Início FILMES Crítica CRÍTICA – Super Mario Bros.: O Filme (2023, Aaron Horvath, Michael Jelenic)

CRÍTICA – Super Mario Bros.: O Filme (2023, Aaron Horvath, Michael Jelenic)

0
Super Mario Bros

Cogumelos que deixam as pessoas maiores, flores mágicas e uma estrela que se torna invencível. Tudo isso e muito mais temos em Super Mario Bros.: O Filme. O longa animado chegou aos cinemas no dia 06 de abril, produzido pela Illumination Entertetainment em colaboração com a Universal Pictures. A produtora é conhecida por animações como Meu Malvado Favorito e seus spin-offs, The Lorax Sing, Pets e O Grinch.

Os diretores são a dupla Aaron Horvath e Michael Jelenic e um elenco de vozes com Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day, Jack Black e Seth Rogen. A dublagem conta com Raphael Rosatto, Manolo Rey, Carina Eiras, Marcio Dondi, Pedro Azevedo e Eduardo Drummond.

A animação é uma adaptação da maior franquia de jogos da Nintendo sendo seu primeiro título em 1983. Dez anos depois houve uma adaptação em live action protagonizada por Bob Hoskins e John Leguizano.

SINOPSE

Em Super Mario Bros.: O Filme. Mario (Chris Pratt) é um encanador qualquer no bairro de Brooklyn junto com seu irmão Luigi (Charlie Day). Um dia, Mario e Luigi vão para no Reino dos Cogumelos, governado pela Princesa Peach (Anya Taylor-Joy). Mas, ameaçado pelo Rei dos Koopas, Bowser (Jack Black), que vai fazer de tudo para conseguir reinar todos os lugares.

Mario terá que aprender como viver nesse novo reino perigoso, passando por vários biomas, utilizar itens e andar em plataformas nada confiáveis. Também estará acompanhado de amigos, como Toad (Keegan-Michael Key) e Donkey Kong (Seth Rogan).

ANÁLISE

Super Mario Bros. é uma animação que garante a melhor mistura possível entre diversão e nostalgia que se poderia criar. Como experiência cinematográfica a aventura do encanador italiano pelos canos de Nova York é garantia de boas risadas e momentos empolgantes.

A animação tem pontos fortes que se vale ressaltar, como a sua trilha sonora e o próprio estilo de animação que adaptam de forma adequada uma história de fantasia. A direção aproveita o melhor da escolha de mídia para adaptação, trazendo ao espectador a melhor perspectiva de uma vivência de jogo deste universo.

A trilha sonora se comunica muito bem com a ideia de experiência de jogo/ cinema, utilizando as músicas conhecidas tanto do público geral quanto dos amantes de jogos. Ainda neste aspecto se juntam a músicas dos anos 80, período que o primeiro jogo foi criado, sendo utilizadas de forma excelente ao longo dos 92 minutos de filme.

Sim é ele, o Mario!

Os personagens são igualmente carismáticos e proporcionam excelentes momentos. Mario é carismático e tem uma jornada de afirmação interessante, confiante em momentos difíceis e seu otimismo. O lado cativante do encanador é uma excelente solução de roteiro, para estabelecer vínculos com personagens como a princesa Peach, Donkey Kong e Toad. Proporcionalmente para se estabelecer como rival de Bowser que tem seus objetivos de conquista, tanto do universo quanto afetivo, sendo um vilão excelente.

O roteiro talvez seja a única fragilidade longa, pois sugestiona algumas questões que são facilmente solucionadas, como a relação familiar dos irmãos. Porém, não é uma questão a qual a animação se propõe, mas utiliza este ponto para contextualizar a resiliência de ambos nos momentos difíceis.

 Quanto adaptação Mario Bros. consegue ser excelente, utilizando os principais elementos do jogo para construir a história. Assim como a trilha sonora, como mencionado anteriormente, e espalhando de forma interessante easter eggs e referências que não se esforçam e em estar escondidas.

A conclusão é satisfatória, estabelecendo elementos que podem ser utilizados em uma futura sequência, mas não deixa de finalizar este primeiro momento. É interessante como esta construção de universo se estabelece com potencial para novas histórias e conhecer novos personagens. Importante neste filme ficar para as duas cenas pós créditos, uma mais divertida e outra já preparando o terreno para uma história futura.

VEREDITO

Super Mario Bros.: O Filme é uma aventura excelente, uma viagem nostálgica para fãs de jogos, de animações ou apenas pessoas que em algum momento em suas vidas se divertiram com as aventuras do encanador italiano neste mundo fantástico.

4,5 / 5,0

Confira o trailer:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile