Início FILMES Crítica Noites Sombrias #62 | Fantasmas do Passado (2022, Mariama Diallo)

Noites Sombrias #62 | Fantasmas do Passado (2022, Mariama Diallo)

0
Fantasmas do Passado

A mais nova produção original da Amazon Prime Video, Fantasmas do Passado (Master, título original) traz um tema de terror sobrenatural e social que vem dividindo muitas opiniões desde a sua estreia. Mas não é de hoje que os filmes intitulados terror trazem subgêneros que fogem desse padrão e tem apresentado roteiros muito interessantes e temas atuais.

O elenco conta com Regina Hall, Zoe Renee, Amber Gray, Ella Hunt e Joel de la Fuente.

SINOPSE DE FANTASMAS DO PASSADO

Três mulheres lutam para encontrar seu lugar em uma prestigiada universidade da Nova Inglaterra, cuja gélida elite parece esconder algo ainda mais sinistro. A professora Gail Bishop (Regina Hall) foi recentemente promovida a mestre de um alojamento, a primeira vez na Universidade Ancaster em que uma mulher negra recebeu essa função. Determinada a balançar tradições com séculos de duração, Gail logo se encontra presa nos julgamentos e tribulações de Jasmin Moore (Zoe Renee), uma enérgica e otimista caloura negra.

O tempo de Jasmine em Ancaster logo é ameaçado quando ela é apontara para um dormitório que, dizem, é assombrado. As coisas pioram quando Jasmine entra em conflito com Liv Beckman (Amber Gray), uma professora no meio da sua própria revisão de uma jornada racialmente conflituosa. Conforme Gail tenta manter a ordem e cumprir suas missões como mestra, rachaduras começam a surgir na antes imaculada fachada de Ancaster. Após uma carreira lutando para entrar no círculo interno da universidade, Gail é confrontada com a horrível noção do que está abaixo, passando a se perguntar não o quê é assombrado, mas quem.

ANÁLISE

Fantasmas do Passado é um filme atual, sobrenatural e, contudo, fugindo do óbvio que a maioria dos filmes do gênero terror nos apresenta. O longa está diretamente ligado ao drama, com perfis de personagens iguais mas que não se conectam em contexto.

A trama se desenvolve quando Gail é promovida a tutora ou mestre. Ela é a primeira mulher negra a ocupar o corpo docente da renomada faculdade da Nova Inglaterra a chamada Ancaster College, onde traz a nata da elite predominantemente branca e sua promoção desencadeia uma série de encontros crescentes entre ela, uma colega professora chamada Liv e Jasmine, uma caloura recém chegada ao campus.

A roteirista-diretora Mariama Diallo centraliza seu roteiro no trauma psicológico de ser negro em uma prestigiosa faculdade, articulando as ansiedades corrosivas que expõem os terrores às vezes simples, às vezes complexos, mas sempre duradouros da discórdia racial na América.

Por outro lado tem Jasmine, a nova aluna a se juntar ao campus, sendo a oitava discente negra passa por situações racistas extremamente desconfortáveis e ao mesmo tempo em que luta para conquistar suas notas excelentes como uma ótima aluna e premiada no ensino médio, ela tenta se camuflar e não chamar a atenção com seu jeito tímido e amável.

Acredito que o longa traga divisão de opiniões pois os elementos que caracteriza o gênero não são de criaturas horrendas e com ferramentas assassinas, mas nos apresenta de forma sim sobrenatural, porém social.

Como todo filme tem seu lado bom e seu lado ruim, com Fantasmas do Passado não seria diferente. A construção dos personagens são bem construídos, no entanto deixam muitas pontas soltas e elementos desnecessários ao decorrer da trama. O primeiro e segundo ato acontecem de forma mais lenta, mas Diallo traz um terceiro ato muito importante deixando os espectadores em uma atmosfera assustadora e chocante, e ao mesmo tempo com muitas dúvidas e arcos que foram mostrados ao longo da trama, sem absolutamente nenhuma explicação, mas que não compromete o entretenimento.

VEREDITO

Não podemos deixar de falar sobre a fotografia de Charlotte Hornsby, que apresenta planos médios ou fechados e uma iluminação em vermelho, caracterizando cenas em que a personagem Jasmine Moore se vê em crises. Tudo isso ajuda na imersão, pavor e incômodo que Mariama Diallo busca constantemente passar em uma transição entre o terror sobrenatural sendo manifestado e quando o filme retoma para o drama.

De fato, Fantasmas do Passado funciona e ganha força relatando o racismo enraizado e velado contra duas mulheres prestes a alcançarem um novo capítulo em suas trajetórias e que merece ser assistido. O longa é uma produção original e está disponível na Amazon Prime Video.

3,5/5,0

Assista ao trailer oficial:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile