O Gavião Negro é um personagem bem conhecido da DC Comics e foi criado pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Dennis Neville.
Sua primeira aparição foi na HQ Flash Comics #1 em 1940 e foi um dos primeiros personagens desse título.
ORIGEM
O Gavião Negro teve várias versões que serão descritas durante esse artigo, porém o mais conhecido é Carter Hall um arqueólogo que descobriu ser um reencarnação de um nobre príncipe do antigo Egito, o Príncipe Khufu.
Carter descobriu o seu passado de reencarnações ao tocar um cinturão que estava guardado na tumba do príncipe egípcio, o que despertou visões que revelaram sua origem.
Há muitos anos, uma espaçonave do planeta Thanagar caiu na Terra e foi encontrada por Quéops e sua amada, Princesa Chay-Ara. Acreditando ser um presente dos deuses, Quéops e Chay-Ara usaram o metal que revestia a nave, chamado por eles de “Metal Enésimo”, para forjar dois cinturões anti-gravitacionais, uma adaga e uma manopla. Pouco depois, eles foram mortos por um feiticeiro chamado Hath-Set, com a própria adaga.
No leito de morte, eles juraram que iriam se encontrar e se apaixonar em todas as suas reencarnações, enquanto Hath-Set, que foi sentenciado à morte por seus crimes, culpou o casal por seu destino e jurou que iria destruí-los em todas as suas outras vidas.
O Metal Enésimo cumpriu ambas as promessas e o três reencarnaram diversas vezes até chegar à época de Carter.
Ao saber de seu passado, Carter Hall tomou posse do cinturão, criou um par de asas artificiais para ajudá-lo a estabilizar o voo e reuniu um arsenal de armas medievais que ele usou para combater o crime em Midway City como o Gavião Negro, aceitando um emprego como curador do museu local para ocultar suas atividades.
Foi no museu que ele conheceu a secretária Shiera Sanders, que ele reconheceu como a reencarnação de Chay-Ara. Os dois se apaixonaram e ele encontrou o cinturão dela, criando para ela um par de asas artificiais como as suas. E foi assim que Shiera então tornou-se a Mulher-Gavião.
PODERES E HABILIDADES
Durante a Era de Ouro dos Quadrinhos foi relatado que Carter tinha o poder de falar e entender a língua dos pássaros. Ele também tem uma ótima visão, sendo capaz de enxergar coisas que estão distantes assim como um verdadeiro gavião e possui um cinturão feito de Metal Enésimo que diminui o peso do usuário e objetos que ele segura, e confere grande resistência.
As asas criadas por ele, quando em conjunto com o cinto, dão a habilidade de voar e garantem proteção extra. O Gavião Negro possui e é mestre em um arsenal de armas medievais como espadas, lanças, escudos e maças, sendo a última sua arma favorita.
Toda essa habilidade com armas medievais se dá a suas muitas reencarnações.
EQUIPES
Anos depois, o casal entrou para a Liga da Justiça e descobriram Feithera, uma cidade perdida na Indonésia, habitada por homens e mulheres com asas; eles acolheram o jovem feitherano Norda Cantrell como seu afilhado, que mais tarde se tornou super-herói Bóreas; e tiveram um filho chamado Hector, que, devido à maldição de Hath-Seth, nasceu sem alma e foi possuído por um espírito maligno, o Escaravelho de Prata, que o usou contra seus pais.
OUTRAS VERSÕES
FEL ANDAR
Quando a invasão finalmente aconteceu, Fel foi forçado a matar Sharon, que havia descoberto a sua verdadeira identidade e retornou a Thanagar, onde foi sentenciado à prisão perpétua por falhar em sabotar as defesas da Terra. Ele foi morto pela tamaraniana Estrela Negra durante a Guerra Rann/Thanagar, enquanto tentava ajudar Carter Hall a salvar o planeta.
Vale ressaltar que ele tinha os mesmo poderes e habilidades que o Carter Hall, Gavião Negro “original”.
Por causa da lacuna entre a Crise das Infinitas Terras e Gavião Negro #1 (1990), não houve uma quebra clara dos contos da Idade da Prata e isso foi visto como insatisfatório e confuso. Essa confusão levaria a uma série de reinicializações nos anos seguintes.
KATAR HOL
Katar era filho de Paran Katar, um espião thanagariano que foi enviado à Terra para recuperar o Metal Enésimo que havia caído no Egito muitos anos antes e assumiu a identidade de Perry Carter, amigo de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião. Ele se apaixonou por uma índia Cherokee com quem teve um filho.
Katar Hol retornou ao seu planeta natal após reproduzir o Metal Enésimo, que foi usado para criar a Polícia Alada do planeta. Tanto Paran quanto Katar entraram para a Polícia Alada.
CURIOSIDADES
O filho do Gavião Negro, Charley Parker, após a morte de sua mãe e a prisão de seu pai, Fel Andar, viveu em vários lares adotivos até completar 16 anos, quando tornou-se traficante de drogas e ficou rico. Porém, ao chegar aos 18, ele foi demitido por seu provedor, pois não podia mais ser julgado como menor caso fosse capturado, e perdeu tudo.
Considerando suicídio, ele foi encontrado por Carter Hall, o primeiro Gavião Negro, que lhe deu um emprego no Museu de Midway City e, mais tarde, revelou sua verdadeira identidade ao jovem e lhe deu uma armadura thanagariana encontrada por Adam Strange, com a qual Parker tornou-se o Águia Dourada e entrou para os Novos Titãs.
OUTRAS MÍDIAS
GAMES
O Gavião Negro já foi citado no jogo Injustice e tem um papel recorrente em DC Universo Online. Apareceu como personagem jogável em Batman: The Brave and the Bold, de 2010, além de diversos jogos da franquia LEGO, como LEGO Batman 2: DC Super-Heroes (2012), LEGO Batman 3: Beyond Gotham (2014) e LEGO DC Super-Villains (2018).
ANIMAÇÕES
Em animações o personagem já participou de Superamigos, onde era chamado de “Homem-Águia” e em Liga da Justiça: Sem Limites. Na maioria de suas aparições, ele é visto como Katar Hol.
SÉRIES
Já Carter Hall teve sua versão live action em Smallville: As Aventuras do Superboy, onde foi interpretado pelo ator Michael Shanks. Hall aparece também no Arrowverse, na primeira temporada de Legends of Tomorrow, sendo vivido pelo ator Falk Hentschel.
CINEMA
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!