Eugene Patilio, mais conhecido como Homem-Sapo (Frog-Man, no original), é um herói da Marvel Comics que foi criado por J.M. Dematteis e Kerry Gammill e teve sua primeira aparição na HQ Marvel Team-Up #121, publicada em junho de 1982.
Eugene é o filho do ex-super-vilão Sapo (Leap-Frog, no original) que esperava fazer o bem e se tornar um herói. Ele desajeitadamente tentou combater o crime para resgatar o nome de seu pai. Seu único “poder” é a capacidade de saltar grandes distâncias com bobinas elétricas em suas botas.
ORIGEM
Eugene Patilio é filho de Rose e Vincent Patilio, ele nasceu no Brooklyn, Nova Iorque; seu pai era um inventor que nunca conseguiu criar algo de sucesso. Rose era a única que trabalhava e arcava com as despesas de casa, seu salário os manteve bem financeiramente até que ela morreu de câncer. Vincent não recebia o bastante para pagar o aluguel da casa e Eugene com apenas 15 anos teve que começar a trabalhar para ajudar o pai, porém ele ainda estudava e mal tinha tempo de fazer seus exercícios escolares.
Vincent eventualmente inventou bobinas elétricas que ele então transformou em uma fantasia e se voltou para o crime depois de não conseguir lucrar com suas invenções. Como Sapo, Vincent lutou contra o Demolidor várias vezes e com uma carreira malfadada como o vilão, Sapo logo acabou na prisão.
Eugene, que sempre foi muito curioso achou o traje do pai e com um senso heroico misturado com a vontade de limpar a imagem de Vincent, vestiu o traje e o usou como um símbolo para o bem.
PODERES E HABILIDADES
Eugene Patilio não possui poderes sobre-humanos. Porém ele usa uma versão atualizada do traje de seu pai, que lhe dá a capacidade de saltar grandes distâncias através de molas elétricas em suas botas, conseguindo atingir alturas de 6 andares por salto. Utilizando o traje de Homem-Sapo ele também tem grande força, velocidade e durabilidade, porém as molas do traje tornam quase impossível permanecer em linha reta o que lhe causa problemas de navegação consideráveis ao se mover.
Apesar de suas melhores intenções, Eugene a princípio não conseguiu controlar o traje de seu pai e parecia mais um aborrecimento ou distração para outros super-heróis, como Homem-Aranha e os Defensores. Em sua carreira conturbada, ele realmente conseguiu derrotar alguns vilões, mas por pura sorte.
EQUIPES
Como Homem-Sapo, ele começou uma batalha séria, embora um tanto desajeitada, contra o crime. Ao tentar ajudar o Homem-Aranha e o Tocha Humana, Eugene acidentalmente conseguiu derrotar o criminoso Corisco. Muito encorajado por essa vitória, Patilio se rebatizou de “o Fabuloso Homem-Sapo”, sentindo que seu novo codinome tinha mais glamour do que o anterior.
Vincent estava orgulhoso de seu filho por capturar o Corisco, mas seu orgulho se transformou em desaprovação quando Eugene Patilio continuou a servir como um super-herói. Eugene ajudou, de certa forma, o Capitão América, e mais tarde tentou sem sucesso se juntar ao super time Defensores, porém ele foi desencorajado por seu pai.
Durante a saga Ilha das Aranhas, o Homem-Sapo ajudou os Vingadores a derrotar o Apátrida, que estavam atacando a ONU. Ele desejava estabelecer uma parceria com a Kamala Khan, a Ms. Marvel. Como de costume, por pura sorte, o Homem-Sapo ajudou a equipe a vencer a batalha e salvar o dia.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Kamala Khan, a Ms. Marvel
CURIOSIDADES
Eugene Patilio é na verdade o terceiro Homem-Sapo; pois antes mesmo de seu pai assumir o traje, a Marvel Comics havia introduzido o personagem Francois Le Blanc como o Homem-Sapo. A estreia de Le Blanc aconteceu nas páginas da HQ Demolidor #10 – Enquanto a Cidade Dorme!, publicada em outubro de 1965.
Diferente de Vicent e Eugene Patilio, Francois Le Blanc é híbrido sapo/humano.
OUTRAS MÍDIAS
A única aparição do personagem fora dos quadrinhos foi na animação Quarteto Fantástico: Os Maiores Heróis do Mundo. No episódio “A Cura”, o Homem-Sapo é visto como um dos candidatos em potencial que tenta entrar no Quarteto Fantástico depois que o Coisa perde seus poderes.
Recentemente especulações apontam que o personagem estará na série da Mulher-Hulk para o Disney+. Por já ter lutado ao lado de Kamala Khan e ser jovem assim como ela, é provável que ele também possa aparecer na série Ms. Marvel.
Mulher-Hulk chega ao catálogo do Disney+ em 17 de Agosto de 2022.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | She-Hulk: Quem é Jennifer Walters, a prima de Bruce Banner?
LEIA TAMBÉM:
Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!