Início FILMES Crítica CRÍTICA – Morte, Morte, Morte (2022, Halina Reijn)

CRÍTICA – Morte, Morte, Morte (2022, Halina Reijn)

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Morte, Morte, Morte é um longa da A24 e tem a direção de Halina Reijn. O elenco tem Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte) como uma das protagonistas.

SINOPSE DE MORTE, MORTE, MORTE

Um grupo de jovens se junta em uma noite de tempestade para fazer uma festa em um local isolado. Lá, as coisas começam a ficar macabras quando David (Pete Davidson) aparece com o pescoço cortado, morrendo aos pés dos convidados. Agora, todos são suspeitos e devem tentar sobreviver em uma noite alucinante.

ANÁLISE

A A24 sempre inovou em suas premissas e em Mortes, Mortes, Mortes, a princípio, traria uma ideia mais simples, pois se trata do primeiro slasher pastelão da produtora indie.

Entretanto, depois de 01h35min, vemos que não é bem assim, visto que, mais uma vez, as propostas autorais fora da caixa aparecem muito bem no longa. A roupagem da obra lembra muito alguns clássicos como Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado e Pânico.

Temos um conjunto de personagens diversos e que são extremamente difíceis de nos conectarmos, pois eles são uma forma bastante estereotipada de crítica da Geração Z, ou Zennials, que são jovens que, aparentemente, não possui preocupações maiores, com cada um dos possíveis suspeitos sendo pessoas fúteis e que tentam na base do vitimismo se encaixar em uma sociedade que busca holofote no melhor storytelling.

Um exemplo disso é Alice, interpretada de forma brilhante por Rachel Sennott, que ao ver suas amigas numa pior, tenta se encaixar se colocando ainda mais para baixo em um diálogo muito inteligente e divertido. Brigas por conta de privilégios e inveja são um pano de fundo para diversas mortes bizarras.

Mortes, Mortes, Mortes consegue segurar seu espectador com uma trama misteriosa e que joga pistas falsas a todo o momento, deixando todo o elenco com cara de suspeito. A narrativa usa das características de cada um como meio de torná-los culpados, uma excelente sacada do texto. O plot twist final é tão genial que todos os problemas do filme quase são sanados por conta dele.

Falando dos pontos negativos, temos uma história arrastada e um segundo ato que pode tirar muitas pessoas de Morte, Morte, Morte. Os diálogos por mais inteligentes que sejam, ficam meio deslocados e artificiais. Para os mais descrentes, o longa pode não funcionar, já que para embarcar na trama, há a necessidade de deixar muitas coisas absurdas passarem despercebidas, mas isso é muito mais um detalhe, ainda mais por se tratar de uma comédia ácida de terror/suspense.

VEREDITO

Com uma ideia que parecia ser mais do mesmo, mas com uma reviravolta divertida, Mortes, Mortes, Mortes é a cara da A24. Por mais que se pareça com um slasher qualquer, a obra traz de forma bastante inteligente um subtexto que critica o vitimismo e os privilégios de uma classe hipócrita e que apenas quer curtir de forma bastante inconsequente.

3,8/5,0

Confira o trailer de Morte, Morte, Morte:

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