Vhagar era uma dragoa da Casa Targaryen e foi montada pela Rainha Visenya, durante a conquista de Westeros, ao lado de seu irmão-marido Rei Aegon I Targaryen e sua irmã e também esposa de Aegon I, a Rainha Rhaenys.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça a linha de sucessão Targaryen
ORIGEM
Vhagar eclodiu de um ovo de dragão em Pedra do Dragão durante o Século de Sangue. Ela foi nomeada em homenagem a um deus da Fortaleza Valiriana.
Em algum ponto, Vhagar foi reivindicado por Visenya Targaryen que a domou, demonstrando que ela era uma cavaleira de dragão, algum tempo antes de ter se casado com seu irmão, Aegon I.
APARÊNCIA
A cor das escamas, chifres, asas, ossos das asas e crista espinhal de Vhagar, bem como a cor de sua chama não são mencionadas nos livros. No entanto, o artista encomendado para o Calendário de Crônicas de Gelo e Fogo de 2021, Sam Hogg, pediu esclarecimentos à equipe de George R. R. Martin e foi informado que Vhagar era “bronze com reflexos azuis esverdeados e olhos verdes brilhantes”.
De acordo com Tyrion Lannister, Vhagar era grande o suficiente para que alguém pudesse andar a cavalo por seu pescoço. É dito que o hálito de dela era tão quente que poderia derreter a armadura de um cavaleiro e cozinhá-lo por dentro.
Na época da Dança dos Dragões, Vhagar era o sobrevivente endurecido de uma centena de batalhas, tinha crescido quase tão grande quanto Balerion, o Terror Negro.
Seu rugido foi tão poderoso que poderia abalar as próprias fundações de Ponta Tempestade. Nenhum dragão vivo poderia se igualar a ela em tamanho ou ferocidade.
CAVALEIROS
Outros cavaleiros que montaram Vhagar foram:
- Rainha Visenya Targaryen;
- Príncipe Baelon Targaryen;
- Lady Laena Velaryon;
- Príncipe Aemond Targaryen.
FEITOS
Por volta de 129 d.C. (Depois da Conquista), Vhagar tinha crescido quase tão grande quanto Balerion tinha sido durante a Conquista de Aegon, e se tornou o maior dragão vivo de seu tempo.
Montado por Príncipe Aemond, Vhagar voou para o sul até Ponta Tempestade para que ele pudesse ganhar o apoio de Lorde Borros Baratheon para o Rei Aegon II Targaryen. Por um acaso do destino, o Príncipe Lucerys Velaryon também foi para o mesmo lugar na esperança de obter apoio para sua mãe, a Rainha Rhaenyra Targaryen.
Aemond foi proibido de atacar Lucerys enquanto ambos estavam no castelo de Borros, mas foi autorizado a segui-lo fora do castelo. Depois que o jovem Lucerys subiu ao céu em Arrax, Aemond o seguiu com Vhagar.
Os dois dragões lutaram durante uma grande tempestade e Vhagar rapidamente venceu Arrax, cuja cabeça decepada surgiu na praia dias depois, junto com o cadáver de Lucerys.
MORTE
Durante a Batalha Acima do Olho de Deus, Daemon Targaryen, montado em seu dragão Caraxes, duelaram contra Aemond e Vhagar.
Caraxes dominou Vhagar com uma mordida em seu pescoço enquanto Daemon saltou de seu dragão para cravar sua espada, Irmã Negra, no olho de Aemond, e os dragões caíram no lago.
Alguns anos após o fim da Dança dos Dragões, o corpo de Vhagar foi recuperado, junto com os ossos de Aemond ainda acorrentados à sua sela.
Vhagar tinha cento e oitenta e um anos quando morreu.
LEIA TAMBÉM:
House of the Dragon: Conheça os dragões Targaryen
A série A Casa do Dragão, spin-off de Game of Thrones chega ao catálogo da HBO Max no dia 21 de agosto.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!