Reação em Cadeia é um dos muitos filmes conspiracionistas dos anos 90. Com o recém passado temor da Guerra Fria, os Estados Unidos precisavam encontrar uma nova trama que não colocasse os russos como seus principais inimigos. Porque não colocar os próprios estadunidenses como sua maior ameaça?
O longa é estrelado por Keanu Reeves, Morgan Freeman e Rachel Weisz.
SINOPSE
A descoberta de um combustível potente e não poluente desperta o interesse de criminosos, e a jovem dupla de pesquisadores envolvida no projeto acaba sendo acusada de assassinato e espionagem.
ANÁLISE
Reação em Cadeia conta com uma proposta interessante, e vem de uma época em que o filme costumava entregar o que prometia. Falo de cara, que o filme já vale a pena só pelas atuações de Reeves, Weisz e Freeman – se você não curte tanto filmes conspiracionistas. Tendo sido lançado dois anos antes de Inimigo do Estado, estrelado por Will Smith e Gene Hackman, Reação em Cadeia precisou andar para que Will Smith corresse no filme de 1998.
Ao nos lançar em uma trama que o personagem central se envolve em ameaças que fogem de seu controle, o filme nos apresenta a história de um grupo de cientistas que buscam descobrir uma fonte de energia limpa e renovável. Mas no dia da descoberta, uma conspiração envolve os dois jovens protagonistas, Eddie Kasalivich (Keanu Reeves) e a Dra. Lily Sinclair (Rachel Weisz) e os coloca como suspeitos de assassinatos e espionagem.
Enquanto somos lançados no filme, a vibe dos anos 90 toma conta de tudo do filme, mas não se engane. O filme acaba por sair na frente e desponta tecnologias que viriam a fazer parte do nosso cotidiano, como a internet, que é citado como algo glorioso no filme.
VEREDITO
O filme ainda se mostra divertido e serve para nos mostrar um dos temores de uma época, retratando bem a transição da era analógica para a digital enquanto nos apresenta os medos que vindouras tecnologias poderiam trazer ao indivíduos. Reação em Cadeia está disponível no Star+.
3,5 / 5,0
Confira o trailer do filme:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!