Panic é a mais nova produção da Amazon Prime Video inspirada no livro homônimo de Lauren Oliver, a autora também é produtora executiva da série. No elenco estão Olivia Welch, Mike Faist, Jessica Sula, Camron Jones e Ray Nicholson.
SINOPSE
Em uma pequena cidade do estado do Texas, nos Estados Unidos, todo verão os estudantes do último ano do Ensino Médio participam de uma série de desafios e o vencedor ganha um prêmio. Mas esse ano as regras mudaram: a quantidade de dinheiro do prêmio é maior e o jogo se tornou ainda mais perigoso.
Os jogadores irão enfrentar cara a cara seus maiores e mais sombrios medos. Logo, serão forçados a decidir até que ponto estão dispostos a correr riscos para ganhar.
ANÁLISE DE PANIC
Tanto o cinema, como a televisão estão cheios de histórias de adolescentes que arriscam a vida em desafios na busca de algo maior. Basta lembrar da franquia Jogos Vorazes, ou até mesmo do longa Nerve: Um Jogo Sem Regras (2016), ambos à sua maneira utilizam de ótima maneira a combinação “jovens e jogos perigosos”.
Logo, a pergunta que fica é: como a nova série do Prime Vídeo poderia se diferenciar em meio a tantas produções da mesma premissa?
A resposta não é fácil, porém, é imprescindível que Panic tenha mais a oferecer do que aparenta. Isso porque a série não utiliza apenas a fórmula de abordar conflitos adolescentes em uma cidade do Interior cercada de mistérios e adultos tolos.
O que realmente está em jogo em Panic são os relacionamentos que cada personagem construiu ao longo da vida, seja com amigos, pais e até mesmo com a cidade, chamada Carp. O interessante em séries que se passam em cidades pequenas é que a cidade sempre passa a ser uma personagem importante da trama, querendo o criador ou não.
Dessa forma, é por ser considerado um fim de mundo que todos os adolescentes de Carp anseiam por ir embora do local. Sem oportunidades e cercado por uma mesmice, o jogo Panic é a única saída para muitos, inclusive para a protagonista Heather Nill (Olivia Welch).
Após conflitos com a sua mãe e perdendo seu dinheiro para faculdade, Heather decide participar dos desafios. O objetivo da jovem é vencer seus medos para proporcionar uma vida melhor para ela e sua irmã mais nova.
Para completar o quadro de coprotagonistas, somam-se a Heather sua melhor amiga, a audaciosa Natalie Williams (Jessica Sula), que deseja ganhar o jogo para tentar ser atriz em Los Angeles. Por sua vez, o misterioso Dodge Mason (Mike Faist) é um garoto novo na cidade que deseja vingança através do Panic.
Ainda temos o caipira Ray Hall (Ray Nicholson) que também quer embolsar o dinheiro e Bishop Mason (Camron Jones), melhor amigo de Heather que não participa do jogo, mas esconde alguns segredos.
O elenco de adolescentes em Panic é o ponto central da trama. Nos primeiros episódios os personagens são apresentados através de seus comportamentos nos desafios. Logo, passamos a conhecer melhor cada um e suas motivações.
No entanto, à medida que a produção avança, cada vez mais o jogo passa a ser um pano de fundo para contar uma história de mistério.
Os adultos dessa trama têm pouca participação, ainda que sejam cruciais para alguns pontos da história. É através de relações entre pais e filhos que se entende um pouco mais sobre por que os jovens desejam tanto sair da cidade. Como são negligenciados e cercados por pais ruins, é como se o jogo Panic fosse a única saída.
Consequentemente, Panic constrói de maneira satisfatória sua teia de enigmas. Cada episódio aumenta ainda mais a tensão e mostra que a criadora, Lauren Oliver, fez um ótimo trabalho.
Além disso, a série encaminha muito bem seus personagens, são poucos os que parecem sobrar na trama. De modo que, ao acompanhar Heather e as aprovações que a jovem precisa passar, o espectador consegue sentir o peso de suas ações.
Por isso, Panic é realmente uma série digna de maratona.
Seus erros básicos de narrativa, com a extrema exposição para detalhes que por si o espectador já entenderia, não atrapalham por completo a experiência com a série. Mas, são de certa forma irritantes e desnecessários. Contudo, a revelação do mistério final é até agradável, visto que a série tenta apontar para outros lados, na tentativa de pegar o espectador de surpresa.
Sendo assim, Panic se configura como uma série teen que aborda algumas duras questões, como o abandono parental, suicídio, maturidade precoce, classes sociais, etc. Sem ser demasiado aprofundado ou clichê, apenas, na medida certa. Algo que combina perfeitamente com mistérios, aventura e um bom drama.
VEREDITO
Panic é uma produção Amazon Prime Video que chegou sem grande alarde no streaming. Porém, consegue se manter ao longo dos seus dez episódios com mistérios envolventes, personagens interessantes e alguns desafios perigosos. O final mostra que nem tudo está resolvido. Se a série obter sucesso, uma segunda temporada é possível pela Amazon Studios.
3,5 / 5,0
Assista ao trailer:
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.