Início FILMES Crítica CRÍTICA – A Teoria dos Vidros Quebrados (2021, Diego Fernández)

CRÍTICA – A Teoria dos Vidros Quebrados (2021, Diego Fernández)

0
A Teoria dos Vidros Quebrados

A Teoria dos Vidros Quebrados é um filme de comédia que tem coprodução entre Uruguai, Brasil e Argentina. O filme que é baseado em eventos reais nos apresenta a história do ambicioso funcionário de uma companhia de seguros, Claudio Tapia (Martín Slipak), que após ser promovido, precisa assumir o papel de gerente de uma agência de seguros fronteiriça.

Mas ao chegar na cidade, misteriosos incêndios dão início à uma investigação que parecem levá-lo por todos os lados, enquanto sofre pressão dos moradores daquela cidade para reaver o que foi perdido.

SINOPSE

O filme traz a história de Claudio Tapia, empregado de uma companhia de seguros que é designado como responsável da empresa em uma longínqua e pequena cidade. Após sua chegada, vários carros começam a aparecer incendiados durante a noite sem motivo algum. Claudio deverá resolver o mistério para manter sua ambição de progredir dentro da empresa enquanto administra uma crise em seu casamento.

ANÁLISE

Tapia a fim de se provar não apenas para seu gerente regional, mas para si mesmo do que é capaz – assume uma importante responsabilidade -, cuidar dos negócios da filial da agência de seguros na fronteira. A produção coproduzida pelos três países apresentam histórias que parecem ser possíveis de se desenrolar apenas em cidades interioranas.

O desenvolvimento do longa e seu desenrolar não se debruçam apenas na trama, mas nas peculiares atuações e na direção, o que é algo que o longa pede. O cuidado da trama nos permite não apenas encarar essa história de um modo específico, quase que incrédulos, mas até que de uma maneira leve. As singelas e típicas formas de nos enveredar pelo caminho com base na realidade, nos fazem entender que assim como no longa de 2019, A Odisseia dos Tontos – que também é baseado em uma trama real -, precisa do espaço que o longa dá para seus protagonistas crescerem.

As tramas e a vivência da cidade na qual somos ambientados, giram em torno das obscuras interações daqueles indivíduos interiorano que passam a estranhar a chegada do estranho agente de seguros.

A teoria que dá nome ao filme é também um dos elementos que suporta a trama e mostram a tendência violenta da existência humana. Ainda que seu desenvolvimento se dê de maneira fluída, o longa se mostra lento e ao longo dos 82 minutos opta por colocar o tão ambicioso agente de seguros como o responsável por colocar sua vida nos trilhos apenas no momento final.

VEREDITO

Funcionando muito bem como uma comédia policial, A Teoria dos Vidros Quebrados se faz divertido desde seus primeiros momentos, enquanto escancara os pequenos problemas que podem habitar apenas uma cidade interiorana. Os caminhos pelos quais a direção opta por tomar claramente mostram que existe um pé de ficção na realidade na qual o roteiro foi baseado. O filme dirigido por Diego Fernández representou o Uruguai no Oscar 2022, e ganhou o Festival de Cinema de Gramado na categoria Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

3,5 / 5,0

A Teoria dos Vidros Quebrados chega aos cinemas brasileiro no dia 18 de agosto.

Confira o trailer do filme:

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Sair da versão mobile