Início SÉRIE Crítica CRÍTICA – Sem Limites (Minissérie, 2022, Prime Video)

CRÍTICA – Sem Limites (Minissérie, 2022, Prime Video)

0
Sem Limites

Sem Limites (no original Sin limites) é uma série de ficção histórica original Prime Video. A série conta a história de Fernão de Magalhães em sua empreitada de mapear um novo caminho até as Índias.

Estrelada por Rodrigo Santoro e Álvaro Morte, a minissérie nos apresenta os desafios e a luta para mapear a Terra em uma época bem distante, no século XVI.

SINOPSE

Sem Limites é uma minissérie espanhola do Prime Video que acompanha a primeira viagem de barco ao redor do mundo, empreendida pelos exploradores Ferdinand Magellan (Rodrigo Santoro) e Juan Sebastián Elcano (Álvaro Morte). Em 20 de agosto de 1519, um grupo de 239 marinheiros zarpou do porto de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, sob a liderança do português Magalhães.

ANÁLISE

Ambientada quase que inteiramente no mar, a série nos apresenta a história de Fernão de Magalhães, um português que após estudar cartas náuticas, decide dar início à uma expedição para encontrar um novo caminho para as Índias.

Em uma época em que Portugal tinha um importante papel na exploração marítima, alguns anos após “descobrirem o Brasil”, Fernão de Magalhães foi até seu rei oferecendo a chance de mudar para sempre o rumo do comércio de especiairias vindas das Índias. Dom Manuel I, o Rei de Portugal a época, optou por ignorar completamente Magalhães.

Algum tempo depois, Fernão de Magalhães que era casado com uma nobre espanhola renunciou sua identidade portuguesa e vendeu para os espanhóis seu plano, que em troca de crédito por sua descoberta escolheu apenas ganhar crédito. Mas a história do descobridor português o rendeu muito mais que uma simples descoberta, e o mundo como era conhecido na época mudou para sempre.

Rodrigo Santoro e Álvaro Morte dão vida a respectivamente Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Ainda que a série retrate as dificuldades da expansão marítima, ela levanta questões inerentes à humanidade e os mais relevantes aspectos de viver em pequenas sociedades que se formavam nas embarcações.

AMBIENTAÇÃO E FIDELIDADE HISTÓRICA

Um dos mais belos aspectos de Sem Limites, é como a minissérie nos ambienta à época. Sem rodeios, somos lançados em uma das mais belas histórias do continente americano e de maneira fidedigna. A forma como isso é feito pode ser visto a todo momento graças ao design de produção.

A forma como a minissérie nos faz entender a importância dessa empreitada, bem como conhecer a história de Magalhães vão além do que uma série normalmente o faz. O cuidado monumental e a sensibilidade necessária para explicitar a história de um dos mais importantes navegadores do mundo é um detalhe que o criador da minissérie, o espanhol Patxi Amezcua, o faz perfeitamente bem.

O trabalho brilhante de Santoro, Morte e quase todo o elenco secundário dão à série seu tom grandioso.

VEREDITO

Sem Limites é uma das obras espanholas mais brilhantes dos últimos anos. Não apenas por seu simples enredo, mas também por suas brilhantes ambientação e execução; a minissérie merece um maior destaque e um lugar na sua lista de assistidos. Rodrigo Santoro é brilhante, assim como Álvaro Morte e carregam toda a série nas costas – não que uma história como a de Fernão de Magalhães precise de muito para ser boa.

5,0 / 5,0

Confira o trailer da série:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile