O 77ª Festival de Veneza adicionou em sua lista de produções outros dois longas. São eles, The Human Voice, dirigido por Pedro Almodóvar e One Night in Miami, liderado por Regina King. Ambos os filmes serão exibidos fora de competição.
O primeiro filme em inglês do renomado diretor espanhol conta com Tilda Swinton no papel principal. O média-metragem de 30 minutos, filmado e editado logo após o início da pandemia retrata a história desesperada de uma mulher que aguarda o telefonema do amante que acabou de abandoná-la.
Já a estreia de Regina King na direção segue a história de Cassius Glay (Eli Goree), antes de tornar-se o ativista e famoso boxeador Muhammad Ali. Após derrotar Sonny Liston, quanto multidões lotam Miami Beach para comemorar a partida, Clay que é proibido de ficar na ilha por causa da segregação passa a noite no Hampton House Motel em um dos bairros historicamente negros de Miami.
Lá, o boxeador comemora com três dos seus amigos mais próximos: o ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr., de Hamilton) e o astro do futebol Jim Brown (Aldis Hodge). Na manhã seguinte, os quatro homens emergem determinados a definir um novo mundo para si e para seu povo. Recentemente a Amazon adquiriu os direitos globais do longa.
Diretores e o Festival
Em entrevista ao Deadline, King comentou:
“Estamos nos beliscando para termos sido selecionados para fazer parte do Festival de Cinema de Veneza – um festival de prestígio. Animado por anunciar outro passo na jornada deste filme.”
Segundo Almodóvar:
“Estou muito empolgado em voltar a Veneza em um ano tão especial, com o Covid-19 como convidado involuntário. Tudo será diferente, e estou ansioso para descobri-lo pessoalmente.”
Em 2020 são 18 filmes na Seleção Oficial com um destaque histórico de oito diretorias entre os escolhidos. Dentre os filmes, vale ficar de olho em Nomadland, de Chloé Zhao (Os Eternos) e The World to Come, de Mona Fastvold (O Sonâmbulo).
O Festival Internacional de Cinema de Veneza será realizada entre os dias 2 e 12 de Setembro, na Itália. O mais antigo festival do mundo terá sua edição de forma presencial após à pandemia. Para se adaptar, medidas sanitárias foram tomadas e também houve uma redução na seleção oficial de filmes.
O Brasil aparece no evento com o documentário Narciso em Férias, dos diretores Renato Terra e Ricardo Calil, sobre a prisão do cantor Caetano Veloso durante a ditadura militar em 1968.
Confira abaixo a lista de indicados na Seleção Oficial:
- In Between Dying, de Hilal Baydarov
- Le Sorelle Macaluso, de Emma Dante
- The World To Come, de Mona Fastvold
- Nuevo Orden, de Michel Franco
- Lovers, de Nicole Garcia
- Laila in Haifa, de Amos Gitai
- Dear Comrades, de Andrei Konchalovsky
- Wife Of A Spy, de Kiyoshi Kurosawa
- Sun Children, de Majid Majidi
- Pieces Of A Woman, de Kornel Mundruczo
- Miss Marx, de Susanna Nicchiarelli
- Padrenostro, de Claudio Noce
- Notturno, de Gianfranco Rosi
- Never Gonna Snow Again, de: Malgorzata Szumowska e Michal Englert
- The Disciple, de Chaitanya Tamhane
- And Tomorrow The Entire World, de Julia Von Heinz
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.