Início FILMES Crítica CRÍTICA – O Troll da Montanha (2022, Roar Uthaug)

CRÍTICA – O Troll da Montanha (2022, Roar Uthaug)

0
Troll

O Troll da Montanha é um longa norueguês que desde seu lançamento, tem causado muito burburinho na locadora vermelha. Não apenas pela parte mística, mas pela parte lúdica de sua história, o filme dá vida ao imaginário norueguês e traz ao nosso mundo algo característico da cultura nórdica, o Troll.

As sociedades mais antigas e as atuais contam com detalhes e crenças intrínsecas dos lugares que habitavam, e costumavam colocar em criaturas sobrenaturais a culpa por eventos naturais aos quais aparentemente não tinham qualquer explicação racional. Entender e ver como os norugueses viam o mundo por esse viés místicos, fazem de O Troll da Montanha uma viagem divertida e imaginativa.

SINOPSE

Uma explosão nas montanhas desperta um Troll enfurecido. Para lidar com a onda de destruição e caos, as autoridades convocam uma destemida paleontologista.

ANÁLISE

O filme tem início no passado, contando a infância de Nora Tidemann (Ine Marie Wilmann), enquanto seu pai a conta sobre uma raça que parece ter sido “dizimada” na Noruega após a chegada do cristianismo. Após essa intro, testemunhamos um salto temporal, agora na fase adulta, Nora tua como uma paleontologista recuperando itens de um passado longínquo.

Em uma tentativa de dar início ao que o governo afirma ser uma renovação de uma região com a criação de um túnel que ligará uma cidade à outra, um Troll surge do coração de uma montanha após uma explosão, e ele não deixará nada em seu caminho de pé.

Ao meu ver, se o longa tivesse tentado esconder qual o perigo havia surgido do coração da montanha ao invés de explicitar no título do filme, o longa teria mais impacto – principalmente pela construção inicial fantástica.

Quando contrastamos os acontecimentos do longa com o que o filme nos apresenta, entendemos até mesmo a razão do troll ser algo próximo de humano, o que garante uma empatia de seus espectadores com a criatura que não parece ter qualquer empatia com os soldados, cidades e indivíduos que ele destrói em seu caminho enquanto parece vagar completamente sem rumo.

VEREDITO

O Troll da Montanha funciona como uma história lúdica, sobre um lugar com um folclore e cultura completamente diferente do nosso. O longa cumpre seu papel de entreter e expandir o que conhecemos como lore nórdico, levando ainda mais conhecimento e proporcionando aos espectadores uma história interessante, com um plot twist ainda mais interessante.

3,5 / 5,0

Confira o trailer do filme:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile