Início FILMES Crítica TBT #250 | Círculo de Fogo (2001, Jean-Jacques Annaud)

TBT #250 | Círculo de Fogo (2001, Jean-Jacques Annaud)

0
TBT 250 | Círculo de Fogo (2001, Jean-Jacques Annaud)

A produção franco-alemã-britânica Círculo de Fogo (Enemy at the Gates) e se passa durante a Batalha de Stalingrado, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. A trama se concentra em um dos momentos mais cruciais dessa batalha brutal, na qual as forças soviéticas e alemãs lutaram em uma luta desesperada pelo controle da cidade.

Os personagens principais são interpretados por Jude Law, que interpreta Vassili Zaitsev, um atirador de elite soviético, e Ed Harris, que interpreta o Major alemão Erwin König, também um atirador de elite. Rachel Weisz desempenha o papel de Tania Chernova, uma mulher que se envolve romanticamente com Vassili. O filme gira em torno do conflito pessoal e profissional entre Vassili e Erwin, que são encarregados de eliminar um ao outro e, ao mesmo tempo, representam os melhores atiradores de elite de seus respectivos exércitos.

SINOPSE

Vasily Zaitsev é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena Segunda Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite, Erwin König com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.

ANÁLISE

Círculo de Fogo muito provavelmente ficou conhecido por suas cenas intensas de ação e tiroteios, bem como por retratar a brutalidade da Batalha de Stalingrado, onde as condições eram extremamente difíceis para ambos os lados. A cidade de Stalingrado (atual Volgogrado) foi palco de uma das batalhas mais sangrentas e mortais da história, com um grande número de baixas.

Na época de seu lançamento, o longa recebeu críticas mistas do público e da mídia especializada, com elogios para as performances dos de Jude Law e Ed Harris e suas cenas de ação, mas também algumas críticas por sua representação histórica imprecisa; além de ser vagamente baseado no livro Enemy at the Gates: The Battle For Stalingrad, do autor William Craig.

Apesar do filme colocar todos os holofotes nas façanhas do jovem Vassili Zaitsev, que graças as contagem de mortes nazistas de Vasily lhe rendeu o título de “Herói da União Soviética”, Círuculo de Fogo pisa no legado de Tania Chernova, uma corajosa russo-americana que lutou bravamente na Segunda Guerra Mundial, mas que aqui é retratada estritamente como namorada de Vasily e não serve a nenhum propósito de enredo, exceto por um falso triângulo amoroso e uma cena estranha de sexo.

VEREDITO

No geral, Círculo de Fogo é um filme de guerra cativante que oferece uma visão fictícia, mas emocionante, de um dos momentos mais cruciais da Segunda Guerra Mundial. Se você é fã de filmes de guerra, é um daqueles que deve constar na lista, apesar de não figurar no topo da lista.

3,5 / 5,0

Assista ao trailer:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile