Início FILMES Artigo Predador: Curiosidades da franquia que talvez você não saiba

Predador: Curiosidades da franquia que talvez você não saiba

0
Predador: Curiosidades da franquia que talvez você não saiba

O Predador (Predator) é um filme de ficção científica de 1987 dirigido por John McTiernan, roteirizado Jim e John Thomas e tornou-se um sucesso de bilheteria na época de seu lançamento; O longa apresenta Arnold Schwarzenegger como o líder de uma equipe das Forças Especiais de Elite que estão em uma missão para resgatar reféns do território guerrilheiro na América Central, mas que passam a ser caçados por uma criatura alienígena.

O elenco traz nomes conhecidos do cinema além de Schwarzenegger como protagonista, temos também Carl Weathers, Bill Duke, Elpidia Carillo e Peter Cullen como a voz do alienígena, porém não foi creditado ao lançamento do longa.

Conheça algumas das curiosidades que envolvem o primogênito da franquia!

TUDO COMEÇA COM UMA PIADA?

Quem imaginaria que uma das franquias mais conhecidas da história do cinema teve origem de uma piada interna de Hollywood? Pois é, assim surgiu a premissa de O Predador.

A ideia para o longa surgiu de uma piada relacionada ao filme Rocky IV estrelado por Sylvester Stallone, no qual o próximo adversário do Garanhão Italiano deveria ser um alienígena. Inicialmente o título do filme era Hunter e a 20th Century Fox comprou o roteiro em 1985, dando inicio a produção do longa.

Inicialmente o alienígena seria interpretado pelo astro Jean-Claude Van Damme o vilão teria uma aparência completamente diferente de sua versão final, sendo um besouro que apostaria na sua agilidade e habilidade em artes marciais, mas a combinação de diversos fatores como o incomodo do ator ao utilizar o uniforme e o sua baixa estatura (1,77m) foram determinantes para que a produção repensasse a respeito do interprete do alienígena.

Assim, Kevin Peter Hall com seus 2,18m abraçou a oportunidade de ser uma das criaturas mais assustadoras do cinema; tanto neste longa quanto em sua sequência, porém o ator faleceu um ano após o lançamento de Predador 2: A Caçada Continua (1990), após as complicações de uma pneumonia.

UM TOQUE DE AVATAR?

Projetado para ser mais assustador e intimidante que um grupo das Forças Especiais de Elite, o design do Predador foi mudado durante a produção pelo original que conhecemos, já que não foi sido considerado ameaçador o suficiente, com suas mandíbulas sendo uma sugestão do cineasta James Cameron (Avatar) ao designer Stan Winston.

UMA LUTA ONDE ARNOLD SCHWARZENEGGER VENCE!

Um grupo de soldados no meio de uma floresta tropical, que além dos inimigos da missão, precisam lidar com uma criatura alienígena que espreita a floresta caçando ambos os lados. As cenas para época são bem violentas graficamente, mas é interessante um dos pontos altos do roteiro ser a luta entre Dutch (Schwarzenegger) e o caçador interplanetário ser uma luta cuja priori seja mais a estratégia e adaptação ao ambiente do que necessariamente uma troca franca de tiros e socos entre um humano e um alien com força e tecnologia muito superiores para a época.

Obviamente a preparação do elenco foi intensa, com a equipe realizando exercícios físicos antes do início das gravações, mas a equipe ainda teve que enfrentar também uma intoxicação alimentar chamada de “o mal de Montezuma”, onde os únicos que não sofreram com a intoxicação foram Arnold Schwarzenegger e o diretor John McTiernan; teria sido esta uma “coincidência” em relação à luta do protagonista contra um mal que atinge a todos?

A FRANQUIA HOLLYWOODIANA

O legado do primeiro filme gerou frutos como as sequências Predador 2: A Caçada Continua (1990), Predadores (2010), o reboot O Predador (2018) e O Predador: A Caçada (2022) muito elogiado pela crítica por utilizar os elementos narrativos importantes para o sucesso do primeiro filme citados anteriormente sendo o primeiro filme de toda a franquia a ser melhor avaliado do que o seu original.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – O Predador: A Caçada (2022, Dan Trachtenberg)

A longo do lançamento dos filmes ainda acontece o crossover com a franquia Alien, cuja a ideia surgiu após o crânio de um xenomorfo estar entre os troféus do caçador interplanetário e assim foram lançados Alien vs Predador (2004) e Alien vs Predador 2 (2007).

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Predador e suas melhores versões no cinema

UMA FRANQUIA MULTIMÍDIA

Predator: Hunting Grounds.

Além dos filmes foram lançados os jogos:

  • Predator (1987) e Predator 2 (1990) para o Atari ST;
  • Predator 2 (1992) para o Genesis e Master System;
  • Predator: Concrete Jungle (2005) para o PlayStation 2 e Xbox e
  • Predator: Hunting Grounds (2020) para PlayStation 4 e PC.

Durante este período o vilão principal da franquia também realizou participações em jogos como Mortal Kombat X (2015), em Fortnite, no 2º capitulo da Temporada 5 e como um boss a ser derrotado Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands o que estabelece tanto a franquia quanto os yautjas como uma raça de alienígenas mais conhecidas e queridas da cultura pop.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Predador: Como funciona a hierarquia dos yautjas?

A CAÇADA SEGUE NAS PÁGINAS

Além dos filmes e games, a franquia Predador fez sua investida também nos quadrinhos com a editora Dark Horse, que lançou diversas histórias como as novels:

  • Predator: Concrete Jungle (1995);
  • Predator: Cold War (1997);
  • Predator: Big Game (1999);
  • Predator: Forever Midnight (2006);
  • Predator: Flesh and Blood (2007);
  • Predator: Turnabout (2008);
  • Predator: South China Sea (2008);
  • Predator: Incursion (2015);
  • Predator: If it Bleeds (2017) e
  • Predator: Stalking Shadows (2020).

Neste período ainda aconteceram os crossovers com personagens famosos dos quadrinhos como Juiz Dredd e o Batman estabelecendo de vez o personagem no universo das HQs.


Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile