Início FILMES Crítica CRÍTICA – Tico e Teco: Defensores da Lei (2022, Akiva Schiffer)

CRÍTICA – Tico e Teco: Defensores da Lei (2022, Akiva Schiffer)

0
Mais de três décadas após o cancelamento da série animada, Tico e Teco: Defensores da Lei agora tem um novo filme disponível no Disney+

Mais de 30 anos após a estreia do desenho original, a dupla de esquilos mais famosa da Disney está de volta em Tico e Teco: Defensores da Lei (Chip ‘n Dale: Rescue Rangers). O filme é dirigido por Akiva Schiffer e está disponível exclusivamente no Disney+.

A nova produção de Tico e Teco mescla animação clássica, em 3D e live action para contar uma história original.

No elenco de dublagem em inglês estão diversos nomes famosos. Confira a seguir quem dubla quem no idioma original e em português do Brasil.

  • Tico (adulto): Andy Samberg / Fabrício Vila Verde
  • Teco (adulto): John Mulaney / Marcelo Garcia
  • Ellie Steckler: KiKi Layne / Fernanda Baronne
  • Monterrey “Monte” Jack: Eric Bana / Mauro Ramos
  • Zipper: Dennis Haysbert / Jorge Vasconcellos
  • Geninha: Tress MacNeille / Sheila Dorfman
  • Capitão Massinha: J.K. Simmons / Márcio Dondi
  • Sweet Pete: Will Arnett / Renan Freitas
  • Sonic Feio: Tim Robinson / Manolo Rey

SINOPSE DE TICO E TECO: DEFENSORES DA LEI

Tico e Teco estão vivendo em Los Angeles, entre humanos e animações. Mas, agora, suas vidas são bem diferentes: décadas após sua série de sucesso ser cancelada, Tico se rendeu a uma vida doméstica suburbana como vendedor de seguros.

Enquanto isso, Teco, desesperado para viver novamente seus dias de glória, passou por uma harmonização facial em CGI e agora trabalha no circuito de convenções nostálgicas.

Porém, após o misterioso sumiço de um ex-colega de elenco, os dois devem retomar a amizade e assumir mais uma vez a postura de Defensores da Lei para salvar seu amigo.

ANÁLISE

Tico e Teco: Defensores da Lei é uma animação original lançada em 1989 e, após três temporadas, cancelada em 1990. O novo filme dos esquilos conta uma história original pegando como gancho os mais de 30 anos que a duplinha ficou separada, e também explica por que ambos se separaram.

A produção original do Disney+ mistura de tudo um pouco. Atrizes e atores reais, animação clássica, CGI e personagens em 3D, franquias da Disney… tudo isso fica evidente já nos trailers, mas o mais legal em Tico e Teco: Defensores da Lei é a mescla também entre franquias de outros estúdios e estilos de animação.

O filme satiriza a indústria de filmes e desenhos animados, especialmente produções da década de 1990, e também zomba de si mesmo. Por não se levar a sério, proporciona uma agradável comédia recheada de nostalgia. E mais: tanta mistura doida acaba construindo uma narrativa que faz sentido… Claro, lembre que se trata de uma produção que ri de si mesma.

Você provavelmente se deparou com muitos memes do Sonic Feio desde que Tico e Teco: Defensores da Lei foi lançado, na última sexta-feira, 20 de maio de 2022. Pois bem, o motivo é que o ouriço azul bugado que quase ganhou vida nas telonas é usado como um elemento cômico (obviamente), mas também como um personagem relevante para o desenrolar da trama.

Essa mistura de elementos gráficos distintos junto a cenários e personagens live action corria um sério risco de dar errado. No entanto, Tico e Teco: Defensores da Lei entrega um produto visualmente agradável, bem feito na maioria das situações e que serve também como uma homenagem para tantas franquias populares na década de 1990.

A escolha por ter Tico com o visual clássico e Teco com um look repaginado por meio da “harmonização facial em CGI” não é à toa.

Com o apelo à nostalgia, o personagem clássico pode transitar facilmente com o público adulto, especialmente pessoas nascidas entre 1980 e 1990. Enquanto isso, o avatar modelado em 3D tende a gerar uma aproximação maior com crianças e adolescentes da atualidade, principalmente quem curte Alvin e os Esquilos. Claro que tem piada sobre isso também…

Creio que o Tico e Teco de 2022 irá gerar mais interesse para quem hoje é adulto do que para crianças e adolescentes que não conheceram a animação original de 1989. No entanto, a Disney faz um movimento interessante de colocar a divulgação de ambas produções lado a lado no Disney+, com as três temporadas do desenho animado disponíveis na plataforma, o que pode fisgar novos públicos já na sequência do filme.

VEREDITO

Tico e Teco: Defensores da Lei diverte com o carisma tradicional dos esquilos da Disney ao entregar um filme que satiriza a indústria hollywoodiana e zomba de si mesmo. Um bom passatempo para toda a família, mas que provavelmente irá agradar mais aos adultos, por causa da nostalgia, do que às crianças.

3,0 / 5,0

Assista ao trailer de Tico e Teco: Defensores da Lei

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile