O Halloween está chegando e nada melhor que uma lista de quadrinhos e mangás para ser lido nessa data tão assustadora. Todas as obras citadas na lista são fáceis de serem encontradas, com exceção do mangá Uzumaki que está fora de catálogo e os exemplares que se encontram à venda estão sendo vendidos por uma fortuna.
Vamos à lista de Halloween!
Gideon Falls
Todo mundo que acompanha o trabalho de Jeff Lemire sabe que o quadrinista é versátil a cada nova obra criada. Aqui o mesmo faz um brilhante suspense que tem um toque de Twin Peaks juntamente com o traço sombrio do Andrea Sorrentino que torna o quadrinho indispensável aos fãs do gênero.
SINOPSE: Gideon Falls acompanha a vida de um jovem recluso que é obcecado por catar no lixo “artefatos” de uma conspiração que parece existir apenas na sua cabeça; e também apresenta a vida de um fracassado padre católico que chega numa pequena cidade cheia de segredos obscuros. As histórias de ambos vão se entrelaçar em torno de uma misteriosa lenda, trazendo a morte e a loucura em seu rastro.
Autor: Jeff Lemire
Editora: Mino
Páginas: 160
O encadernado em capa dura publicado pela editora Mino reúne 6 edições da série.
Uzumaki
Junji Ito sem sombra de dúvidas é o mangaká mais renomado quando o assunto é terror e bizarrice. Uzumaki é seu magnum opus e sendo também uma excelente porta de entrada para quem ainda não conhece o trabalho do mestre. Esse mangá é excelente e tenho certeza que após a leitura desta obra você ficará fã de Ito; então já aproveite o Halloween!
O mangaká tem uma vasta bibliografia e outros trabalhos dele vêm sendo publicados no Brasil por diversas editoras.
SINOPSE: Acontecimentos grotescos começam a surgir em Kurôzu, a pequena localidade onde Kirie Goshima nasceu e cresceu. O vento sopra em curvas, folhas e ramos se enrolam e a fumaça expelida do crematório sobe desenhando redemoinhos funestos. Logo os humanos também são afetados pelo fenômeno helicoidal. Cabelos se revolvem em círculos e corpos se retorcem… Kirie tenta escapar da cidade para fugir da maldição da espira.
Autor: Junji Ito
Editora: Devir
Páginas: 668
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
CRÍTICA – Uzumaki (2020, Devir)
Noites Sombrias #10 | Conheça a história de Junji Ito
Black Hole
Se Junji Ito é o mestre da bizarrice no Japão. Charles Burns acaba sendo o mestre dos quadrinhos bizarros na América. Black Hole é uma obra impressionante e foi ganhador do Eisner Award de 2006 e recebeu nove Harvey Awards. O clima de horror e insanidade dessa obra é surpreendente.
Se lhe faltava oportunidade para ler, o Halloween é o momento!
SINOPSE: Nos arredores de Seattle, extremo noroeste dos Estados Unidos, em meados da década de 1970, uma praga inominável e traiçoeira se alastra entre os adolescentes locais através do contato sexual e parece não poupar ninguém. Ela se manifesta de maneira diferente em cada um dos infectados – enquanto alguns apresentam apenas manchas na pele, algo sutil e fácil de ocultar, outros se transformam em grotescas aberrações, vagas lembranças do que foram um dia. E uma vez que você foi contaminado, não há mais volta. Para estes seres monstruosos, não há alternativa além do autoexílio em acampamentos precários, na floresta que circunda a região. Conforme vamos nos familiarizando com os diversos protagonistas da história – garotos e garotas que foram infectados, outros que não foram e aqueles que estão prestes a ser -, o clima de horror, delírio e insanidade toma conta dos adolescentes.
Autor: Charles Burns
Editora: Darkside
Páginas: 385
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Black Hole (2017, Darkside Books)
O Cão de Caça e Outras Histórias
Gou Tanabe é mais um japonês que também sabe narrar com maestria uma história de terror. O mesmo faz uma excelente adaptação de outro mestre do terror da literatura, H.P. Lovecraft. Infelizmente esse é o único trabalho do mangaká publicado no Brasil, mas que pode ser facilmente encontrado.
SINOPSE: Três contos do grande mestre do terror, H.P. Lovecraft, são adaptados magistralmente para os mangás por Gou Tanabe. Maldições, estranhas criaturas, espíritos e lendas assombram os protagonistas de “O Templo”, “O Cão de Caça” e “A Cidade sem Nome”.
Autor: H.P. Lovecraft; Gou Tanabe
Editora: JBC
Páginas: 172
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA | H.P. Lovecraft – O Cão de Caça e Outras Histórias (2015, JBC)
Do Inferno
O Mago do Quadrinhos é indispensável para sua apresentação. Em Do Inferno, Alan Moore faz um brilhante trabalho com a história do Jack Estripador. Essa obra é excepcional e mostra que não é atoa que ele é chamado de o Mago dos Quadrinhos.
SINOPSE: Essa é a história de Jack Estripador, o mais misterioso e famoso assassino de todos os tempos. Escrita por Alan Moore, o criador de histórias em quadrinhos como Watchmen e V de Vingança, Do Inferno é uma reflexão a respeito da mente enlouquecida cuja violência e selvageria deu início ao século XX.
Autor: Alan Moore
Editora: Veneta
Páginas: 592
É fã de Halloween, leia outros conteúdos com a temática:
13 jogos de terror para apavorar seu Halloween
8 filmes (não tão) infantis para ver no Halloween
TBT #146 | Halloween: A Noite do Terror (1978, John Carpenter)
CRÍTICA – Halloween Ends (2022, David Gordon Green)
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!