Início QUADRINHOS Artigo Sabbac: Conheça o vilão demoníaco de Shazam

Sabbac: Conheça o vilão demoníaco de Shazam

0
Sabbac: Conheça a versão demoníaca de Shazam

Para entender um pouco da história de Sabbac é importante dizer que até o momento existem 3 versões desse personagem na DC Comics, a “original” e mais conhecida é a de Timothy Karnes; criado por Otto Binder e Al Carreno, o vilão apareceu pela primeira vez na HQ Capitão Marvel Jr. #4, publicada em fevereiro de 1943.

O oposto maligno de Shazam, Sabbac utiliza os poderes dos Senhores das Trevas Satanás, Any, Belial, Belzebu, Asmodeus e Craetis.

ORIGEM

Timothy Karnes é descrito como irmão adotivo de Freddy Freeman ou mais conhecido como Capitão Marvel Jr.; os pais de Freddy, David e Rebecca Freeman, receberam Timothy, mas o menino foi enviado para morar com outra família quando o casal morreu em um acidente de carro. Timothy se viu arrastado de um lar adotivo abusivo para outro, e passou a odiar e se ressentir por Freddy Freeman, que viveu uma vida boa e pacífica com seu avô.

Mais tarde ao adquirir seus poderes, ele se junta a agentes nazistas, sendo prometido poder sobre a América se ele os ajudar a conquistá-la, e tenta destruir linhas de transporte para isolar o leste e o oeste da América do Norte. No entanto, enquanto ele continua lutando contra o Capitão Marvel Jr., os vários demônios o deixam à medida que as coisas ficam cada vez mais sombrias para o vilão, removendo seus poderes até que Satanás o deixa, permitindo que ele seja derrotado.

As outras versões do vilão foram:

Ishmael Gregor, que foi criado por Judd Winick e Tom Raney; e estreou na HQ Outsiders Vol. 3 #8, publicada em março de 2004.

O seguinte foi Sr. Bryer; com o reboot dos Novos 52 da DC Comics em 2011, Geoff Johns e Gary Frank introduziram uma nova versão do Sabbac na HQ Liga da Justiça Vol. 2 #21, publicada em 2013.

PODERES E HABILIDADES

Sabbac é descrito como um “oposto obscuro” do Shazam, suas forças originadas do Inferno deram ao humano Timothy Karnes o poder de se tornar um ser com poderes para rivalizar com o Shazam. Assim como a palavra mágica Shazam dá os poderes para Billy Batson, a palavra Sabbac é um acrônimo para os seis demônios que dão poderes a Timothy Karnes, são eles:

  • Satanás;
  • Any;
  • Belial;
  • Belzebu;
  • Asmodeus e
  • Craetis

Quando Karnes diz a palavra mágica Sabbac, um relâmpago negro mágico surge do submundo e o transforma em um demônio musculoso com super força, super velocidade, voo, sopro de fogo e a capacidade de emitir rajadas de fogo das palmas de suas mãos.

EQUIPES

Quando estava assumindo a máfia local em Las Vegas, a Sociedade Secreta dos Super Vilões enviou o Exterminador, que aniquilou toda a comitiva de Sabbac como forma de convencer o tal a entrar para essa equipe. 

Sabbac também já trabalhou com o Quinteto Mortal e ao mesmo tempo absorveu os poderes dos Sete Pecados Capitais e os usa para derrotar não só o Quinteto Mortal, mas também a equipe de heróis Os Renegados.

CURIOSIDADES

Uma das fraquezas que afetam Sabbac é se sentir intimidado por outros, cada um dos demônios que lhe dão poder vão abandonando seu corpo e junto deles, seus poderes vão sendo retirados de Timothy Karnes. 

OUTRAS MÍDIAS

O ator David Meunier na série Arrow, como Sabbac na versão Ishmael Gregor.

TV

Sabbac já foi mencionado no desenho animado Justiça Jovem pela personagem Cat Grant que está lendo uma notícia sobre ele.

O personagem também já apareceu na 5ª temporada da série Arrow, porém como a versão de Ishmael Gregor; e foi interpretado pelo ator David Meunier.

CINEMA

Sabbac irá aparecer no filme Adão Negro; rumores afirmam que o vilão será interpretado pelo ator Marwan Kenzari. Dirigido por Jaume Collet-Serra, o longa estrelado por Dwayne Johnson chega aos cinemas no dia 20 de outubro de 2022.


LEIA TAMBÉM:

DC Comics: Conheça alguns personagens da editora

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile