vida muito longa e realizada. Ele trouxe muita felicidade para as pessoas e nós estaremos comemorando o fato de que ele era bem amado em todo o mundo. Estamos todos muito orgulhosos do que ele alcançou em sua vida“.

Quando ele era criança, ele foi informado que provavelmente não sobreviveria até puberdade, por não ter uma boa expectativa de vida“.

Ele teve problemas com seus pulmões e muitas vezes precisou de cadeira de rodas. Ele estava muito mal por um longo tempo. Ele foi convidado a sair para L.A. para a nova estréia de Star Wars , mas foi-lhe dito que ele estava doente demais para viajar. Felizmente, ele conseguiu encontrar George Lucas novamente quando ele veio para Manchester“.

Disse Shield.

Kenny Baker interpretou pela primeira vez R2-D2 no filme original de Star Wars, em 1977. Ele passou a reprisar o papel do droid em O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Além dos filmes Star Wars, Baker também apareceu em Flash GordonO Homem Elefante, além de diversos outros trabalhos.

Mark Hamill, um dos co-estrelas e fã de Baker fez uma pequena homenagem ao amigo em sua conta do Twitter:

the author

Um carioca nerd de alma e coração. Cinéfilo, viciado em livros e que chama seu Xbox One de Wilson (entendedores entenderão).