Autor, poeta, editor, crítico literário e uma inspiração para os amantes do gênero gótico Edgar Allan Poe sempre que surge algo relacionado ao sombrio sempre é lembrado tanto pela sua estética quanto pelo seu grande talento.
Nascido em 19 de janeiro de 1809 na cidade de Boston em Massachusetts, Edgar Poe foi uma referência em sua época tanto por seu talento quanto por ser um dos pioneiros da arte literária decidido a viver apenas das suas criações, o que na época o deixava em situação financeira delicada com frequência.
Poe foi conhecido ao longo de sua carreira pelas peculiaridades de seu trabalho seja na forma que realizava as suas críticas literárias, sua poesia e as suas criações em prosa que abraçavam os conceitos do mistério, o macabro e o oculto sendo considerado o pioneiro do gênero ficção policial.
Este elemento misterioso foi algo que acompanhou não só a carreira do autor como a sua própria vida, pois faleceu em 3 outubro de 1849 após ser encontrado delirante em Baltimore e nunca foi apurado ou realizado algum tipo de investigação a respeito das circunstância que o levaram ao estado que foi encontrado.
Suas obras literárias
Apesar de uma carreira que pode ser considerada breve devido a ter falecido jovem, Poe tem uma vasta coleção de contos e poemas que ficarão eternizadas na historia da literatura.
Como falado anteriormente suas criações sempre foram voltadas para o mistério e o oculto, porém a característica mais marcante é a melancolia de sua escrita e nas entrelinhas.
Muitas de suas obras abordam o luto, a angustia pela perda de quem se ama como uma de seus mais famosos poemas O Corvo publicado em 1945 abordando o sofrimento de um homem que perdeu uma pessoa querida.
Além dos poemas o autor também lançou muitos contos marcantes e aterrorizantes como Os Assassinatos da Rua Morgue (1841), A Máscara da Morte Rubra (1842), O Corvo (1845) e tantos outros que o credenciam a ser uma referências destes contos sombrios; e para facilitar a apreciação destes trabalhos a seguir fica uma lista de todas as obras de Poe.
Contos
- 1833 – Manuscrito encontrado numa garrafa
- 1835 – Berenice
- 1835 – Morella
- 1838 – Ligeia
- 1839 – A Queda da Casa de Usher (“The Fall of the House of Usher“)
- 1839 – William Wilson
- 1841 – Os Assassinatos da Rua Morgue (“The Murders in the Rue Morgue“)
- 1841 – A Descida do Maelstrom
- 1842 – O Retrato Oval (“The Oval Portrait“)
- 1842 – A Máscara da Morte Rubra (“The Masque of the Red Death“)
- 1842 – O Mistério de Marie Rogêt (“The Mystery of Marie Rogêt“)
- 1842 – O Poço e o Pêndulo (“The Pit and the Pendulum“)
- 1843 – O Coração Revelador (“Tell Tale Heart“)
- 1843 – O Escaravelho de Ouro (“The Gold-Bug“)
- 1843 – O Gato Preto (“The Black Cat“)
- 1844 – O Enterro Prematuro (“The Premature Burial“)
- 1844 – A Carta Roubada (“The Purloined Letter“)
- 1845 – O Demônio da Perversidade (“The Imp of the Perverse“)
- 1845 – The System of Doctor Tarr and Professor Fether
- 1845 – Os Fatos que Envolveram o Caso Mr. Valdemar (“The Facts in the Case of M. Valdemar“)
- 1846 – O Barril de Amontillado (“The Cask of Amontillado”)
- 1849 – Hop-Frog ou “Os Oito Orangotangos Acorrentados”
Poemas
- 1827 – Tamerlane
- 1829 – Al Aaraaf
- 1830 – Alone
- 1831 – The City in the Sea
- 1833 – The Coliseum
- 1837 – O Verme Vencedor (“The Conqueror Worm“)
- 1839 – The Haunted Palace
- 1840 – Silence
- 1843 – Lenore
- 1845 – Eulalie
- 1845 – O Corvo (“The Raven“)
- 1847 – Ulalume
- 1848 – To Helen
- 1849 – A Dream Within a Dream
- 1849 – Eldorado
- 1849 – Annabel Lee
- 1849 – The Bells
Outras obras
- 1838 – A Narrativa de Arthur Gordon Pym (“The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket“)
- 1844 – The Balloon Hoax
- 1846 – Filosofia da composição
- 1848 – Eureka
Além de um vasto trabalho é importante notar a assiduidade de Poe ao criar novos obras literárias que acredito que a motivação pode variar entre a própria inspiração de uma mente muito criativa e a necessidade de manter a vida financeira saudável para prover o seu sustento.
Adaptações e referências a Edgar Allan Poe ao longo das décadas
Pelo seu brilhantismo e até mesmo a própria excentricidade que se criou em torno de sua figura, Edgar Allan Poe se tornou não apenas uma referência para futuros escritores como inspiração para a cultura pop, além de seus contos receberem diversas adaptações.
Foram realizadas 16 adaptações para cinema a respeito de seus contos dentre eles o primeiro foi The Avenging Conscience (1914), inspirado em O Coração Delator, Annabel Lee, O Poço e o Pêndulo, Histórias Extraordinárias, Dois Olhos Satânicos, dirigido por Dário Argento e George Romero; além de Os Assassinatos da Rua Morgue e O Corvo, que teve duas adaptações em 1935 e 2013, respectivamente.
Além dos filmes foi realizada uma minissérie brasileira inspirada no autor intitulada Contos do Edgar, criada por Gabriel Hirschhorn e Pedro Morelli, sendo cada episódio inspirado em um de seus contos.
E não foi apenas no cinema e TV que Poe foi carinhosamente lembrado. A animação Os Simpsons dedicou uma passagem de seu especial A Casa da Árvore dos Horrores para uma adaptação do poema o Corvo, com James Earl Jones sendo o narrador e Homer, Marge e Bart Simpson como o homem misterioso, Lenora e o Corvo respectivamente.
Além do especial ainda houveram duas referências ao autor nos episódios “Saturdays of Thunder“ quando o Dr. Nick Riviera aparece limpando o tumulo de escritor e no episódios Triplo Bypass, quando Homer encontra uma placa indicando o local de nascimento de Poe.
A força das obras de Edgar não apenas cruzaram as fronteiras dos filmes séries e adaptações chegando ao universo musical sendo bem representado pela banda mexicana de metal gótico El Cuervo de Poe, lançada em 2004 e ainda na ativa até os dias atuais sendo o seu mais recente disco um EP, intitulado Live Acústico Guadalajara 2021 (En Vivo).
Wandinha
A mais recente referência ao ilustre escritor foi no seriado Wandinha, lançado no serviço de streaming Netflix no ultimo mês de novembro sendo a primeira referência o nome do colégio interno que Wandinha Addams é matriculada chamado Academia Nunca Mais, termo marcante do poema O Corvo e na série o próprio Edgar é citado como um dos alunos mais ilustres da escola.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Wandinha: Conheça o elenco da série
Edgar Allan Poe é um expoente da literatura cujo o trabalho transcendeu em todos os aspectos, sendo uma inspiração para outros aspirante a arte da literatura e uma referência muito conhecida na cultura pop.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!