O TBT desta semana traz um clássico dos desenhos infantis e também dos filmes de Sessão da Tarde. Em junho de 2022, o live-action de Scooby-Doo dirigido por Raja Gosnell e roteirizado por James Gunn completou 20 anos. O longa da Warner Bros. tem no elenco Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Matthew Lillard, Linda Cardellini, e Rowan Atkinson.
SINOPSE DE SCOOBY-DOO
Após a Mistério S/A – formada por Fred (Freddie Prinze Jr.), Daphne (Sarah Michelle Gellar), Velma (Linda Cardellini), Salsicha (Matthew Lillard) e Scooby-Doo – resolver um caso em uma fábrica de brinquedos, o grupo se desfaz. Eles ficam sem se ver por dois anos, até Emile Mondavarious (Rowan Atkinson), o dono de um parque temático chamado “A Ilha do Espanto”, contratar cada um deles para resolver um mistério envolvendo o parque.
ANÁLISE
É praticamente impossível alguém não conhecer a série de desenho animado Scooby-Doo. Criada no final da década de 1960 pelo estúdio Hanna-Barbera, a turma formada por quatro adolescentes e um cachorro ficou mundialmente famosa entre crianças e adultos. Quase três décadas depois, surgiu no cinema o live-action de Scooby-Doo trazendo de volta o esplendor dessa obra infantil.
Scooby-Doo foi e continua sendo uma porta para o mundo da cultura pop. Suas histórias encantaram gerações, sendo para muitos o início do gosto por filmes de terror. Além disso, suas histórias com finais morais sempre foram muito bem vindas. O filme de 2002 parece compreender o potencial artístico que têm em mãos, ainda que por vezes perca tempo com questões desnecessárias.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Lista de desenhos animados para assistir na HBO Max
Mas, sem dúvida alguma, é fato que a produção acertou na escala de elenco – Freddie Prinze Jr. interpreta o líder do grupo Fred, Sarah Michelle Gellar dá vida a sagaz Daphne, Linda Cardellini faz a inteligente Velma, Matthew Lillard vive o engraçado Salsicha e Scott Innes empresta a voz ao maravilhoso Scooby-Doo. Cada qual está fantástico em seu papel, o grupo como um ótimo timing cômico cria divertidos momentos em cena.
Ajuda muito que o roteiro do filme tenha ficado nas mãos de James Gunn, o roteirista e diretor que na época estava em começo da carreira, aposta no humor paspalhão e também nas piadas adultas para dar energia ao filme. Além do elenco principal, Rowan Atkinson como Emile Mondavarious, o dono do parque de diversões assustador, é estranhamente engraçado.
Existe pouca coisa em Scooby-Doo que aponta que o filme está datado. O CGI dos monstros, por exemplo, não convence mais e nem para a época parecia ser realista. Em contrapartida, a animação do próprio Scooby-Doo ainda é um dos melhores recursos do filme, pois o cachorro rouba a cena diversas vezes e engrandece demais o longa.
É curioso notar que após 20 anos do filme que ganhou uma sequência em 2004, alguns comentários sobre uma terceira parte começaram a surgir na internet, o que mostra o quão relevante essa história continua sendo para as pessoas.
VEREDITO
Scooby-Doo é um marco cultural que encanta gerações e que deve ser revisitado sempre, seja em filmes ou animação. O live-action de 2002 apresenta algumas inconsistências de produção, mas basicamente é mais uma aventura da Mistério S/A repleta de mistérios, momentos divertidos e uma boa dose de nostalgia.
3,5 / 5,0
Assista ao trailer de Scooby-Doo:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!