Início FILMES Artigo Noites Sombrias #102 | Os Djin e a franquia O Mestre dos...

Noites Sombrias #102 | Os Djin e a franquia O Mestre dos Desejos

0
Djin

Quando Deus soprou vida ao universo, da luz surgiu os anjos, da terra a humanidade e do fogo os Djin criaturas condenadas a habitar o espaço entre as dimensões.”

Os Djins são criaturas presentes do folclore árabe remetendo aos períodos pré-islâmicos e, aqui no ocidente são conhecidos como “gênios da lâmpada” podendo realizar desejos de quem os liberta. Existem algumas explicações para que estas criaturas estejam aprisionadas sendo uma delas a própria ira divina ou o rei Salomão que os tenha aprisionado e podem ser definidas tanto como criaturas más ou boas.

Na cultura pop estes seres já apareceram algumas vezes sendo a mais conhecida delas na versão em animação e live action de Aladdin sendo interpretado por Robbin Williams em desenho e por Will Smith em live action.

As suas versões maléficas já surgiram em live-action como em Sobrenatural mas, neste artigo, vamos relembrar uma série de filme um tanto esquecida cuja estas criaturas são os grandes antagonistas sendo os filmes O Mestre dos Desejos.

O primeiro longa foi lançado em 1997 dirigido por Robert Kurtzman conhecido por trabalhar na parte de efeitos e maquiagem de alguns filmes do gênero como Um Drink no Inferno, Rejeitados pelo Diabo além de outras produções.

A produção fica por conta do lendário diretor Wes Craven responsável pelas franquias Pânico e A Hora do Pesadelo além de tantas outras produções que o creditam como um dos grandes mestres do terror.

A protagonista do filme é Tammy Lauren que interpreta Alex que acidentalmente libera o Djin de sua prisão interpretado por Andrew Divoff que futuramente seria conhecido por sua participação no seriado The Blacklist.

O elenco tem a participação de algumas estrelas do terror como Robert Englund, o eterno Freddy Kruger, Tony Todd conhecido por Candyman, além de Ted Raimi contando com a seguinte sinopse:

Um dos piores génios do mal, conhecido como Djin, é desperto de seu sono milenar. Para recuperar seu reinado de horror, tudo que Djin precisa é convencer Alex, a jovem que acidentalmente o despertou, a fazer três pedidos. Mas ela percebe rapidamente, quando faz a Djin um pedido, que seus sonhos maus se tornam realidade.

 É apenas o início de pesadelos horríveis. Ela agora precisa enfrentar a terrível criatura, que está transformando o planeta num verdadeiro inferno… e descobrir o único desejo que pode libertar a humanidade.

O filme é interessante por usar o conceito do desejo e como realiza-lo, sendo algo mais simples possa ser totalmente o oposto do que se espera e a realização dos três desejos abrir um portal para esta dimensão demoníaca. As regras em torno dos desejos lembram em alguns aspectos o conto A Pata do Macaco de W.W. Jacobs tendo cada pedido uma consequência no, caso do Djin o pedido deve ser muito específico para que se realize com o esperado, o contrário terá um efeito colateral a quem o realiza.

Ao longo da franquia muitos desejos são pedidos e muitas consequências diferentes acontecem a quem os solicita sendo um deles desejar que o Djin mate a si mesmo, o que não se tem sucesso. A maquiagem é outro elemento marcante da produção, dando ao antagonista de o Mestre dos Desejos o visual sombrio o suficiente para que seja desassociado da figura amigável e divertida representada nas animações da Disney.

Mestre dos Desejos não é tão assustador, o filme tem uma premissa diferente do que se abordava do sobrenatural na época porém, assim como em diversas outras franquias, as sequências não conseguem ser tão atraentes como o primeiro.

Foram lançados outros três títulos conectados a franquia foram lançados no formato home vídeo sendo O Mestre dos Desejos 2: O Mal Nunca Morre, O Mestre dos Desejos 3: Além da Porta do Inferno e Mestre dos Desejos 4: A Profecia se Sumpre; todos em homevideo.

Atualmente vivemos no terror uma época que muitos remakes/sequências vem sendo produzidos, ignorando o que não foi tão bem sucedido e apostando em conectar-se ao original e seria muito gratificante se fosse realizada uma produção de O Mestre dos Desejos, tanto pela evolução dos efeitos especiais quanto pela nostalgia que o filme representa.


Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile