Agora é a hora de revisar sua história da Primeira Guerra Mundial! Nada de Novo no Front foi indicado a 9 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Longa-Metragem Internacional. A adaptação para a língua alemã de Edward Berger do romance de Erich Maria Remarque de 1929 junta-se a Pinóquio de Guillermo del Toro, Glass Onion: Um Mistério Knives Out, Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades, Blonde, A Fera do Mar, The Martha Mitchell Effect e The Elephant Whisperers como os indicados à Netflix deste ano para o 95º Oscar.
Não teve oportunidade de assistir? Não se preocupe. A cerimônia vai ao ar amanhã em 12 de março, então você terá muito tempo para acompanhar sua exibição. A seguir, você pode encontrar todos os filmes indicados ao Oscar de 2023 em streaming na Netflix, com um guia prático para as categorias em que competirão.
E o Oscar vai para:
NADA DE NOVO NO FRONT
Indicado para: Melhor Som, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Longa-Metragem Internacional, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Design de Produção, Melhor Cinematografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Filme
SINOPSE: Quando Paul, de 17 anos, se junta à Frente Ocidental na Primeira Guerra Mundial, sua empolgação inicial logo é destruída pela dura realidade da vida nas trincheiras.
A adaptação de Edward Berger do romance de mesmo nome de Erich Maria Remarque, de 1929, marca a primeira reimaginação dessa história por um diretor alemão.
O diretor comentou sobre a importância de sua produção:
“Nossa visão da guerra é dominada pela tristeza e pela vergonha, pela devastação e pela culpa. Nada de positivo permanece, nem a menor centelha de heroísmo. Achei um grande desafio fazer de nossa história, nosso histórico e nossa atitude em relação à guerra a força motriz por trás de um filme. E pensei que essa perspectiva alemã muito específica pode interessar também a pessoas de outros países. Principalmente no momento.”
Em fevereiro, Nada de Novo no Front ganhou um recorde de 7 BAFTAs, incluindo o de Melhor Filme, superando Crouching Tiger Hidden Dragon pelo maior número de prêmios recebidos por um filme em língua estrangeira.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Nada de Novo no Front (2022, Edward Berger)
PINÓQUIO DE GUILLERMO DEL TORO
Indicado para: Melhor Longa-Metragem de Animação
SINOPSE: O cineasta premiado com o Oscar, Guillermo del Toro, reinventa a clássica história de um boneco de madeira trazido à vida neste impressionante conto musical em stop-motion que levou mais de dois anos para ser filmado.
A animadora Georgina Hayns, comentou:
“Guillermo sempre quis fazer Pinóquio, mas não queria fazer o Pinóquio que todos vimos antes. Ele estava procurando uma nova tomada.”
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Pinóquio (2022, Guillermo Del Toro)
GLASS ONION: UM MISTÉRIO DE KNIVES OUT
Indicado para: Melhor Roteiro Adaptado
SINOPSE: O detetive mundialmente famoso Benoit Blanc (Daniel Craig) vai para a Grécia para desvendar o mistério que envolve um bilionário da tecnologia e sua eclética equipe de amigos.
Enquanto escrevia o roteiro para esta sequência de Entre Facas e Segredos (2019), o diretor Rian Johnson buscou inspiração em Agatha Christie, a grande dama dos mistérios de assassinato. E comentou:
“Toda vez, ela encontrava um caminho para [o mistério] que parecia único e novo, e você poderia dizer que a estava desafiando criativamente.”
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Entre Facas e Segredos (2019, Rian Johnson)
BARDO: FALSA CRÔNICA DE ALGUMAS VERDADES
Indicado para: Melhor Fotografia
SINOPSE: Um aclamado jornalista e documentarista embarca em uma épica jornada introspectiva para se reconciliar com o passado, o presente e sua identidade. O diretor vencedor do Oscar Alejandro G. Iñárritu leva o público a um mergulho profundo e não convencional na psique de um homem em seu primeiro filme desde O Regresso.
BLONDE
Indicado para: Melhor Atriz
SINOPSE: Este retrato fictício de Marilyn Monroe (Ana de Armas) reimagina corajosamente a tumultuada vida privada da lenda de Hollywood – e o preço que ela pagou pela fama.
Ana de Armas deu tudo de si nessa performance difícil e exigente – tanto que ela começou a sonhar com a lenda de Hollywood à noite. Seu objetivo em habitar Marilyn era mostrar um lado dela que o público não tinha visto antes.
A atriz comentou:
“O interessante foi desconstruir aquela personagem de Marilyn Monroe e falar sobre a mulher que ela era e o que ela sentia quando aqueles momentos icônicos aconteciam. É isso que o filme está tentando fazer. É passar por todas essas imagens que tanto integramos e memorizamos e dar a elas um significado totalmente diferente, reinterpretando o que estava acontecendo para ela.”
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
Blonde: A transformação de Ana de Armas em Marilyn Monroe
Ana de Armas: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos
A FERA DO MAR
Indicado para: Melhor Longa-Metragem de Animação
SINOPSE: Quando uma jovem se esconde no navio de um lendário caçador de monstros marinhos, eles iniciam uma jornada épica em águas desconhecidas – e fazem história. Conheça a queridinha que rouba a cena do filme, Blue, nesta entrevista exclusiva.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – A Fera do Mar (2022, Chris Williams)
MARTHA MITCHELL EFFECT
Indicado a: Melhor Curta-Metragem Documentário
SINOPSE: Este documentário traça o perfil da esposa do gabinete que falou durante Watergate – e a campanha do governo Nixon para silenciá-la. Conheça a verdadeira história, 50 anos depois.
The Elephant Whisperers
Indicado para: Melhor Curta-Metragem Documentário
SINOPSE: Bomman e Bellie, um casal no sul da Índia, dedicam suas vidas a cuidar de um bebê elefante órfão chamado Raghu, formando uma família como nenhuma outra.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!