Provavelmente você deve ter visto passando pela sua Linha do Tempo no Facebook, hoje ou semana passada, o post abaixo – ou algum outro bem parecido sobre o filme de Caverna do Dragão:
Agora assuma: você também ficou empolgadíssimo, como todo oitentista (eu me incluo, claro), porém precisamos esclarecer algumas coisas em relação ao tal filme Caverna do Dragão..
DUNGEONS & DRAGONS
Dungeons & Dragons (ou apenas D&D para os fãs) é um RPG (role playing game) de fantasia desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos Estados Unidos pela TSR, Inc., empresa de Gygax. Hoje o jogo é publicado pela Wizards of the Coast. E é considerado como a origem dos RPGs modernos (inclusive dos RPGs eletrônicos para video-games e PC), no Brasil o D&D foi lançado pela Grow.
NÃO É AQUELE JOGO DE “MALUCO”?
O RPG é um jogo de interpretação onde o Mestre narra uma história e os Jogadores devem descrever suas ações dentro dessa história, durante uma partida, chamada normalmente de aventura ou campanha (quando se trata de uma história mais elaborada e complexa, que demanda mais tempo) e o melhor exemplo recente foi com a primeira temporada de Stranger Things. Atualmente existem RPGs de diversos tipos: medieval, futurista, de vampiros, de lobisomens, de super-heróis, etc. A criatividade é o limite.
CAVERNA DO DRAGÃO
A série animada Caverna do Dragão, (Dungeons & Dragons, título original) foi coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation, baseada no RPG de Gary Gygax e Dave Arneson. Com 27 episódios, a série foi transmitida originalmente entre os anos de 1983 e 1985 pela rede de televisão estadunidense CBS. No Brasil o desenho foi transmitido pela Globo entre 1986 e 2014.
Na animação, seis jovens embarcam em uma montanha-russa de um parque de diversões e após entrarem em um túnel que fazia parte do percurso do brinquedo, os jovens se veem em um mundo completamente diferente. Com isso, Hank, Diana, Presto, Eric, Sheila e Bobby precisam encontrar o caminho de volta para casa e para tal, contam com a ajuda do misterioso Mestre dos Magos, que lhe apresentam as armas do poder, armas mágicas que irão auxiliá-los na jornada do grupo, mas em contra partida, o Vingador parece estar decidido em impedir que esse objetivo seja alcançado, desde que eles entreguem suas preciosas armas.
MAS E O ÚLTIMO EPISÓDIO?
Não, os jovens não morreram em um acidente na montanha russa, onde o Vingador era Deus e o Mestre dos Magos era o “capiroto”, ou o contrário. Não, esqueça essa loucura. O último episódio, intitulado Requiem foi o único a não ser produzido, porém o roteiro escrito pelo roteirista Michael Reaves.
Confira abaixo uma entrevista com o Reaves:
MAS E O PÔSTER DO FILME?
A imagem que mostra um poster da estreia do filme live action do desenho Caverna do Dragão é um trabalho feito por um fã talentoso. Fábio Rodrigz é um ilustrador brasileiro que já trabalhou em Los Angeles (EUA) e criou uma série de imagens imaginando como seria a campanha de marketing para o lançamento do filme para um trabalho da faculdade e publicou no site Behance.
MAS E AS IMAGENS DO SET E O TRAILER?
Na verdade, todo o mistério em volta das imagens e suposto trailer eram nada mais que uma campanha de marketing da Renault, onde atores brasileiros, filmaram na Argentina, em uma região montanhosa próximo da cordilheira dos Andes.
A fabricante Renault está preparando o lançamento do novo modelo, o carro KWID Outsider. Sendo assim, com o intuito de repetir o sucesso da campanha de 2017 com o Hulk, a fabricante decidiu apostar em algo ainda mais nostálgico.
Veja os pôsteres que antecedem o comercial de TV na galeria abaixo:
ENTÃO NÃO TEREMOS NENHUM FILME?
De acordo com a Variety e o Entertainment Weekly, em Maio de 2016 a Warner Bros. estava em uma briga judicial pelos direitos cinematográficos da franquia Dungeons & Dragons; e assim ressuscitar a franquia após o fracasso de 2001. Ainda em 2016 as notícias eram de que o novo filme já estava em desenvolvimento mesmo com todo o processo nos tribunais entre a Sweetpea Entertainment, Hasbro e Warner.
A Hasbro possui a empresa que publicou pela primeira vez o jogo Dungeons & Dragons em 1974. Já a Sweetpea Entertainment detinha os direitos cinematográficos nos anos 90 e depois vendeu esses direitos à Warner Bros. Com a Sweetpea e Hasbro chegando em um acordo sobre o litígio de direitos de sequência da franquia, em Julho de 2017 foi anunciado que Ansel Elgort (A Culpa É Das Estrelas, Ritmo de Fuga) seria o protagonista do novo longa.
No fim de 2017 a Hasbro transferiu os direitos da Warner Bros. para a Paramount Pictures e o novo filme Dungeons & Dragons será um dos primeiros projetos a entrar em produção para o recém-criado AllSpark Pictures. Lançado em outubro passado, a empresa de produção pretende rivalizar com a Marvel Studios. Chris McKay, que recentemente dirigiu o filme LEGO Batman: O Filme para a Warner, está em negociações para dirigir o novo Dungeons & Dragons para a Paramount.
Com isso, as chances de vermos uma adaptação da animação Caverna do Dragão nos cinemas é tão incerta quanto termos um filme de Dungeons & Dragons. Note também que a franquia D&D é muito maior que a adaptação animada, sendo o diretor o Mestre, e sua criatividade o limite; vamos torcer para que McKay não tire o 1 no d20 e tenha uma falha crítica.