Fernanda Montenegro é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras

Eleita com 32 votos, em 4 de novembro de 2021, para integrar o grupo de imortais, aos 92 anos, Fernanda Montenegro estreita os laços da ABL com as artes cênicas. Autora do livro Prólogo, Ato e Epílogo, sua autobiografia, a atriz é reconhecida como intelectual engajada e um dos grandes ícones da cultura brasileira.

A artista tomou posse na noite da última sexta-feira, dia 25 de março e em seu discurso disse: 

"Agradeço com meu coração e minha razão por estar sendo aceita nessa casa, protagonista, referenciada, da nossa mais alta cultura, que é a Academia Brasileira de Letras. Emocionada, tomo posse da cadeira Número 17. Sou atriz, venho desta mística arte arcaica, que é o teatro. Sou a primeira representante da cena brasileira a ser recebida nesta casa. Esse meu ofício expressa uma estranheza compreensão. A raiz dessa arte está na complexidade de só existir através do corpo e da alma de ator ou de uma atriz ao trazer a literatura dramática para a verticalidade cênica."

Fernanda Montenegro é a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Central do Brasil (1998), de Walter Salles. Além de já ter vencido o Emmy, o Festival de Berlim e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; além de ter sido destaque em clássicos da Rede Globo.

Em 1999, Fernanda Montenegro foi condecorada com a maior comenda que um brasileiro pode receber da Presidência da República, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras.

Curtiu? Veja 9 filmes de Fernanda Montenegro