Início FILMES Crítica TBT #249 | O Diabo a Quatro (1933, Leo McCarey)

TBT #249 | O Diabo a Quatro (1933, Leo McCarey)

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O Diabo a Quatro

Os primeiros passos do cinema foi um palco para diversas mentes geniais expressaram-se através da sétima arte, dentre elas os irmãos Marx cujo o trabalho é um marco significativo para a arte e a comédia. O Diabo a Quatro (Duck Soup) foi lançado em 17 de novembro de 1933, distribuído pela Paramount Pictures, dirigido por Leo McCarey com roteiro de Harry Rubin e Nat Perrin com a duração de 68 minutos.

Ele é estrelado por inesquecíveis irmãos Marx grupo formado por Chico (Leonard Marx), Harpo (Adolph Arthur Marx), Grouxo (Julius Henry Marx) e Zeppo (Herbert Marx) sendo este o ultimo filme com a participação deste ultimo seguindo apenas o trio posteriormente. O grupo de irmãos possui uma grande variedade de trabalhos entre teatro e cinema tendo suas produções distribuídas pela Paramount Pictures e MGM sendo seus filmes as primeiras produções a ganharem popularidade pós a transição do cinema mudo para falado.

SINOPSE

Rufus T. Fireflay (Groucho Marx) é um ditador bem excêntrico que quer se eleger presidente de Freedonia, um pequeno país que está mergulhado em uma enorme crise financeira.

Para incentivar a eleição de Rufus, a senhora Teadstale (Margaret Dumont) aceita doar 20 milhões de dólares aos cofres públicos se seu protegido chegar ao poder. Só que o embaixador de um país vizinho quer Freedonia para si e manda para lá dois espiões, que vão atrás de informações sigilosas. Além disso existe a ameaça de guerra entre os países vizinhos por causa do amor de Teadstale.

ANÁLISE

Diabo a Quatro é uma excelente opção para desconectar-se e dar boas risadas com um estilo de comédia que raramente se reproduz atualmente em qualquer mídia seja no cinema ou até mesmo no próprio stand-up comedy que tornou-se um expoente deste gênero.

A estética do cinema em preto e branco é uma experiência a parte por seu recorte temporal, uma direção que retrata esta fase do cinema com utilização de efeitos práticos para reproduzir alguns elementos como por exemplo o cenário da batalha retratada no contexto político que se ambienta.

O roteiro é inteligente indo além da comédia como um entretenimento circense ou vazio, deixando críticas subtendidas a contextos sociais de época como a grande depressão ou a primeira guerra mundial. Sendo uma excelente resposta ao questionamento que ainda permeia nos dias atuais sobre o cinema ser apenas entretenimento e O Diabo a Quatro mostra que além de ser altamente divertido pode ser muito mais.

As atuações são uma aula de timing cômico seja pela capacidade de Grouxo disparar diversas piadas com suas ironias, a química entre Chico e Harpo como a dupla de espiões invasores do país vizinho e Zeppo que mesmo mais discreto em sua participação derradeira com seus irmãos tem o seu destaque.

Ao longo do filme temos diferentes tipos de cenas engraçadas seja em texto, sem falas apenas com a expressão dos atores ou a própria ação que garante excelentes risadas ao longo de sua hora de filme.

Os números musicais também são excelentes e tem uma estética diferente do que se apresenta no cinema atual sendo um deleite para a experiência do filme como um todo. Sendo encaixados ao longo da história do filme de forma natural diferenciando-se do que geralmente acontece de ser uma pausa no enredo para um número musical.

VEREDITO

Diabo a Quatro é uma experiência de comédia diferente do que a atualidade oferece, sendo um filme divertido e garantia de boas risadas em uma história que tem suas camadas além do entretenimento.

5,0 / 5,0

Confira o trailer do filme:

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