Star Wars: 15 coisas que você nunca soube sobre Kylo Ren

O que veio primeiro: Os Cavaleiros de Ren ou Kylo Ren? Apesar de saber o que sabemos sobre Kylo Ren, ele é um dos personagens mais misteriosos da nova trilogia de Star Wars. Claro, não sabemos quem são os pais de Rey ou quem diabos é o Líder Supremo Snoke, mas Rey é basicamente aquilo que foi visto; e que nunca deixou Jakku até recentemente. Kylo Ren, por outro lado, tem viajado pela galáxia com a Primeira Ordem, caçando relíquias do passado. Ele foi treinado como um Jedi pelo filho do Lord Sith antes dele ter sido seduzido pelo lado negro da força por um falso Imperador em decomposição.

Sabemos muito sobre Kylo Ren, anteriormente conhecido como Ben Solo. Ele é o filho de um contrabandista e uma política. Seu avô era o infame Lord Sith que a galáxia ainda não esqueceu. Ele é o sobrinho e o ex-estudante do último Jedi na galáxia desde as Guerras Clônicas. Ele é uma referência ao passado, enquanto é simultaneamente um personagem único. Então, para comemorar o lançamento de Os Últimos Jedi, aqui vão algumas coisas que você não sabia sobre Kylo Ren.

.

.

15. Seu Sabre de Luz

Já se perguntou porque o sabre de luz de Kylo Ren não é tão comum como outros que já foram empunhados na franquia? O sabre é assim pelo fato do cristal kyber que reside em seu interior ser quebrado. Essa é a razão do sabre de Kylo ser denteado e bruto. Se encaixa à personalidade do personagem, que olhando por um certo ponto de vista, ele mesmo é quebrado, e temos essa impressão, dada a sua luta contra o lado claro da Força. O personagem entra em conflito quando encontra Han no clímax de O Despertar da Força.

O cristal kyber quebrado, também é a razão do sabre possuir um design único. O cristal quase não consegue conter o poder que ele carrega, precisando assim de ventilação para diminuir o excesso de calor que ele gera. Quando o departamento de acessórios – ou quem era responsável pelo design do sabre de luz de Kylo Ren – quis fazer ele parecer legal, eles também dera uma razão lógica para o design.

.

14. Não é um Sith

É fácil para o público chamar Kylo Ren de Lord Sith já que ele usa sempre trajes pretos e usa a Força para propósitos malignos. E ah, também temos o sabre de luz vermelho e a vontade de ser como Darth Vader. Entretanto, J.J. Abrams disse que o personagem não é um Sith na verdade. Abrams também confirmou que Darth Vader foi o último Lord Sith.

Isso quase faz sentido pois Kylo ainda está em treinamento e ele não pode ser um Sith, já que seu treinamento ainda não foi concluído. Mas e o Líder Supremo Snoke? Ele é tecnicamente o mestre de Kylo Ren, então seria ele um Lord Sith? Isso só aumenta o mistério em torno do personagem de Snoke.

.

13. Matador de Jedi

Seguindo os passos de Darth Vader, seu avô, Kylo Ren continuou o extermínio dos Jedi. Foi mais fácil para Kylo do que para Vader, claro, pois os únicos Jedi em treinamento residiam no Templo Jedi de Luke. O número de estudantes que Luke tinha na época nunca foi preciso, e provavelmente continuará sendo vago, para criar novos personagens Jedi no futuro, mas não poderia ser mais fácil para Kylo completar sua missão.

Abatendo os sensíveis à Força ele ganhou o apelido “Matador de Jedi” entre os membros da Primeira Ordem. Esse foi o nome dito por aqueles que sabiam o que Ren tinha feito para prevenir a ressurreição da Ordem Jedi. “Matador de Jedi” foi também o nome usado durante a pré-produção antes de um nome ser dado ao personagem.

.

12. Lex Luthor

Algumas vezes, quando o ator aceita alguns papéis, ele perde outros. Adam Driver, por exemplo, tinha uma escolha à fazer quando J.J. Abrams ofereceu a ele o papel de Kylo Ren. Ele também era um dos atores cotados para dar vida à Lex Luthor em Batman v Superman: Origem da Justiça, mas decidiu aceitar o papel de Kylo Ren. Foi a oportunidade de uma vida.

A nova trilogia tinha a função de ressuscitar a franquia de ficção científica e revigorar os fãs ao redor do mundo. Ao invés disso, A Origem da Justiça escalou Jesse Eisenberg como Lex Luthor. Foi uma pena Driver não conseguir dar vida aos dois personagens, nos dois filmes. O que o teria solidificado como um ator do gênero em duas grandes franquias com enormes fanbases.

.

11. Cavaleiros de Ren

Pouco é sabido sobre os Cavaleiros de Ren além de serem conhecidos como um grupo de soldados, liderados por Kylo Ren. Existindo fora da estrutura militar da Primeira Ordem. Nós sabemos que eles usam capacetes militares que lembram o de Kylo como visto em um rápido vislumbre que temos deles quando Rey tem visões quando empunha o antigo sabre de Anakin.

O que não sabemos, são a extensão de sua força, mas podemos presumir que Kylo seja o único sensitivo à Força, já que é o único que empunha um sabre de luz quando os vimos nas visões de Rey. Os outros estão empunhando apenas blasters e bastões. São armas que não necessariamente seriam a escolha de usuários da Força. É quase certo presumir que possuindo o nome Kylo “Ren”, os Cavaleiros de Ren tomaram o nome de seu comandante.

.

10. Linhagem desconhecida

Com o seu fanatismo por Darth Vader, que vimos em O Despertar da Força, é de se imaginar que Kylo cresceu curioso a respeito de seu avô até que ele finalmente ficou louco e decidiu seguir os passos do Lorde Sith. O que não poderia ser mais distante da verdade. Han, Leia e Luke mantiveram a linhagem de Ben em segredo por toda sua infância, pois eles não sabiam como ele reagiria à esse tipo de notícia.

Leia planejou contar à Ben a verdade um dia, quando ele fosse velho o suficiente para entender – bem, ela planejou que Luke o contasse. Infelizmente, ele teve que descobrir sobre seu maligno avô através dos oponentes políticos de Leia, durante uma campanha. Ela ficou preocupada com a forma que ele reagiria por descobrir a verdade de maneira tão pública. Todos sabemos como essa história termina.

.

9. Sem teste

Quando J.J. Abrams estava procurando por um ator para dar vida ao próximo vilão nessa história sobre uma galáxia muito, muito distante, ele já tinha alguém em mente. Ele convidou Adam Driver para uma reunião, para conhecer melhor o ator e o medir – para saber se o ator tinha as características necessárias para dar vida ao personagem. Não houve um teste formal onde um ator lê as falas para mostrar à equipe do filme.

Adam Driver já era conhecido por seu papel de sucesso como Adam Sackler na série da HBO, Girls, então não foi difícil para o diretor saber se ele era o ator certo para o papel. Assim que J.J. Abrams decidiu que Adam era o ator certo para o papel, Driver precisava decidir se ele queria o papel. Foi necessário que ele sacrificasse outros papéis que talvez tivessem impulsionado sua carreira.

.

8. Questões de abandono

Tem uma ou duas falas em O Despertar da Força que apontam o sentimento de abandono de Kylo Ren por seus pais, Han Solo e Leia Organa. Por exemplo, sua fala quando ele interroga Rey.

“E Han Solo… Você o vê como o pai que você nunca teve. Ele a teria desapontado.”

O filme não é muito específico. Quando Kylo era criança, sua mãe era uma respeitada senadora na Nova República e seu pai era o dono de um negócio de transportes legítimo.

Os dois precisavam viajar muito, por conta de suas carreiras. Entre seus pais ocupados e ser enviado até seu tio Luke para receber treinamento Jedi, Ben sentiu que ninguém o queria. Isso foi o que fez Snoke parecer tão receptivo à ele. Snoke se aproveitou dessas questões de abandono, atuando como a figura paterna que Kylo desejou tão desesperadamente.

.

7. Centenas de designs

O visual final de Kylo Ren não foi apenas o resultado de algumas artes conceituais. Havia literalmente centenas de designs, que foram trazidos até J.J. Abrams antes dele autorizar o que vemos hoje nas telonas. Alguns designs mostravam Kylo como um ser que se alimentava de matéria das estrelas, como Darth Nihilus da franquia de games Knights of the Old Republic.

O designer do visual final de Kylo disse que idealizar o visual foi como “tentar pousar um helicóptero em uma moeda. Ele não poderia ser tão Vader, mas também não poderíamos fazer dele uma referência à algo tão pesado.” Outro design rejeitado na verdade influenciou também o visual dos soldados de segurança Guavianos que atacaram Han quando BB-8 foi visto abordo de sua nave. Haviam mais visuais cibernéticos de Kylo Ren, mas J.J. queria que seu visual fosse perfeito.

.

6. Planeta natal

Fato engraçado: Ben Solo nasceu cinco anos após a Batalha de Yavin IV [A Batalha de Yavin foi uma das principais batalhas da Guerra Civil Galáctica que resultou na destruição da Primeira Estrela da Morte e foi uma das primeiras grandes vitórias da Rebelião], e um ano após a Batalha de Endor [A Batalha de Endor foi uma batalha épica que ocorreu durante a Guerra Civil Galáctica entre a Aliança Rebelde e o Império Galáctico no sistema Endor. Com ela, houve a destruição da Estrela da Morte II e as mortes de Darth Vader e Imperador Sheev Palpatine, assim como grande parte dos oficiais Imperiais], no planeta Chandrila. Esse é o planeta que se tornou a capital da Nova República após a queda do Império. A República realizou uma votação para saber qual planeta devia ser a capital, por eleições.

Chandrila foi mostrada no livro Marcas da Guerra de Chuck Wendig que mostrou os acontecimentos entre o Retorno de Jedi e o começo d’O Despertar da Força. Ben nasceu no mesmo dia que os últimos Imperiais e a Nova República assinaram o “Acordo Galático”, que oficialmente terminou a Guerra Civil Galática. Chandrila foi na verdade, um dos planetas que planejavam destruir com a segunda Estrela da Morte, caso ela tivesse resistido à Batalha de Endor.

,

5. O que está no nome

Todos sabemos que Kylo Ren nasceu como Ben Solo, uma homenagem ao Jedi que um dia foi professor de Luke, Obi-Wan Kenobi. Mas quando ele pendeu para o Lado Negro da Força e mudou seu nome, porquê escolheu “Kylo Ren“? A primeira vista, é um nome arbitrário, pois não possui um significado e não possui base no Lado Negro. Normalmente, os Sith tomam o título de “Darth“. Já que Kylo não é um Sith, é compreensível que ele ainda não possua o título Darth.

Então, de onde ele tirou esse nome? É uma inteligente combinação de seus dois nomes de família. SKYWALKER e SOLO. Possuindo uma grande fascinação por seu avô, é claro que ele iria querer alguma referência ao nome Skywalker. Escolhe também colocar seu nome de nascimento como referência, também é interessante.

,

4. Ben Quem?

Quando Kylo cedeu ao lado Negro da Força e se tornou um membro pleno da Primeira Ordem, o Supremo Líder Snoke ordenou que o nome verdadeiro de Kylo nunca fosse falado. Uma lei feita provavelmente mais para Kylo – e Armitage Hux – do que para qualquer outra pessoa. Com o intuito de fazer Kylo esquecer completamente de onde ele veio e para evitar tentações de ir para o lado da luz.

É uma técnica de lavagem cerebral, outra similaridade à Darth Vader, que nunca foi chamado de Anakin pelo Imperador, ou pelas Tropas Imperiais. Suas vidas passadas são referidas como se fossem pessoas mortas, o que é mais difícil com Kylo já que ele não perdeu nenhum membro, o deixando mais máquina que humano.

.

3. Cadeia de comando

Como Darth Vader durante os tempos do Império, Kylo Ren está fora da cadeia de comando militar formal. Não apenas ele, mas também os Cavaleiros de Ren. Eles respondem diretamente ao Líder Supremo Snoke apesar deles controlarem unidades militares à sua vontade. Essa é uma das causas de tensão entre Ren e o General Hux em O Despertar da Força. Isso, e eles também competem pelo amor de Snoke, que aparentemente é muito bom em enganar as pessoas, e fazê-las acreditar que ele se preocupa com elas.

Estando fora da cadeia de comando militar, dá a Ren muita liberdade para fazer o que quer, como caçar velhos artefatos de Darth Vader. E também o deixa vulnerável por deixar a Primeira Ordem pois ele nunca foi doutrinado formalmente como o resto dos stormtroopers. Finn sofreu devidamente uma lavagem cerebral e veja o que aconteceu com ele.

.

2. Odiou a máscara

O design da máscara de Kylo Ren foi criado com a intenção de fazê-la memorável para as crianças. O que foi uma jogada de marketing interessante de Abrams. Uma pessoa não gostou do capacete de Kylo Ren, o próprio ator, Adam Driver. Driver disse que a máscara fez ficar muito difícil ver o que estava na frente dele, e até mesmo quem estava na frente dele.

Não é incomum para atores ficarem frustrados com alguns ornamentos de trajes. Ron Perlman, por exemplo, não era um fã da sua maquiagem de cabeça em Hellboy, pois dificultava sua audição. Até mesmo antigos atores que deram vida ao Batman odiaram seus capuzes, pois eles dificultavam sua forma de mover a cabeça, dando a eles, dores de cabeça. Conforto é uma das coisas que atores sacrificam em alguns papéis específicos. Felizmente no fim da produção, os filmes ficam incríveis nas telonas, e nós os agradecemos pelos sacrifícios.

..

1. Não é um vilão

Não é de se discutir, mas sim, é senso comum que destruir vilas de civis desarmados e destruir planetas inteiros é o trabalho de uma pessoa má. Adam Driver, por outro lado, não vê Kylo Ren como um vilão. Esse é um caminho que ele diz seguir para tentar entrar na cabeça de seu personagem. É justo, pois Ren provavelmente não se vê como um vilão.

Driver diz que ele vê Ren como alguém apaixonado pelas escolhas que fez, o que justifica as suas ações. Se você já jogou uma campanha de Dungeons & Dragons, e esbarrou com um bondoso paladino, então você sabe que eles são um dos mais perigosos arquétipos que alguém pode criar, pois eles farão qualquer coisa para completar seus objetivos. Agora imagine um personagem legitimamente mal, com as mesmas convicções que Kylo Ren.

E aí, o que você acha de Kylo Ren, personagem de Adam Driver?

Confira também o trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi :

Star Wars: Os Últimos Jedi estreia no dia 14 de Dezembro. Deixe seu comentário e lembre-se de nos acompanhar nas redes sociais para saber de todas as novidades do cinema:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

the author

Natural do Rio de Janeiro, agora, um candango do cerrado.
23 anos, de muita nerdice. Cinéfilo, viciado em séries e livros.