Emily Olivia Leah Blunt nasceu em 23 de Fevereiro de 1983 (37), em Londres. Casada desde 2010 com John Krasinsk é mãe de duas filhas: Hazel (6) e Violet (4); a atriz britânica se naturalizou norte-americana e ganhou os holofotes após seu papel em O Diabo Veste Prada (2006), atuando ao lado de Meryl Streep e Anne Hathaway.
Blunt ganhou notoriedade ao estrelar diversos filmes de ação que lhe renderam elogios da crítica e do público como Looper: Assassinos do Futuro (2012), Sicario: Terra de Ninguém (2015), e No Limite do Amanhã (2014).
INÍCIO DE CARREIRA
Na TV Blunt atuou em séries dos canais BBC, ABC e A&E. Seu papel de mais destaque provavelmente tenha sido na minissérie Empire, onde interpretou Camane.
Curiosidade: Em 2009, a atriz emprestou sua voz para a personagem Juliet Hobbes, em Os Simpsons, no episódio “Lisa, a Rainha do Drama”, 9º episódio da 20ª temporada.
Com mais de 30 longas em sua carreira no cinema, Emily Blunt também já atuou nos teatros e TV.
COADJUVANTE
PRÊMIOS
No BAFTA recebeu 4 indicações, levando o prêmio de Melhor Atriz em 2017 por A Garota no Trem.
Já no SAG Awards, suas indicações somam 3, mas venceu apenas em 2019 como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Um Lugar Silencioso.
O Oscar, bom, Emily Blunt ainda não teve a honra de receber o prêmio máximo do cinema internacional. Afinal a Academia tem esnobado suas últimas atuações (O Retorno de Marry Poppins e Um Lugar Silencioso). Uma lástima!
OS 10 MELHORES FILMES DE EMILY BLUNT
O Diabo Veste Prada (2006)
A adaptação cinematográfica é estrelada por Meryl Streep como Miranda Priestly, uma poderosa editora de revista de moda, e Anne Hathaway como Andrea “Andy” Sachs, que após formada vai para Nova Iorque e consegue um emprego como co-assistente de Priestly. Emily Blunt e Stanley Tucci co-estrelam como a co-assistente Emily Charlton e o diretor de arte Nigel, respectivamente.
A ex-modelo brasileira Gisele Bündchen também estrela o filme.
O Lobisomem (2010)
O filme dirigido por Joe Johnston, é um remake do filme clássico de mesmo nome feito em 1941, e estrelado por Benicio Del Toro como Lawrence Talbot, Anthony Hopkins como Sir John Talbot e Emily Blunt como Gwen Conliffe, o elenco também contou com nomes como: Hugo Weaving (Matrix) e Asa Butterfield (Sex Education).
O longa venceu o Oscar na categoria de Melhor Maquiagem em 2011. Esta é a segunda refilmagem do clássico de terror da Universal Pictures; a primeira versão, de 1941, foi estrelada por Lon Chaney Jr.
As Viagens de Gulliver (2010)
No elenco do filme temos: Jack Black, Emily Blunt, Jason Segel, Billy Connolly, Catherine Tate e Amanda Peet.
No Limite do Amanhã (2014)
Por cinco anos, a humanidade esteve em guerra com uma raça alienígena chamada “mimetizadores”. Militares da OTAN criaram uma federação chamada Forças de Defesa Unidas, ou UDF (na sigla em inglês de United Defense Forces) para combater os aliens, mas isto não os impediu de dominar boa parte da Europa, incluindo a França e a Alemanha.
Contudo, a UDF finalmente consegue uma vitória relevante em Verdun, na França, com a ajuda de exoesqueletos mecânicos chamados “Jackets“.
O major William Cage (Tom Cruise) descobre que ele será forçado a lutar na linha de frente da invasão, controlando um dos exoesqueletos.
William consegue matar um dos aliens com uma bomba, mas acaba morto na explosão e envolvido no sangue extraterrestre. Ele então desperta no mesmo local onde acordou em Heathrow. Pouco a pouco, ele percebe que está revivendo o dia que passou e descobre que pode “resetar” o dia cada vez que morre.
Em uma das repetições da luta, ele encontra Rita Vrataski (Emily Blunt), também conhecida como “Anjo de Verdun”. Antes de morrerem, Rita pede que William a encontre “quando acordar”.
Sicario: Terra de Ninguém (2015)
A história do filme é sobre uma agente de FBI que é alistada por uma força-tarefa do governo para derrubar o líder de um poderoso e brutal cartel de drogas mexicano.
O filme foi apresentado originalmente no Festival de Cannes e recebeu aclamação da crítica, que elogiaram o roteiro, as performances, cinematografia e trilha sonora.
Em 2018 chegou aos cinemas a sequência com Sicario: Dia do Soldado.
O Caçador e a Rainha do Gelo (2016)
A história de O Caçador e a Rainha de Gelo se passa anos antes da história de A Branca de Neve e o Caçador, quando a Rainha Ravenna (Charlize Theron) governava um outro reino. Sempre ao seu lado estava sua irmã, a bondosa Freya (Emily Blunt).
A jovem fica grávida e dá à luz a uma menina. Ao descobrir que a filha de sua irmã está destinada a crescer e se tornar a mais bela de todas, Ravenna mata a bebê, o que desperta na jovem Freya um poder diferente de tudo que o mundo já viu. Muito tempo depois, Freya é conhecida como a Rainha do Gelo, que com seu poderoso exército conquista inúmeros reinos.
Com a morte de Ravenna, Freya deseja ter seu espelho mágico. O que ela não esperava é que Eric (Chris Hemsworth) está disposto a destruir o espelho e assim acabar com os planos da rainha.
A Garota no Trem (2016)
Rachel Watson (Emily Blunt), uma mulher divorciada, apanha o trem para trabalhar todos os dias e gasta seu trajeto a fantasiar sobre um jovem casal que vive na mesma rua do seu ex-marido. Uma certa manhã, ela vê algo chocante e encontra-se envolvida num mistério que promete alterar para sempre a vida de todos os envolvidos.
O Retorno de Mary Poppins (2018)
O elenco conta com Emily Blunt, Meryl Streep, Colin Firth, Pixie Davies, Nathanael Saleh, Joel Dawson, Julie Walters e Lin-Manuel Miranda.
Situado na década de 1930 em Londres, que é o período dos romances originais de P. L. Travers, a história segue Michael (Ben Whishaw) e Jane Banks (Emily Mortimer), que agora estão crescidos.
Michael está morando com seus três filhos: Annabel, Jhon e Georgie (Pixie Davies, Nathanael Saleh e Joel Dawson, respectivamente) e a governanta Ellen (Julie Walters), na casa de Cherry Tree Lane. Depois que Michael tem uma perda pessoal, Mary Poppins (Emily Blunt) volta para a vida da família Banks.
Poppins é acompanhada por um acendedor de rua chamado Jack (Lin-Manuel Miranda), e uma prima excêntrica chamada Topsy (Meryl Streep).
Um Lugar Silencioso (2018)
Beck e Woods começaram a trabalhar na história em 2013, e a Paramount Pictures, comprou seu roteiro de especificação em 2017. John Krasinski então se juntou como diretor e escreveu um novo rascunho do roteiro.
Um Lugar Silencioso tornou-se um sucesso financeiro ao ter arrecadado mais de 340 milhões de dólares mundialmente, ante um orçamento de 17 milhões. Foi aclamado pela crítica especializada, que elogiou sua originalidade, atmosfera, as atuações, a direção e a sonoplastia, chamando-o de “inteligente, perversamente assustador”.
O elenco é formado basicamente pela família Abbott com John Krasinski como Lee Abbott, Emily Blunt como a matriarca Evelyn e Millicent Simmonds, Noah Jupe e Cade Woodward como os filhos do casal: Regan, Marcus e Beau Aboott, respectivamente.
A obra recebeu indicações a diversos prêmios, incluindo Globo de Ouro, Producers Guild of America, aos SAG Awards e ao Oscar.
Curiosidade: O American Film Institute e o National Board of Review escolheram-no como um dos 10 melhores filmes do ano.
Um Lugar Silencioso – Parte 2 (2020)
Forçados a se aventurar no desconhecido, eles rapidamente percebem que as criaturas que caçam pelo som não são as únicas ameaças que se escondem além do caminho da areia.
Um Lugar Silencioso – Parte 2 chegará aos cinemas no dia 19 de Março. O elenco conta com Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe reprisando seus papéis da família Abbott e complementam o elenco: Cillian Murphy e Djimon Hounsou.
Curiosidade: A jovem atriz Millicent Simmonds é surda na vida real. John Krasinski explicou que queria alguém que entendesse das dificuldades reais de um deficiente auditivo para que ele também pudesse aprender com ela no set.
E ai, você curte o nosso trabalho?
Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.