As Dora Milaje são guerreiras bem treinadas que tem como dever proteger o trono real de Wakanda e quem estiver sentado nele; e foram criadas pelo escritor Christopher Priest e pelo artista Mark Texeira.
A primeira aparição delas foi na HQ Pantera Negra #1 – Vol. 3 em novembro de 1998.
ORIGEM
Essas guerreiras de Wakanda foram inspiradas nas Ahosi, elas protegiam o Reino do Daomé, a atual República do Benin, até o final do século XIX. Em determinado período, o exército delas somava algo entre 4 mil e 6 mil mulheres, número que representava um terço de todo o exército do reino.
As Ahosi eram originalmente esposas reais que foram treinadas para proteger o rei. As Dora Milaje, porém, ainda têm a função de manter a paz entre as tribos, sendo selecionadas ainda na adolescência para isso. Cada uma delas vem de uma tribo diferente e seu trabalho é um modo de manter a cooperação de todos os líderes tribais.
Como forma de manter a paz entre as tribos e dar a oportunidade de cada uma subir ao poder, elas também seriam as candidatas a rainha para um rei não casado. Com o passar dos anos essa tradição foi deixada de lado por T’Challa e isso causou uma instabilidade na confiança das tribos.
Querendo sempre manter a paz e tranquilidade no reino, o Rei T’Challa reinstituiu o costume das Dora Milaje. Apesar disso, ele não via as mulheres com nenhum interesse romântico, mas sim como se fossem suas filhas.
PODERES E HABILIDADES
Elas são equipadas com tecnologia de ponta desenvolvida em Wakanda e sabem muitos idiomas. Todas as integrantes possuem a sua disposição armaduras e as mais variadas armas de vibranium. Entre seus meios de transporte estão mochilas à jato e aeronaves quinjets.
INTEGRANTES
- Okoye é a mais conhecida entre elas e a mais próxima ao rei, teve um título formal como esposa de T’Challa mas ela não possui nenhum sentimento romântico por ele e tudo passa apenas de uma formalidade. Ela é da tribo J’Kuwali e no Universo Cinematográfico Marvel é vista como a General do exército de Wakanda, líder das Dora Milaje;
- Nakia foi a segunda mulher a ser escolhida para formar as Dora Milaje e era apaixonada por T’Challa, seus ciúmes por ele fizeram com que ela tivesse problemas com a ordem e abandonasse-as para se tornar uma vilã;
- Aneka é uma das guerreiras indicada por T’Challa para treinar as outras Dora Milaje a lutar contra os robôs de Doutor Destino. Ela havia sido condenada a morte pela rainha Ramonda, madrasta de T’Challa, por ter matado o chefe de um vilarejo, apesar dele ser um molestador de mulheres;
- Ayo foi a única Dora Milaje com coragem o bastante para proteger Aneka. Ela tinha uma relação amorosa com Aneka e foi a responsável por roubar duas armaduras de Anjos da Meia-Noite para resgatar sua companheira da prisão. Mais tarde elas se tornam vigilantes de Wakanda e ajudam os vilarejos que estavam sobre domínios tirânicos;
- M’yra se tornou guarda costas de Shuri após perder seu posto por um ferimento de batalha que custou o seu braço, ela descobriu a existência de grupos extremistas que não concordavam com o governo de Wakanda ao se tornar uma mercenária e repassou tudo para Shuri e T’Challa;
- Zola é a diretora das Dora Milaje responsável por treinar Aneka, Ayo e Nakia.
CURIOSIDADES
Em 2018 a revista Black Panther: World of Wakanda, de Roxane Gay recebeu o prêmio GLAAD (Gays and Lesbians Alliance Against Defamation) com histórias do casal lésbico de Aneka e Ayo.
OUTRAS MÍDIAS
As Dora Milaje já apareceram no desenho animado do Pantera Negra, Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra e Os Vingadores Unidos.
Elas também aparecem como personagem jogável nos games Vingadores LEGO Marvel e Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order.
No Universo Cinematográfico Marvel elas aparecem pela primeira vez, discretamente, em Capitão América: Guerra Civil e participam ativamente nos filmes Pantera Negra (2018), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).
As principais Dora Milage do UCM são:
- Okoye é interpretada por Danai Gurira;
- Nakia é vivida pela atriz Lupita Nyong’o;
- Ayo é Florence Kasumba.
Ayo também está presente na nova série da Marvel Studios para a Disney+: Falcão e o Soldado Invernal.
Falcão e o Soldado Invernal terá seis episódios e todos eles terão crítica no nosso site e no canal do YouTube. Se inscreva clicando aqui e acompanhe também nossa página especial da serie da Disney+.
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.