Theodore Sallis já foi humano e se transformou em um monstro como um último ato de defesa e uma maneira de evitar que seu soro caísse nas mãos erradas. Agora como Homem-Coisa é uma poderosa criatura do pântano e guardião do Nexus de todas as realidades.
O personagem criado por Stan Lee, Roy Thomas, Gerry Conway e Gray Morrow teve sua estreia nas páginas da HQ Savage Tales #1 publicada pela Curtis Magazines em maio de 1971, apenas alguns meses antes da DC Comics lançar o Monstro do Pântano.
O Homem-Coisa é praticamente invencível, mas pode ser destruído, porém enquanto houver vegetação, seu corpo volta a crescer, como se fosse um fator de cura, além de respirar debaixo d’água. Ele também tem super-força e pode se “teletransportar” para diferentes regiões do mundo através de pontos Nexus.
Para uma criatura solitária, até que ele participou em bastante equipes; atuando ao lado dos Defensores, Legião dos Monstros, Thunderbolts, além de ser um grande amigo de Howard, o Pato, Beverly Switzler e Jennifer Kale.
Sua primeira aparição no UCM foi um easter egg em Thor Ragnarok (2017) onde podemos ver a estátua da cabeça do Homem-Coisa em uma torre no planeta Sakaar.
Este mês o personagem foi apresentado pela primeira vez formalmente no UCM no especial Lobisomem na Noite, lançado exclusivamente no serviço de streaming Disney+, sendo amigo de Jack Russell.