Início QUADRINHOS Artigo Krakoa: Conheça a ilha viva refúgio dos mutantes

Krakoa: Conheça a ilha viva refúgio dos mutantes

0
Krakoa: Conheça a ilha viva refúgio dos mutantes

Acreditava-se que Krakoa era apenas algum tipo de ilha, mas na verdade ela é uma ilha mutante viva que ao ser domada por Charles Xavier e Magneto passou a servir como um estado-nação aberto para todos os mutantes e fechado para outros seres não-convidados, comandada por Charles Xavier, Magneto e vários outros líderes mutantes.

A ilha mutante é um personagem da Marvel Comics, foi criada por Len Wein e Dave Cockrum; sua primeira aparição foi na HQ Giant-Size X-Men #1 – Deadly Genesis, publicada em maio de 1983.

ORIGEM

Krakoa é considerado um ecossistema, mas verdade completa sobre sua origem é desconhecida, no entanto, acredita-se que a ilha mutante localizada no Oceano Pacífico foi criada a partir de experimentos nucleares e uma fusão forçada de uma ilha e sua população, essa fusão foi possível partindo de testes atômicos utilizando radiação intensa que originaram uma ilha extremamente poderosa e viva.

Ela já foi alvo de inúmeros testes de clonagem e experimentos científicos que a fizeram se fundir a outros organismos. Ao todo foram mais de cinco clones diferentes, e todos foram tratados com ameaça ou uma besta sendo usada como arma.

A ilha mutante já foi visitada por vários mutantes, porém um chamou bastante atenção. Apocalipse, o primeiro mutante da história, já havia visitado a ilha. Em um momento de muitas guerras, Apocalipse dividiu a ilha em duas no momento em que batalhava contra criaturas junto de sua esposa, Genesis e seus filhos: Morte, Fome, Peste e Guerra; após a divisão da ilha uma parte continuo sendo chamada de Krakoa e outra de Arakko. Essa segunda parte foi jogada em uma fenda junto com todas as criaturas que nela habitavam, sendo protegida por seus filhos para que nunca mais fosse aberta.

PODERES E HABILIDADES

Krakoa possui uma mente colmeia baseada em instinto, sendo a forma combinada de toda a vida animal e vegetal, bem como o mineral/solo da própria ilha. Ela é uma ilha capaz de criar formas móveis, semi-humanoides e animais de vários tamanhos fora de seu componente terra. Sua maior forma humanoide possui força sobre-humana e ele se alimenta de energia mutante, drenando essa energia rapidamente, tornando os mutantes impotentes, e embora prenda os seres usando crescimento de vegetação semelhante à tentáculos, pode se alimentar dessa energia enquanto o ser permanece na ilha.

Krakoa também pode bloquear os poderes dos telepatas que tentam se comunicar com aqueles na ilha, e pode sobreviver sem ajuda no espaço. A ilha mutante com a ajuda do mutante Cifra (um mutante com poder de saber todas as línguas) desenvolveu um idioma próprio no qual somente eles e outros mutantes são capazes de se comunicar uns com os outros.

AFILIAÇÕES

Krakoa antes de ser encontrada por Xavier era um mutante isolado e solitário, porém depois após se tornar o lar dos mutantes, os ecossistemas de Krakoa recebem auxílio de Forge, Sábia e principalmente de Cifra, este que agora atua repassando toda a comunicação entre os mutantes e a ilha, ajudando também nos sistemas de defesa e de permissão. Além disso, a ilha mutante desenvolveu um sistema de linguagem único que somente mutantes conseguem entender.

Krakoa além de lar para os mutantes também serve de local para festas e eventos, o mais famoso no momento e que chamou atenção dos leitores foi o baile conhecido como Hellfire Gala que tem Emma Frost como anfitriã; o evento se passa em uma única noite e reúne todos os mutantes moradores da ilha, com exceção dos Carrascos. Além disso, Emma também convidou os Vingadores e o Quarteto Fantástico para a grande festa – e várias celebridades reais. Para complementar a experiência, o baile é televisionado.

CURIOSIDADES

Através de estudos com genética foi possível se criar flores com o DNA da ilha, flores que, ao se abrirem criaram portais para Krakoa, com uma observação: somente mutantes poderiam passar por esses portais. Outras flores eram gigantes e poderiam usar como habitações, mais conhecidas como Habitat. Outro ponto interessante sobre essas flores é que de alguma forma, elas tinham contato com Krakoa, podendo mandar mensagens até de distâncias imensas, como de um planeta para outro.

Outra planta também foi criada, com o poder de curar qualquer doença humana, chamadas então de Curas Milagrosas. Uma outra chamada de Droga L foi criada com o poder de prolongar a vida útil dos não mutantes, e ainda temos a Droga M, capaz de curar qualquer doença mental.

Essas plantas são a moeda de troca para negociar com as nações, somente os países que reconheceram Krakoa como uma nação recebem as plantas dela.

OUTRAS MÍDIAS

Krakoa ainda não apareceu em nenhuma outra mídia da Marvel, porém o personagem é bem conhecido nos quadrinhos, mas nem todo mundo o reconhece como um mutante e somente como uma ilha que serve de moradia para outros mutantes.

Com o anúncio da Marvel durante o painel da San Diego Comic-Con, onde a animação X-Men ’97 será continuação da animação clássica oitentista, é possível que a ilha mutante faça alguma aparição ou até mesmo seja mencionado ao longo da série.


LEIA TAMBÉM:

Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile