O pai senegalês de origem fulani, Sr. Demba Sy, decidiu ir para a França numa tentativa de juntar dinheiro antes de voltar ao Senegal. Contudo, como a maior parte das pessoas, permaneceu na França. Assim, sua esposa mauritana, a Sra. Diaratou Sy e seus filhos se mudaram para a França em 1974; e em 20 de janeiro de 1978, em Trappes, cidade no interior da França, nasceria Omar Sy, o quarto de oito irmãos, que viria a se tornar ator, roteirista, dublador e humorista francês.
Em 05 de julho de 2007, ele se casou com Hélène Tremblay-sur-Mauldre, tendo 5 filhos com ela: Alhadji, Tidiane, Selly, Sabah e Amani-Nour Sy.
INÍCIO DE CARREIRA
Como morava no mesmo bairro que o humorista e ator francês, Jamel Debbouze, conseguiu a chance de dirigir um programa de rádio na Rádio Nova.
Omar fazia trabalho de freelancer após suas aulas nos anos de 1996 e 1997. Foi neste período que conheceu seu parceiro de comédia, Fred Testot. Depois, no Canal+, ele participou do programa Cinema Jamel.
COADJUVANTE
PRÊMIOS
Curiosidade: O prêmio César, é o equivalente ao Oscar na França e Omar Sy foi o primeiro ator negro a recebê-lo.
OS 10 MELHORES TRABALHOS
Após o sucesso de Intocáveis em todo o mundo, Omar foi chamado para participar de filmes hollywoodianos. Alguns nomes como X-Men, Jurassic World e até uma série na Netflix.
Irmão Urso (2004)
Curiosidade: Em Irmão Urso, Omar Sy dublou uma ovelha, mas entre diversos trabalhos de dublagem o ator também conta em seu currículo Tomb Raider: Legend (2006) e Bolt: Supercão (2009).
Intocáveis (2011)
Curiosidade: Omar perdeu dez quilos para o papel, pois acreditava que um jovem do subúrbio deveria ter um corpo mais atlético.
X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)
Curiosidade: O papel de Omar Sy é de Lucas Bishop, no futuro em que os mutantes lutam contra a extinção. Bishop tem o poder de absorção e redirecionamento de energia.
Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)
Sinopse: O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, se tornando uma grande ameaça para a existência humana.
Inferno (2016)
Sinopse: Robert Langdon (Tom Hanks) desperta em um hospital em Florença, Itália, com um ferimento na cabeça provocado por um tiro de raspão. Bastante grogue, ele é tratado por Sienna Brooks (Felicity Jones), uma médica que o conheceu quando ainda era criança. Langdon não se lembra de absolutamente nada que lhe aconteceu nas últimas 48 horas, nem mesmo o porquê de estar em Florença. Subitamente, ele é atacado por uma mulher misteriosa e, com a ajuda de Sienna, escapa do local. Ela o leva até sua casa, onde trata de seu ferimento. Lá Langdon percebe que em seu paletó está um frasco lacrado, que apenas pode ser aberto com sua impressão digital. Nele, há um estranho artefato que dá início a uma busca incessante através do universo de Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, de forma a que possa entender não apenas o que lhe aconteceu, mas também o porquê de ser perseguido.
Curiosidade: O longa é baseado na obra literária de Dan Brown e é continuação de O Código Da Vinci e Anjos e Demônios.
Transformers: O Último Cavaleiro (2017)
Curiosidade: Em mais um de seus trabalhos de dublagem, Omar Sy, dá voz ao Autobot Hot Rod, um raro Lamborghini Centenario, veículo de R$ 7 milhões que tem apenas 20 unidades no mundo.
Chocolate (2016)
Curiosidade: A cinebiografia do palhaço Chocolate é quanto Omar tem o primeiro papel de protagonista.
Uma Família de Dois (2016)
Alerta Lobo (2019)
O jovem Chanteraide (François Civil) que está a bordo de um submarino nuclear da França é reconhecido como “ouvido de ouro”. Esse apelido é devido ao seu raro dom de conseguir identificar qualquer tipo de som e, justamente por isso, ele carrega muita responsabilidade sobre suas funções. Certa vez, o jovem acaba cometendo um erro gravíssimo e acaba perdendo a confiança dos demais integrantes do submarino, além de colocar a vida de todos em um risco nuclear.
Lupin (2020)
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Lupin (Parte 1, 2021, Netflix)
Curiosidades: A série é uma adaptação dos livros de Maurice Leblanc sobre o personagem Arsène Lupin.
O primeiro livro de Leblanc com o personagem foi lançado em 1907. A obra foi uma encomenda do editor da revista Je Sais Tout, Pierre Lafitte, que pediu uma novela policial com um protagonista que misturasse Sherlock Holmes e A. J. Raffles; e o resultado foi uma espécie de Robin Hood francês: audacioso, sedutor e socorrista dos fracos.
Anti-herói, o personagem zomba da burguesia enquanto faz de tonto o investigador da obra literária – não ao acaso nomeado Herlock Sholmes, como uma resposta icônica francesa ao detetive inglês de Arthur Conan Doyle.
A produção da Netflix não adaptou fielmente os acontecimentos dos livros, mas fica evidente a homenagem dos criadores George Kay e François Uzan ao personagem – e a atuação de Omar Sy reflete com maestria as características do famoso Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca.
Assista nossa crítica sem spoilers:
E ai, você curte o nosso trabalho?
Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.