Adam Bernard Brashear, mais conhecido como Marvel Azul (Blue Marvel), é um herói da editora Marvel que foi criado pelo ator e escritor Kevin Grevioux e teve sua primeira aparição na HQ Adam: Legend of the Blue Marvel #1 em novembro de 2008.
ORIGEM
Adam era uma criança prodígio que ao crescer foi se tornando cada vez mais inteligente. Com muitos anos de estudo, ele adquiriu Ph.D em Física Teórica e Engenharia Elétrica. Além disso, Adam era veterano da Guerra da Coréia e membro do Corpo de Fuzileiros Navais, com duas estrelas de prata em reconhecimento pelos seus esforços.
Fora dos campos de batalha, o veterano tornou-se o líder de um projeto científico que buscava analisar o uso da antimatéria por meio da criação de um reator negativo. Este reator seria uma fonte de energia limpa e ilimitada. Entretanto, devido à explosão inesperada do reator durante os experimentos, tanto Brashear quanto Conner Sims (um amigo que mais tarde se tornou um vilão), foram submetidos à radiação mutagênica. Enquanto o corpo de Sims se dissolveu em energia, Brashear se tornou um “reator humano de antimatéria”.
PODERES E HABILIDADES
A absorção da antimatéria parece ser a principal fonte de energia do Marvel Azul, sendo uma fonte de força que deriva do universo interdimensional denominado Zona Negativa. Com todos esses acontecimentos, Adam desenvolveu os seguintes poderes:
- Força sobre-humana;
- Percepção mental aprimorada, que lhe permite sentir e compreender coisas em níveis que excedem em muito as capacidades humanas;
- Manipulação molecular;
- Bioluminescência, que é a capacidade de emitir luz de seu próprio corpo;
- Longevidade;
- Gerar e controlar a energia da matéria negativa com base na antimatéria;
- Capacidade de voar;
- Invulnerabilidade e durabilidade, sendo capaz de resistir a tremendas forças de impacto, exposição a temperaturas extremas e de pressão e rajadas de energia poderosas sem sofrer ferimentos.
Fora esses poderes, Brashear foi treinado pelos fuzileiros navais dos EUA em combate armado e desarmado, sem contar que ele é um grande engenheiro e físico altamente proficiente.
EQUIPE
A história de Adam se passa nos Estados Unidos da década de 60, em um período de extremo o racismo. Um super-herói negro e tão poderoso como ele não foi bem aceito por quem partilhava desse preconceito e, para evitar qualquer tipo de problemas, o presidente John F. Kennedy pediu para que ele se aposentasse da sua função como Marvel Azul.
Adam, com certa relutância, acabou aceitando a aposentadoria após receber das mãos do presidente a Medalha Presidencial da Liberdade. O acordo o levou até a sua última missão oficial, onde o governo dos Estados Unidos forjou sua morte.
Adam passou a ser apenas um civil como qualquer outro e dava aulas de física em escolas, porém era vigiado por uma agente da S.H.I.E.L.D. chamada Marlene Frazier, que mais tarde casou com ele e tiveram dois filhos.
Após algum tempo nessa vida monótona, Adam foi chamado para uma missão com os Poderosos Vingadores na qual a equipe não durou muito tempo. Ele só voltou a ativa como super-herói quando o vilão e antigo amigo Conner Sims retornou com a missão de erradicar o racismo e consequentemente aniquilação da raça humana. Utilizando de seus poderes, o Marvel Azul derrotou e prendeu Conner na Zona Neutra.
Marvel Azul já participou de equipes com Thor, Hulk, Guardiões da Galáxia e Nova, mas a equipes mais famosa e que durou por mais tempo foi a dos Vingadores que era constituída por Capitã Marvel, Pantera Negra, Miss América e Espectro.
CURIOSIDADES
Adam Brashear é o primeiro super-herói negro e um dos mais poderosos da Marvel, e um dos primeiros que teve que deixar de ser um herói por causa do racismo mesmo fazendo o bem.
OUTRAS MÍDIAS
Marvel Azul apareceu em vários jogos de videogame como:
- Marvel: Avengers Alliance;
- Marvel Future Fight;
- Lego Marvel’s Avengers e
- Lego Marvel Super Heroes 2.
Muitos acreditam que ele seja o personagem especial que irá aparecer na série WandaVision criada pela Disney+ mas nada foi confirmado e tudo não passa de especulações dos fãs.
#blacklivesmatter
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.