Início GAMES Crítica CRÍTICA – Digimon Survive (2022, Bandai Namco)

CRÍTICA – Digimon Survive (2022, Bandai Namco)

0
Digimon Survive é um jogo visual novel e RPG tático lançado pela Bandai Namco em 29 de julho de 2022 para PC, Switch, PlayStation e Xbox.

Digimon Survive é o mais novo jogo da famosa franquia de monstrinhos digitais. O game foi lançado pela Bandai Namco em 29 de julho de 2022 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 (compatível com PlayStation 5) e Xbox One (compatível com Xbox Series X|S).

Confira nosso review de Digimon Survive.

SINOPSE

Digimon Survive apresenta um híbrido de romance visual e RPG tático ambientado em um mundo misterioso cheio de monstros perigosos e batalhas letais que vão testar sua capacidade de sobrevivência.

Após se perder em um passeio da escola, Takuma Momozuka é transportado a um mundo habitado por inimigos ferozes e novos aliados. Junte-se à luta de Takuma e seus amigos para voltar para casa. Crie sua própria história neste emocionante romance visual com combate em turnos.

ANÁLISE DE DIGIMON SURVIVE

Um novo começo para o Digimundo.

Sem sombra de dúvidas Digimon sempre foi o maior rival da franquia Pokémon. Assim como os monstros de bolso, os monstros digitais se tornaram uma série multimídia que até hoje vem ganhando uma legião de fãs em todo mundo.

Contudo, Digimon busca sempre inovar a cada novo jogo lançado. Desse modo, esse mundo tão incrível está constantemente se reinventando, seja para o lado bom ou ruim.

Diferente de Pokémon, que é a maior franquia de monstrinhos do mundo e que só agora nos últimos jogos lançados vem procurando sair de sua zona de conforto. Infelizmente os games dos monstros de bolso ainda seguem seus próprios padrões sem grandes inventividades, exceto por Pokémon que a cada nova geração parecem ter saído do Digimundo. Sim, amigos, eu estou falando dos “pokémotos” de Pokémon Scarlet & Violet

Dito isso, em Digimon Survive acompanhamos uma incrível aventura que possui todo brilho e nostalgia do primeiro anime, exibido aqui no Brasil pela saudosa TV Globinho, no começo dos anos 2000.

Uma mudança não tão satisfatória

Em seus trailers de lançamento, Digimon Survive foi vendido como um RPG Tático, mas acabou entregando um jogo com 70% de visual novel e 30% de RPG.

Essa surpresa acabou deixando muitos fãs xiitas fervorosos na internet e dando notas baixas para o jogo, visto que os mesmo não esperavam que jogo tivesse um percentual tão grande de visual novel.

De fato, confesso que também fiquei surpreso. E esse acabou sendo meu primeiro contato com gênero visual novel.

Certamente o gênero não é tão famoso no público ocidental, seja pela falta de jogos que não são localizados para nosso idioma, ou mesmo pela quantidade de jogadores que não tem paciência ler um enredo mais desenvolvido com a atenção necessária.

Apesar dessa mudança o jogo tem uma ótima história e apresenta personagens memoráveis que se desenvolvem de forma única, apresentando o background de cada um de maneira rápida e eficaz.

Por isso, não fique desanimado com o gênero visual novel. Em Digimon Survive, além do jogo estar 100% localizado em português, ele também apresenta uma narrativa rápida e uma ótima história. Além disso, suas decisões tomadas ao longo do enredo farão uma grande diferença para definir qual rumo a história irá se desenvolver.

Assim como em The Witcher: Wild Hunt (2015) e jogos da Telltale Games, suas decisões e comportamento com os outros personagens irão desencadear para um final bom ou ruim ao longo dos capítulos.

Esse aspecto é bastante interessante, pois dependendo do seu relacionamento com os demais personagens você irá ganhando confiança e amizade deles.

Outro destaque interessante é que o jogo dá mais pontos de afinidade conforme você interage com seu Digimon e faz escolhas assertivas. Esse detalhe é muito bacana, visto que no primeiro anime tínhamos esse aspecto bem desenvolvido com cada um dos digiescolhidos. E aqui no jogo segue fielmente essa linha narrativa.

Apesar de Digimon Survive ser um ótimo jogo, o título vai acabar sendo esquecido pelo fãs que não estão familiarizados com visual novel.

É hora da digiação

Jogadores que estavam empolgados com a parte de batalha tática entre os Digimon (eu!) terão um excelente RPG com gráficos magníficos e batalhas dignas de clássicos do PlayStation One, como Final Fantasy Tactics (1997), e do GBA, como Final Fantasy Tactics Advance (2003).

Nesse ponto, as batalhas de Digimon Survive são brilhantes e acrescentam um excelente grau de dificuldade em suas arenas e chefes cascas-grossas.

Além disso, o jogo implementa a mecânica de interação com o inimigo durante as batalhas, sendo possível capturá-los (alô, Pokémon!), mas essa inclusão de um novo Digimon em seu time só será possível se você convencê-lo de maneira inteligente.

Foi bastante fácil convencer os Digimon largarem o mundo da criminalidade e entrarem no time da paz. Assim como em Persona 5 (2016), aqui essa mecânica é bem implementada.

Dito isso, Digimon Survive é um ótimo RPG tático, mas que pode não conquistar uma leva de jogadores que não tiverem paciência para o seu lado visual novel, que infelizmente acaba sendo uma boa base do jogo.

Belos gráficos

De fato, os gráficos de Digimon Survive são simplesmente sensacionais. O jogo tem gráficos que misturam o estilo de anime com pixel art, mas aqui o seu diferencial é que os mesmos não são pixelados, e sim desenhados. Isso dá um charme único ao jogo.

Em suas cutscenes, o jogo coloca uma bela animação de brilhar os olhos, mas que em seu lado visual novel segue com os personagens estáticos em tela. Sei que isso é uma característica do gênero, mas que acaba sendo bem caído depois de ver a qualidade das animações.

VEREDITO

Em suma, Digimon Survive é um ótimo jogo da franquia e mostra que não tem medo de se ariscar em novos gêneros mesmo que acabe desagradando aos fãs de longa data.

Isso monstra a incrível gama de possibilidades que a franquia segue explorando nos mais diversos gêneros desde o seu surgimento.

Nesse ponto, Digimon acaba dando um show diante de sua maior concorrente que, felizmente, vem se desprendendo aos poucos de uma fórmula que segue presa no tempo, mas que ainda assim tem uma vasta legião de fãs.

Lembrando que Digimon Survive pode acabar desagradando jogadores desavisados pela imensa quantidade de texto. Por isso, já esteja com a mente bem tranquila antes de entrar nessa nova aventura do Digimon, ou então o jogo pode acabar sendo apenas um belo sonífero para os que sofrem de insônia.

4,0 / 5,0

Assista ao trailer de Digimon Survive:

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Sair da versão mobile