Início FILMES Artigo Star Wars: Conheça todos os personagens da raça do Yoda

Star Wars: Conheça todos os personagens da raça do Yoda

215
0
Yoda

Ano passado, a Criança, que ficou mais conhecida como Baby Yoda, deixou os fãs de Star Wars loucos. Seres da raça de Yoda são tão raros que qualquer nova aparição já é uma revelação para os fãs da franquia criada por George Lucas. A raça ancestral de Yoda continua tão rodeada de mistério, que até mesmo o nome da raça nunca foi revelada.

Apesar de The Mandalorian ainda ter que revelar bastante coisa sobre esses alienígenas enigmáticos, a raça de Yoda é um mistério total. No atual cânone, apenas dois seres – fora o próprio Yoda – existem, e apenas alguns poucos existiram no cânone de Star Wars Legends, que a Disney fez questão de apagar. Agora, nós olharemos mais de perto para esses outros membros da raça, para ver o que podemos descobrir sobre um dos maiores mistérios da galáxia.

A CRIANÇA/BABY YODA

Yoda

O ser mais conhecido da raça de Yoda além do próprio Jedi é a Criança. Apresentado no primeiro episódio de The Mandalorian, o personagem é uma criança enigmática que é perseguida pelo remanescente do Império, Moff Gideon.

Gideon, através de muita tentativas, recrutou membros da Guilda dos Caçadores de Recompensa para recuperar a Criança para experimentos médicos.

Ainda bem que a Criança – que ganhou o apelido de Baby Yoda na internet – foi resgatada por Din Djarin, mais conhecido como o Mandaloriano titular da série.

Apesar da criança ter mais de 50 anos, ele continua com um corpo infantil, o que indica que a espécie de Yoda envelhece de forma muito lenta.

Apesar de sua idade, a Criança possui enormes habilidades relacionadas a Força, incluindo Cura pela Força, uma técnica avançada aprendida apenas após ler antigos textos Jedi pela díade da Força, Rey e Kylo Ren.

POST RELACIONADO | The Mandalorian: Tudo sobre Clone Wars e Rebels que você precisa saber

YADDLE

Em Star Wars: A Ameaça Fantasma, o público viu o Conselho Jedi, com Yoda presidindo. Entretanto, Yoda não era o único da sua raça presente. Ao seu lado, estava um membro da raça dele do sexo feminino: Yaddle.

Yaddle deixou o Conselho Jedi após a Batalha de Naboo no Episódio I e foi substituída por Shaak Ti na época em que Ataque dos Clones se desenrolou.

Se Yaddle sobreviveu ou não a Ordem 66 é um mistério.

Mas em Legends, entretanto, nós sabemos que Yaddle não deixou o Conselho, mas acabou por ser morta em ação ao absorver uma bio arma em seu corpo, enquanto estava em uma missão com Obi-Wan e Anakin.

O Cânone de Star Wars Legends explora sua história de forma mais abrangente, falando de seu treinamento e de suas várias missões enquanto treinava para ser uma Jedi, assim como diversos Jedi que ela treinou ao longo de seus 400 anos de vida.

POST RELACIONADO | Star Wars: 5 Jedi poderosos de Legends que Anakin pode derrotar e 5 que ele não pode

MINCH

O cânone de Legends apresentou diversos membros da raça de Yoda. E um deles foi Minch, um Jedi apresentado na HQ Star Wars Tales #16 de Paul Lee e Brian Horton.

Como um Jedi que existiu cerca de 700 anos antes da Batalha de Yavin, Minch era um Cavaleiro Jedi leal, e tinha a intenção de se provar para seus superiores. Entretanto, durante uma missão no sistema Bpfassh, Minch falhou ao derrotar um Jedi Sombrio, perdendo antes que os adversários de Minch o executassem.

Minch se sentiu humilhado, então ele decidiu se provar ao localizar o mestre do Jedi Sombrio em uma caverna em um planeta chamado Degobah. A caverna do Lado Sombrio em O Império Contra Ataca é o lugar em que Minch derrotou o Jedi Sombrio em combate, de acordo com o cânone de Star Wars Legends.


OTEG

A Era da Velha República continua fora do cânone da Disney, o que significa que personagens como Oteg continuam fora do cânone.

Existindo milhares de anos antes do nascimento de Palpatine, Oteg é um Mestre Jedi e Almirante da Frota que serviu durante a Grande Guerra Galática contra o Império Sith.

Tendo sido lançado em Star Wars: A Velha República, Oteg é um estrategista astuto, além de um incrível Jedi, tendo conseguido organizar a Primeira Forta Expedicionária da República como parte das várias campanhas militares organizadas a fim de suprimir e esmagar os Sith.

Oteg pode muito bem ser o mais poderoso da espécie de Yoda na arte da guerra.


VANDAR TOKARE

Yoda

Outro membro da Velha República, Vandar Tokare era o chefe do Alto Conselho Jedi e líder do Conselho do Enclave Jedi de Datooine.

Vandar lutou nas Guerras Mandalorianas e na Guerra Civil Jedi. O personagem era um Jedi controverso, em parte devido ao seu comprometimento ao treinar Darth Revan nos caminhos da Força após ele já ter caído para o Lado Negro.

Após ele ser apresentado em Star Wars: Cavaleiros da Velha República, a longa vida de Tokare foi ceifada durante o Primeiro Expurgo Jedi, onde Darth Nihilus drenou o planeta Katarr de toda sua força após atrair inúmeros Jedi para o planeta. Com Vandar Tokare entre eles, ele foi morto junto da maioria dos Jedi da galáxia, o que quase deu fim a Ordem Jedi em uma noite.


Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários