Início FILMES Crítica CRÍTICA – As Nadadoras (2022, Sally El Hosaini)

CRÍTICA – As Nadadoras (2022, Sally El Hosaini)

0
As Nadadoras

As Nadadoras conta a histórias das irmãs Mardini, duas jovens da Síria que sonham em competir nas Olimpíadas pelo seu país. Quando a guerra civil tem início, as duas precisam fugir para colocar realizar seu sonho. As Nadadoras é um filme sobre resiliência e como ir atrás dos seus sonhos importa.

Baseado em fatos reais, o longa conta a história de Yusra Mardini (Nathalie Issa) e de sua irmã Sara (Manal Issa) enquanto fogem da Síria e todos os desafios que passam até chegarem na Alemanha. O longa aborda a crise dos refugiados e faz uma ferrenha crítica à como os que pedem asilo são tratados no país, mostrando que nem todos conseguem viver o sonho, como o caso de Yusra.

SINOPSE

Duas irmãs deixam a Síria devastada pela guerra e percorrem um longo e perigoso caminho em busca de um novo lar. As duas são apaixonadas por natação e sonham em competir nas olimpíadas do Rio em 2016.

ANÁLISE

As Nadadoras me manteve acordado até as 3 da manhã assistindo o longa, e após ele, pesquisando o quanto da história era real. Ambientado em um primeiro momento em 2011, quando a Guerra Civil estourou dentro da Síria, o longa nos mostra como a opressão e os perigos da guerra alimentado pelo ocidente causam a destruição no oriente.

Após a ambientação, testemunhamos um salto temporal, quando a situação passou a realmente ficar insuportável. Enquanto se mantiveram fortes, os perigos externos dos ataques que assolavam as cidades sírias fez com que os Mardini fizessem o até então, algo impensado: fugir da Síria.

Muito distante de mostrar toda a peregrinação da família Mardini, acompanhamos no longa como as irmãs Yusra, Sara e seu primo Nizar Mardini (Ahmed Malek) se veem obrigados a fugir do conflito que parecia cada vez mais perto deles.

Como um filme dolorido, intenso e forte, As Nadadoras é inspirador e sensível à sua medida. Quando em determinados momentos entendemos como o mundo real é por vezes mais cruel do que muitas ficções, o longa nos dá um soco na boca do estômago, e sem muitos rodeios, lança nossas personagens para a frente em busca de seus objetivos.

VEREDITO

As Nadadoras nos apresenta uma intensa premissa e nos deixa com o coração quentinho ao seu fim. Com sequências de tirar o fôlego, o longa nos mostra uma história importante que muitas vezes é desconhecida para muitos espectadores – como foi para esse que vos escreve. Além de um roteiro poderoso, o longa é brilhantemente encaminhado pelo incrível elenco.

As Nadadoras é uma produção do Reino Unido é distribuída mundialmente pela Netflix.

5,0 / 5,0

Confira o trailer do filme:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile