Stephen King: A Torre Negra vs It: A Coisa, uma disputa injusta

Em menos de um mês, tivemos duas adaptações de livros de Stephen King, lançados no cinema e que tiveram destinos diferentes nas bilheterias. Entenda por que It: A Coisa se tornou a maior bilheteria de filme de terror da história, enquanto A Torre Negra desabou:

..

Abrace a classificação

Embora sejam considerados romances de fantasia, os livros de A Torre Negra estão carregados de violência sangrenta, sexo e linguagem adulta. E, no entanto, o filme homônimo fez o possível para cortar do material cenas para obter uma classificação mais baixa, presumivelmente para que isso atraísse um público muito mais amplo do que seria se tivesse uma classificação mais adulta. Em It: A Coisa, no entanto, preso às armas e foi para focou na classificação adulta, e o resultado é óbvio. Com isso chegamos a conclusão que se o material na página for inerentemente classificado para adultos, então a adaptação do filme também deve ser.

 .

Fique atento ao que está na página

Embora It: A Coisa mude vários pequenos detalhes e elimine algumas tramas paralelas desnecessárias, é uma adaptação muito fiel da primeira metade do romance do mestre King. A estrutura é praticamente idêntica, e muitas das seqüências são bem fieis as do livro. Esse não é o caso em A Torre Negra, que funciona de certa forma como um resumo da série de livros. Embora contenha ecos de imagens e cenas específicas de alguns dos livros, é basicamente uma história inteiramente original que acontece no universo da série. A lição? Se você comprar os direitos de uma obra de Stephen King, adapte o romance. Já está tudo ali, “mastigado” para você.

 .

Faça um filme por vez

Antes mesmo de ter iniciado as filmagens, os produtores de A Torre Negra se esforçaram para detalhar seus planos para expandir o universo da história além do primeiro filme. Uma versão de televisão foi prometida, com a ideia de que isso servirá para encurralar filmes futuros, amarrando todo o conjunto, como a série de filmes de super-heróis de Marvel. Em retrospectiva, é claro que eles colocaram a carroça antes dos bois. Em contrapartida, os criadores de It: A Coisa corrigiram esse erro concentrando todos os seus esforços em fazer e vender um filme único, embora fosse óbvio que havia uma segunda metade do romance ainda por vir. A lição? Quando você vende ao público uma franquia que eles nem sequer viram o primeiro filme, corre o risco de alienar as pessoas e assustar os telespectadores em potencial.

.

Escolha uma imagem que mova as pessoas

Apesar de todos os trailers e marketing, A Torre Negra nunca encontrou uma imagem específica para vender seu filme. O cartaz final era uma paisagem desolada com o contorno de uma torre escondida nele. Parecia menos uma fantasia de ação imaginativa e mais como um filme sobre imóveis e arquitetura. Os cartazes de personagens maçantes com Idris Elba e Matthew McConaughey não foram muito melhores. It: A Coisa, por outro lado, apostou na imagem perfeita para vender um filme de terror. O balão vermelho brilhante do cartaz tornou-se uma abreviatura instantânea para o terror. O impermeável amarelo memorável do menino destaca-se graficamente, e a imagem fantasmagórica do palhaço Pennywise é tudo que o público precisava ver. A lição? Quando você está fazendo um filme de Stephen King, escolha uma imagem que se abaixe no entre na mente dos telespectadores e marque-os.

.

Stephen King é a verdadeira estrela

A Torre Negra apresenta duas principais estrelas de cinema nos principais papéis, mas It: A Coisa tem um elenco completo de recém-chegados. Então, por que o público não tinha em mente essa questão? É porque o próprio King é a grande estrela do filme. Embora Stephen King não tivesse muito envolvimento direto em qualquer filme, em It: A Coisa, ele claramente abraçou o projeto em praticamente todos os seus materiais promocionais. It é uma propriedade que é instantaneamente identificável como uma história de Stephen King, mesmo para aqueles que nunca leram. A Torre Negra, por outro lado, muitas vezes surpreende as pessoas quando ouvem que o longa se baseia em uma série de romances do autor. Talvez os produtores de A Torre Negra tenham passado mais tempo se preocupando se Idris Elba conseguiria ou não interpretar o pistoleiro do que no desenvolvimento da conexão com King.

Resultado de imagem para stephen king

Não deixe de conferir nossas críticas:

It: A Coisa está em cartaz nos principais cinemas! Fique ligado aqui no Feededigno para mais novidades do cinema e lembre-se de nos acompanhar também nas principais redes sociais:

Facebook – Instagram – Twitter – Pinterest

the author

Um carioca nerd de alma e coração. Cinéfilo, viciado em livros e que chama seu Xbox One de Wilson (entendedores entenderão).