Início FILMES Artigo Predador e suas melhores versões no cinema

Predador e suas melhores versões no cinema

0
Predador e suas melhores versões no cinema

Os predadores são uma raça alienígena chamada yautja e certamente são um dos monstros mais clássicos do cinema desde os anos 80; e conseguiu se manter relevante até os dias de hoje. E com o recente lançamento de Predador: A Caçada (2022), no serviço de streaming do Star+, nada melhor que relembrar os melhores yautjas já vistos no cinema!

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – O Predador: A Caçada (2022, Dan Trachtenberg)

Originários do planeta Yautja Prime, os yautjas vivem em uma sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate de seus membros. Por causa disso, esses alienígenas possuem diversos ritos de passagem que envolvem caçadas para que possam demonstrar o seu valor.

Conheça os principais Predadores já vistos no cinema!

CAÇADOR DA SELVA – Predador (1987)

O Caçador da Selva (Jungle Hunter) apelidado de “El Diablo que hace trofeos de los hombres” (“O demônio que faz troféus de homens”), foi um yautja do Clã Caçador da Selva que conduziu uma caçada na Guatemala em 1987. Ele é amplamente conhecido como o Predador que perseguiu e matou vários militares americanos na região que realizava uma operação militar durante a insurgência comunista no país; incluindo membros de uma unidade mercenária de elite liderada por Alan “Dutch” Schaefer (Arnold Schwarzenegger).

Dutch acabou enfrentando o Caçador da Selva em combate corpo a corpo, ferindo-o mortalmente e levando a criatura a cometer suicídio honroso com seu dispositivo de autodestruição.

Curiosidade: Ser derrotado em uma caçada é motivo de grande desonra para um yautja. Caso não morra imediatamente em decorrência do combate, o mais comum é que o Predador cometa suicídio, normalmente detonando um explosivo, que elimina totalmente qualquer evidência da presença do yautja no planeta.

O Caçador da Selva foi o primeiro yautja introduzido na franquia Predador.

CAÇADOR URBANO – Predador 2 (1990)

O Caçador Urbano (City Hunter) também conhecido como “Fantasma”, foi um yautja da Tribo Perdida que realizou uma caçada na cidade durante a onda de calor e guerra de gangues de 1997, em Los Angeles. Ele finalmente entrou em conflito com uma força-tarefa do governo – a The OWLF – tentando capturá-lo e com o tenente da polícia de Los Angeles, Mike Harrigan (Danny Glover).

Morto em combate corpo a corpo por Harrigan, que empunhava o próprio disco inteligente do Caçador Urbano, a bordo de sua nave-mãe – que estava escondida sob a cidade -; seu corpo foi recolhido por seus irmãos e levado para fora do planeta Terra.

CELTIC – Alien vs Predador (2004)

O Celtic foi um yautja Não-Sangrado – yautja jovem que ainda não possui muita experiência de combate e não realizou uma caçada memorável – que, em 2004, viajou para a Terra com seus irmãos Scar e Chopper para realizar uma caça de iniciação em uma antiga pirâmide yautja sob o gelo da Ilha Bouvet.

Ao perseguir e matar presas de xenomorfos, eles esperavam se tornarem yautjas Sangrados – um yautja que realiza com sucesso sua primeira caçada contra um oponente digno (preferencialmente um xenomorfo) e coleta um troféu. Essa transição de hierarquia é considerada um rito de passagem para a vida adulta.

Embora cada um dos Predadores fosse um jovem relativamente inexperiente, Celtic era o mais velho dos três e atuava como líder do grupo. Durante a caçada ritual, ele matou pelo menos um humano e enfrentou um xenomorfo em um único combate corpo a corpo. No entanto, apesar de inicialmente ter a vantagem, seu excesso de confiança acabou levando a melhor e ele foi morto.

Como resultado, o Celtic não conseguiu matar nenhum alienígena e, portanto, nunca se tornou um Sangrado.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Como funciona a hierarquia dos yautjas?

SCAR – Alien vs Predador (2004)

Scar, também conhecido como o “Alien Hunter”, foi um dos yautjas Não-Sangrado que, em 2004, viajaram para a Terra com para realizar uma caça de iniciação em uma antiga pirâmide sob o gelo na Ilha Bouvet. Ao perseguir e matar presas de xenomorfos, eles esperavam se tornarem yautjas Sangrados.

Scar era o mais jovem e inteligente dos três e foi o único Predador a conseguir matar um xenomorfo e, assim, ganhar seu status de Sangrado; ele de fato matou várias das criaturas, incluindo uma Rainha, que ele derrotou com a ajuda de Lex Woods (Sanaa Lathan).

Apesar de seus sucessos, Scar foi mortalmente ferido pela Rainha e morreu logo depois que a criatura foi morta. Ele também foi fertilizado por um Agarrador de Faces (Facehugger) com um Rompe-peito (Chestbuster) e foi hospedeiro do Predalien, que mais tarde aterrorizou a cidade de Gunnison, Colorado.

ANCIÃO – Alien vs Predador (2004)

Um Ancião (Elder Predator) é um centenário guerreiro yautja, que se distingue das fileiras de Sangrados e Elite por suas proezas de batalha ou liderança. Frequentemente, mas nem sempre, um Ancião também detém o título de Líder de seu Clã.

Os Anciões supervisionam o Ritual de Sangue de longe, em suas naves; monitorando os Não-Sangrados à medida que se tornam Sangrados em suas caçadas (embora às vezes isso também seja feito por Líderes de Clã).

Curiosidade: Em pelo menos 2 ocasiões, Anciões/Líderes de Clãs deram armas a humanos – que ajudaram ou derrotaram um yautja em combate – como símbolo de respeito.

WOLF – Alien vs Predador 2 (2007)

Um yautja veterano e um caçador de xenomorfos implacável, Wolf que chegou à Terra para conter um surto de xenomorfos em Gunnison, Colorado, em 2004. Ele matou pelo menos cinco humanos da cidade, matou muitos xenomorfos e lutou contra um Predalien em combate.

Classificado como um Elite, Wolf foi morto junto com o Predalien que ele estava lutando e quaisquer xenomorfos sobreviventes e residentes na cidade, quando uma bomba nuclear tática foi lançada pelo Coronel Stevens (Robert Joy).

Curiosidade: Normalmente, para alcançar a posição de Elite o yautja deve mostrar ser extremamente habilidoso e tomar o crânio de uma Rainha xenomorfo como troféu. Uma característica típica de um Elite é a sua maestria em uma arma particular.

FALCOEIRO – Predadores (2010)

Falcoeiro (Falconer) é um título usado por uma subespécie dos yautja. Eles são essencialmente uma versão maior e mais forte dos Caçadores da Selva. Como o nome sugere, os Falcoeiros normalmente usam Falcons, dispositivos de espionagem semelhantes a pássaros, para ajudar a encontrar suas presas.

Os Falcoeiros têm um estilo único de bio-capacete, que se parece com uma cabeça de falcão, sendo mais volumoso que os capacetes tradicionais; presumivelmente para transportar o equipamento para controlar o Falcon.

RASTREADOR – Predadores (2010)

O Rastreador (Tracker), também conhecido como Flusher ou Dog Handler, foi um dos yautjas no planeta Reserva de Caça e notavelmente usou Cães de Caça do Inferno (Hell-Hounds) para expulsar suas presas do esconderijo durante uma caçada.

Além de uma rivalidade contínua com o Clã dos Caçadores da Selva, Rastreador e seu clã também sequestraram humanos perigosos e outros animais perigosos para caçar no planeta Reserva de Caça por esporte; porém ele foi morto por Nikolai (Oleg Taktarov), que se sacrificou detonando várias minas Claymore anexadas a si mesmo, obliterando o yautja com a explosão.

BERSEKER – Predadores (2010)

Berserker, também conhecido como Mr. Black ou Super Black, foi um yautja líder do grupo visto no planeta Reserva de Caça. Além de uma rivalidade contínua com o Clã Caçadores da Selva, o Berserker e seu clã também sequestraram humanos e outros animais perigosos para sua caçada.

O Berserker acabou sendo morto por Royce (Adrien Brody), que decapitou o yautja com um machado de osso.

Curiosidade: Berserker cresceu para ser um prodígio geracional dentro de seu clã, tornando-se o yautja mais jovem a matar um xenomorfo, bem como alcançar o posto de Sangrado. Ele alcançaria um status lendário, possuindo a maior contagem de mortes de sua geração, subindo rapidamente na hierarquia yautja. Eventualmente, ele partiu de seu antigo clã e estabeleceu o seu próprio como Líder de Clã; liderando os Sangrados: Falcoeiro e Rastreador; e se opondo ao Clã Caçadores da Selva.

PREDADOR FUGITIVO – Predador (2018)

O Predador Fugitivo, também conhecido como Rogue Predator, era um híbrido yautja/humano. Apesar de matar humanos, o objetivo do Fugitivo era entregar uma arma conhecida como “Predator Killer” para a humanidade para que eles pudessem se defender de uma invasão de algum tipo.

Ele foi capturado pelo Projeto Stargazer após pousar na Terra, em 2018; enquanto várias peças de seu equipamento foram roubadas por Quinn McKenna (Boyd Holbrook). O Fugitivo mais tarde escapou do cativeiro e foi em busca de sua tecnologia desaparecida, embora tenha sido morto pelo Upgrade Predator em combate.

PREDADOR MELHORADO – Predador (2018)

O Predador Melhorado (Upgrade Predator), também conhecido como Predador Ultimato ou Predador Assassino, era um yautja geneticamente modificado e inimigo do Predador Fugitivo. Seu objetivo era assassinar o Fugitivo e impedi-lo de entregar o “Predator Killer” para a humanidade, para que eles pudessem se defender de uma iminente invasão yautja na Terra.

O Predador Melhorado acabou sendo morto por Quinn McKenna, que usou a luva de pulso do Predador para disparar um explosivo na perna da criatura, fazendo-o explodir, antes de acabar com ele com vários tiros na cabeça.

O espécime era um yautja imponente de tamanho gigantesco, um provável produto de extrema hibridização. Seu DNA era uma amálgama de várias criaturas, unidas para aumentar seu tamanho, força e habilidades. Com aproximadamente 3,35m de altura, ele era muito mais alto, mais rápido, mais forte e infinitamente mais resistente do que um yautja normal; e ele podia manipular seu corpo para conceder-lhe habilidades não naturais.

Ao contrário de um yautja comum, ele possuía uma pele exoesquelética à prova de balas que poderia refletir tiros a curta distância e até mesmo quebrar lâminas que faziam contato contra sua pele, encerrando assim a necessidade de uso extensivo de armadura corporal. O ser também não exigiu um bio-capacete para ter visão térmica, sugerindo uma forma de implante.

Curiosidade: A motivação por trás da hibridização do Predador é questionável quando se leva em conta a tradição estabelecida. O desdém da raça yautja em relação ao Predalien (xenomorfo nascido de um yautja) mostra que eles desaprovavam a prática de hibridização entre sua espécie e outras espécies. É possível, no entanto, que o Predador Assassino tenha vindo de um clã que foi condenado como Sangue Ruim pela prática de hibridização para criar uma forma de super caçador.

PREDADOR SELVAGEM – Predador: A Caçada (2022)

O Predador Selvagem (Feral Predator) é um yautja que realizou uma caçada no século XVIII, em Lawton, Oklahoma, o então território da Tribo Comanche. Ele entrou em conflito com a guerreira Comanche, Naru (Amber Midthunder).

Apesar de ser um Não-Sangrado, o Predador Selvagem é notavelmente um caçador e guerreiro habilidoso, mas ainda jovem e confiante. Ao não atacar oponentes desarmados ou animais que não fossem agressivos contra ele, o Predador Selvagem foi mais fiel ao Código de Honra dos yautjas em combate real.

Curiosidade: Predador: A Caçada é o primeiro filme prequel da franquia Predador.


Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile