Skyfire é um filme chinês dirigido por Simon West (Os Mercenários 2) e escrito por Wei Bu e Sidney King. É estrelado por Wang Xueqi, Hannah Quinlivan, Shawn Dou e Jason Isaacs. O filme ficou em primeiro lugar nas bilheterias chinesas no dia da estreia.
SINOPSE
ANÁLISE
Por isso, em Skyfire a dinâmica é semelhantes a todos os filmes de desastres e até mesmo a vida real. Na história, cientistas monitoram uma ilha vulcânica que serve como ponto turístico de um grande resort.
A jovem e brilhante Meng, que viu a mãe morrer anos atrás quando o vulcão entrou em erupção em menos de 12 minutos, avisa ao ganancioso e dono do resort Jack Harris (Jason Isaacs) que o vulcão apresenta perigo a todos que estão na ilha. De imediato, os avisos da jovem são descartados para dar início as sequências malucas de ação com os personagens fugindo da lava e da fumaça.
Nesse sentido, Skyfire joga com o previsível de uma forma bastante humana. Se no começo da trama a erupção do vulcão nos pega de forma desprevenida, ao meio do filme, quando o evento acontece mais uma vez, já estamos vacinados contra a surpresa restando somente a tensão. Logo, o filme opta por trazer o vulcão ao centro do filme como o protagonista.
Dessa forma, o protagonismo do vulcão só funciona pelo fato dos eventos de destruição terem um tom de aflição e dinamismo. Ou seja, a fumaça engolindo por completo o ar e a lava arrasando o chão emulam quase um filme de perseguição. Se não fosse pelos personagens caricatos e desinteressantes, Skyfire seria um bom filme.
Infelizmente, o longa não passa de mediano com bravos momentos de tensão e ação. As cenas do carro são as melhores com direito a fugir da lava de ré, consequentemente, de novo, fica para o vulcão todo estrelato do filme. Os personagens não seguram a trama, deixando aquela velha premissa de que os humanos são os reais vilões da Terra.
Em questão de direção, o filme se sobressai nas cenas de destruição graças aos efeitos especiais. A edição de som também dá aquele toque de desespero ao ouvir o vulcão. O que mais chama a atenção no roteiro é o fato do personagem ganancioso que permite toda a destruição ser um norte-americano.
Por se passar na China, o filme faz aquela alfinetada no país capitalista. A imagem dos Estados Unidos para mundo nunca foi das melhores, mas com a China a situação sempre foi mais conflituosa. Logo, é cabível ver os norte-americanos como inconsequentes que invadem os outros países e desrespeitam a mãe natureza.
VEREDITO
Assista ao trailer legendado:
E você, já assistiu Skyfire? Deixe seus comentários e sua avaliação!
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.