Início SÉRIE Crítica A 2ª temporada de ‘Arcane’ garante a melhor animação de 2024

A 2ª temporada de ‘Arcane’ garante a melhor animação de 2024

0
A 2ª temporada de 'Arcane' garante a melhor animação de 2024

O jogo League of Legends é um MOBA (multiplayer online battle arena) desenvolvido pela Riot Games com mais de uma década de existência que se estendeu para um modo competitivo e outros produtos incluindo a animação Arcane que foi um sucesso em 2021 o ano do lançamento de sua primeira temporada, na Netflix

A segunda temporada de Arcane chegou em novembro de 2024, dividida em 3 atos lançados nos dias 9, 16 e 23 do mesmo mês sendo o encerramento de toda a história da animação lançada três anos atrás. 

O elenco de vozes em inglês tem os retornos de Ella Purnell (Fallout), Haille Stenfield (Gavião Arqueiro) como as protagonistas Jinx e Vi, respectivamente; além da participação de Katie LeungKevin Alejandro, Ellen Thomas, Amira Vann e Harry Lloyd

A dublagem para o nosso idioma é feita por Fernanda Bullara, Tatiane Keplmair, Carina Eiras, Fernando Mendonça, Fernanda Keller, Marilza Batista e André Rinaldi

SINOPSE

Arcane é uma animação original da Netflix que explora as histórias de origem dos personagens de Piltover e Zaun. A trama central envolve a tecnologia mágica conhecida como Hextec, capaz de conceder a qualquer pessoa o controle sobre energia mística. Essa descoberta, no entanto, desencadeia um desequilíbrio entre os reinos, alimentando tensões sociais e políticas. Ao longo dos episódios, a série revela o desenvolvimento dos personagens, apresentando tanto figuras já conhecidas quanto novas adições ao universo da franquia. 

Em meio ao crescente conflito entre a próspera e utópica Piltover e o submundo decadente de Zaun, as irmãs Vi e Jinx  enfrentam dilemas pessoais e ideológicos. Enquanto convicções opostas e avanços tecnológicos moldam seus caminhos, a relação entre as duas se torna o cerne emocional da narrativa, destacando a luta entre lealdade, amor fraternal e escolhas que definem seu futuro.

ANÁLISE

Eu não sou um consumidor do jogo League of Legends, mas acredito que a experiência de assistir Arcane mesmo não estando profundamente imerso ao universo deste jogo é muito gratificante pela quantidade de camadas que estão inseridas em sua proposta narrativa. 

A estética da animação continua tão linda quanto a anterior e utiliza música para a melhor ilustração de cada momento de forma tão brilhante quanto em sua temporada anterior; o que não me surpreende, porque são elementos artísticos que deram tão certo antes que dificilmente não iriam ser mantidos.

Inclusive, é importante destacar como essa musicalidade é um elemento narrativo tão importante por ilustrar a intensidade do momento, colocar de forma implícita os sentimentos dos personagens em tela ou simplesmente tornar a mudança na maré de um conflito algo muito mais grandioso. 

Esta segunda temporada continua o que conhecemos até aquele ponto da história, portanto começamos exatamente momentos após a conclusão da anterior com a destruição dos líderes de Piltover com o ataque de Jinx. 

O início tem uma lentidão um pouco maior do que particularmente eu esperava, mas a partir do segundo episódio o ritmo ganha tanto no desenrolar da história quanto na intensidade dos diálogos que são realmente emocionantes. Além disso, é muito interessante como a narrativa não deixa coisas sem uma explicação concreta algo que é muito gratificante porque atualmente muitas produções que tem um tempo de episódios considerado muito curto não costuma entregar um produto que contemple tudo o que se propõe em relação à narrativa. 

É interessante como essa história utiliza de forma tão brilhante a luta dos pobres contra as classes elitizadas, o abismo social que existe para proporcionar o conforto dos mais ricos e como utilizam a morada destas pessoas como o depósito de seus experimentos como no caso da tecnologia Hextec. 

Mas Arcane não fica apenas neste ambiente narrativo porque através do recorte social se engloba outras narrativas como o romance entre Violet (Vi) e Caitlyn, a relação altamente volátil entre a primeira com sua irmã Jinx que passa a ser vista como uma heroína depois de seus atos e outras que se entrelaçam de forma tão fluída, divertida e emocionante. 

Como citado anteriormente a série não deixa pontas soltas e tem um final que ganha contornos épicos  com um desfecho ambíguo  o que torna a reflexão sobre tudo o que acompanhamos muito interessante. 

VEREDITO

A segunda temporada de Arcane é uma das melhores experiências em animação que tivemos ao longo deste ano de 2024, com uma produção excelente e uma narrativa interessantíssima tanto para fãs de League of Legends como alguém que adora uma excelente história.

5,0 / 5,0

Assista ao trailer:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile