Início FILMES Crítica TBT #196 | O Jeremias (2015, Anwar Safa)

TBT #196 | O Jeremias (2015, Anwar Safa)

0
TBT #196 | O Jeremias (2015, Anwar Safa)

Quinta-feira é dia do já clássico TBT do Feededigno onde relembramos filmes que nos marcaram e que valem a pena ser assistidos novamente (ou não), mas também tem aqueles que surgem de surpresa graças ao gosto popular; que é o caso de O Jeremias (El Jeremias), que chegou discretamente ao Top10 da Netflix.

O elenco conta com Martín Castro, Karem Momo Ruiz, Paulo Sergio Galindo, Isela Vega, Marcela Sotomayor, Daniel Giménez Cacho, Eduardo Macgregor, Jesús Ochoa, Gabriela Roel, Juan Manuel Bernal, entre outros.

SINOPSE

Jeremias (Martín Castro) é uma criança de 8 anos extremamente inteligente. Quando descobre que que é um gênio, com um Q.I. acima do normal, ele luta para ser bem sucedido, apesar da ignorância e pobreza da sua família, cujo pai tenta lucrar com a genialidade do filho. Aos 8 anos, ele precisa antecipar uma das mais difíceis questões da vida e desvendar o que deseja ser quando crescer.

ANÁLISE

O filme mexicano dirigido por Anwar Safa estreou no 30º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e também recebeu nove indicações ao 58º Prêmio Ariel, incluindo Melhor Diretor para Safa e Melhor Roteiro Original para Ana Sofía Clerici.

Lançado nos Estados Unidos no ano seguinte, O Jeremias foi nomeado na lista final para a entrada do México para o Oscar de 2017, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, mas não entrou como indicado.

Como seria a vida de uma criança com QI elevado no meio de uma família normal? A comédia familiar dirigida por Anwar Safa responde essa pergunta de forma leve e divertida, mas muito do sucesso é graças ao carisma de seu protagonista Jeremias, vivido pelo fofinho Martín Castro e por incrível que parece pelo núcleo “normal” que é sua família e amigos.

Infelizmente, o longa se perde justamente quando Jeremias encontra pessoas que o entendem. Ao introduzir o personagem Dr. Federico Forni (Daniel Giménez Cacho) com características de “vilão” e outras crianças gênio, o filme perde sua vibe família com as situações cotidianas de Jeremias e seus parentes para seguir uma trama sobre a tirar vantagem dos menos inteligentes.

VEREDITO

O Jeremias é um bom filme e que encanta pelo carisma de seu protagonista, mas infelizmente se perde em si mesmo ao mudar sua trama do meio para o final. Uma pena, mas ainda assim, vale o entretenimento por suas atuações tão carismáticas.

3,0 / 5,0

Assista ao trailer oficial:

O Jeremias está disponível na Netflix.

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá

Sair da versão mobile